Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

Podcast do PPGEC encerra com entrevista do coordenador Sidinei Pithan da Silva

Na tarde desta quinta-feira, 16 de dezembro, aconteceu o evento de fechamento do ano do Com Ciência: o Podcast do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, que teve como tema “Docência, democracia e emancipação: a interface entre educação e cultura”.

A temática surgiu a partir do texto do professor e coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva, sobre “Educação e cultura autoritária no cenário da modernidade líquida/flexível: repensando a ação docente em sentido democrático emancipatório”. Convidado para a entrevista, o professor explicou que o texto é resultado da síntese de seus estudos e é movido por uma preocupação do Instituto Paulo Freire da Espanha, que lançou um dossiê  especial sobre cultura autoritária, populismo e educação, endereçado a alguns pesquisadores do Brasil. 

“Fui convidado a escrever sobre o tema. Fiquei honrado em fazer parte deste movimento, em compreender o que está acontecendo conosco nesse cenário de emergência do populismo, de emergência das culturas repressivas. Momento que [Zygmunt] Bauman chama de retrotopia, com celebrações de perspectivas utópicas que cultuam o passado, como se o passado tivesse respostas definidas para o nosso futuro”, explicou.

O podcast foi criado com o intuito de divulgar o que se pesquisa no Programa de Pós-Graduação e também se aproximar da comunidade a qual a Universidade está inserida.

Para conferir a entrevista na íntegra, acesse: 




Unijuí e Unilasalle de Lucas do Rio Verde lançam turma Minter de Educação nas Ciências

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí agora conta com uma turma Minter, de Mestrado Interinstitucional, em parceria com a Unilasalle de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. O edital já foi lançado e as inscrições estão abertas pelo endereço unijui.edu.br/ppgec, até o dia 15 de fevereiro.

A parceria entre as instituições, que permite a oferta de 30 vagas para o curso, foi firmada neste ano, a fim de atender às necessidades daquela região na formação de professores. Dados da plataforma Sucupira indicam que no Estado do Mato Grosso há apenas cinco instituições que oferecem cursos de pós-graduação stricto sensu. Na área de concentração Educação, somente duas instituições públicas possuem programas de mestrado, ambas em funcionamento na capital.

“Há muita expectativa em torno desta turma. Além de ser uma oportunidade nova para os estudantes, ela também abre novas frentes e temas de pesquisa, que poderão ampliar e qualificar ainda mais a educação no Estado do Mato Grosso”, explicou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, professor Sidinei Pithan da Silva, lembrando que o estudante do mestrado pode esperar uma formação de excelente qualidade, voltada à formação de pesquisadores que se ocupam com as questões da educação em geral, com a educação em seu vínculo com a educação básica e superior.

O PPG mantém curso de Mestrado Acadêmico, credenciado pela Capes/MEC, desde 1995, e o curso de Doutorado desde 2010. Trata-se de um Programa consolidado que já titulou mais de 600 mestres e aproximadamente 100 doutores, no decorrer de seus 26 anos de existência do curso de Mestrado e 11 anos de Doutorado.

De acordo com o professor, na próxima quinta-feira, 15 de dezembro, haverá um evento aos interessados que queiram tirar dúvidas sobre o curso e o processo seletivo. Ele acontece às 20h pelo horário de Brasília, no auditório da Unilasalle/Lucas. O professor Sidinei participará de forma virtual. O evento também contará com palestra do doutor José Pedro Boufler, com o tema “Mestre em educação, para quê?”. Para acompanhar, clique aqui.

Processo seletivo

O edital é direcionado a graduados no Ensino Superior, que preferencialmente residam na região da Unilasalle. As aulas serão presenciais em Lucas do Rio Verde, sendo que os professores da Unijuí irão até o campus da instituição.

Para concorrer a uma das 30 vagas ofertadas, o candidato deve se inscrever pelo endereço unijui.edu.br/ppgec, optando por uma das três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação e Educação popular em movimentos e organizações sociais.

O processo seletivo contará com avaliação do currículo lattes, do projeto, do memorial reflexivo e entrevista. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa, pelo telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


Projeto promove primeiro encontro com o tema “Formação de professores na interface Universidade e Escola”

No último sábado, dia 4 de dezembro, foi realizada a primeira atividade do projeto “Processo interativo de formação docente no contexto da Educação Básica: uma perspectiva emancipatória de currículo no ensino híbrido”. O projeto está atrelado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, e conta com aporte da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Realizado de forma virtual, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, o evento teve como tema a “Formação de professores na interface Universidade e Escola: uma perspectiva emancipatória de produção curricular”, contando com apoio da Universidade Federal do Rio Grande (Furg); Universidade Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia; Universidade do Minho, de Portugal; e a 36ª Coordenadoria Regional de Educação. 

Segundo a coordenadora, professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, o projeto tem como objetivo construir um processo interativo de formação docente para investigar, compreender, produzir e desenvolver material didático com uso de tecnologias digitais, a fim de ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem aos professores e estudantes, garantindo-lhes maior autonomia no enfrentamento de desafios, a exemplo do ensino híbrido, alavancado pela pandemia. “Entendemos que é possível qualificar o processo de desenvolvimento profissional dos professores e o processo formativo dos alunos pelas interações mobilizadas no coletivo”, destacou a coordenadora, lembrando que, até o momento, o projeto envolve as Escolas Antônio Padilha, Carlos Zimpel e Osvaldo Aranha, de Ijuí; a Escola Pedro Costa Beber, de Bozano; e a Escola João de Oliveira, de Rio Grande.

Coordenador do PPG em Educação nas Ciências, o professor Sidinei Pithan da Silva fez um agradecimento à professora Eva e a todos os docentes do programa, que se dedicam à pesquisa e à produção de respostas para este contexto educacional. “A partir dos temas abordados no projeto, conseguimos enfrentar um tema que é tão caro a nós, no Brasil, e que refere-se ao fracasso escolar, às dificuldades de aprendizagem. As diferentes dimensões de estudo podem ajudar, dar sentido, significados aos conteúdos científicos e à compreensão da realidade", disse.

Presente no ato de abertura, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, comentou que finalizar um ano com um projeto como este marca a garra e a perspectiva de uma grande universidade. “Muitas pautas começam a ser materializadas a partir deste projeto, que propõe novos desafios a nós, pesquisadores em educação, que é o processo pandêmico e a sua relação com o ensino híbrido. Esse é o desafio deste projeto, para além da discussão sobre currículo, aprendizagem e ensino”, reforçou.

Após a abertura, o evento teve sequência com a participação do professor doutor Leonardo Fabio Martínez Pérez, da Universidade Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia, e do professor doutor Otavio Aloisio Maldaner, da UNIJUÍ.

Para conferir na íntegra, acesse:

 


Projeto propõe debate sobre Formação de Professores na Interface Universidade e Escola

No próximo sábado, 4 de dezembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências vai promover um encontro para debater o tema Formação de professores na interface Universidade e Escola: uma perspectiva emancipatória de produção curricular, com a participação do professor doutor Leonardo Fabio Martínez Pérez, da Universidade Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia, e do professor doutor Otavio Aloisio Maldaner, da Unijuí. O evento inicia-se às 9h e será online, com transmissão aberta pelo Youtube da Unijuí, neste link.

O evento faz parte do projeto Processo Interativo de Formação Docente no Contexto da Educação Básica: uma Perspectiva Emancipatória de Currículo no Ensino Híbrido, aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), sob coordenação da professora Eva Teresinha de Oliveira Boff. São apoiadores do evento a Universidade Federal do Rio Grande (FURG); a  Universidade Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia; a Universidade do Minho, de Portugal; e a 36ª Coordenadoria Regional de Educação.
O encontro é destinado aos estudantes do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências, aos professores da Educação Básica e demais interessados pela temática. 

Encerra-se o Seminário Internacional alusivo aos 25 anos do Grupo de Pesquisa EMGEOCS

Ocorreu nesta quarta-feira, 24 de novembro, a última conferência do Seminário Internacional em comemoração aos 25 anos do Grupo de Pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (EMGEOCS). O evento teve início no primeiro semestre de 2021, de forma online, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube. 

Os debates tiveram como objetivo compartilhar a trajetória percorrida através dos anos, considerando temas relativos ao ensino e pesquisas na sua dimensão teórica e metodológica e os temas de Geografia, Ciências Sociais, Educação e Cidadania, Formação de Professores, Cidade e Patrimônio e Redes de Investigação. O evento contou com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, pesquisadores e ex-orientados, que estiveram debatendo sobre suas práticas docentes e pesquisas, na perspectiva de diferentes olhares na Pesquisa em Educação.

Para finalizar o evento, nesta quarta-feira foi realizada a conferência “Epistemologia da ciência e métodos para estudos da natureza”, tendo como palestrante a professora Dirce Maria Antunes Suertegaray, que debateu sobre as Metodologias da Pesquisa em Geografia Física.

Conforme a professora, é preciso superar a geografia física e adotar um conceito de natureza constituinte da análise geográfica, sendo este um campo de conhecimento amplo e de muitas especializações. “Ao longo do movimento de produção de conhecimento, fomos desenvolvendo mudanças na concepção e nas formas de análise da natureza e penso que isso seja fundamental para os geógrafos, uma vez que nós temos formação para trabalhar com essa dimensão da natureza”, afirma a pesquisadora, destacando que uma mudança analítica significativa se expressa na análise e tratamento da natureza.  Trata-se da substituição, das análises objetivando a explicação da origem e transformação da paisagem ou relevo, pela explicação da funcionalidade, pela análise da interação dos processos, ou seja, da transformação das formas naturais por processos curtos.

Marcando o encerramento do seminário, o professor Walter Frantz ressaltou que acredita que discussões como esta são grandes contribuições para uma sociedade que precisa pensar com mais inteligência o mundo em que vivemos. 

“Entendo a leitura e a escrita como método de ensino e aprendizagem, como uma estratégia de estar e ser no mundo. Penso que esse é o desafio colocado especialmente a grupos de pesquisa: ler e dialogar para pensar com mais inteligência e escrever a partir das questões herdadas das pesquisas. A escrita é o produto de uma equação, que se completa pela publicação e, assim, recoloca os fatores da equação através de novas leituras, novos debates, novas escritas, e foi isso que o Grupo de Pesquisa EMGEOCS fez”, finaliza.  

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


PPG em Educação nas Ciências encerra inscrições na próxima semana

Encerram-se na sexta-feira, dia 26 de novembro, as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. Ao todo, são ofertadas 25 vagas no curso de Mestrado e 15 vagas para o Doutorado. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/ppgec e preencher o formulário eletrônico.

O Programa destina-se a todos os profissionais interessados no tema da educação escolar e superior e na educação em sentido amplo. Interessados podem optar por uma das três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas de educação; e Educação popular em movimento e organizações sociais.

O processo seletivo para ingresso, tanto no curso de Mestrado quanto no Doutorado, é composto por quatro etapas: análise do Currículo Lattes, avaliação do projeto de pesquisa, memorial reflexivo e entrevista. 

A documentação necessária e outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria do Programa, pelo telefone 55 3332-0420 – Ramal 3331, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou pela página unijui.edu.br/ppgec, onde consta o edital completo.


PPG em Educação nas Ciências oferta disciplina em língua inglesa com professor da Polônia

Estudantes do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí estão cursando a disciplina em língua inglesa “Learner Autonomy and Alternative Assessment in Teaching Adults in Technology-Rich Classrooms”, com o professor doutor Jaroslaw Krajka, da Universidade Maria-Curie Sklodowska, de Lublin, Polônia, e com a professora doutora Eva Teresinha de Oliveira Boff, do PPGEC.

A disciplina é ofertada online e visa discutir o processo de ensino-aprendizagem de adultos, o desenvolvimento da autonomia e formas alternativas de avaliação, considerando o atual cenário digital, permeado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

De acordo com a doutoranda e monitora da disciplina, Jamile Tábata Balestrin Konageski, a oportunidade de utilizar o inglês acadêmico é um grande diferencial na trajetória acadêmica e profissional dos alunos nos cursos de pós-graduação. Para além das aulas, os estudantes se reúnem todas as sextas-feiras para discutir os textos em língua inglesa e identificar as possíveis contribuições para suas pesquisas em andamento. 

O coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, ressalta que esta disciplina vem atender às expectativas do Programa em alcançar a nota 6 na avaliação da CAPES, pois amplia os potenciais de internacionalização, sobretudo pelas produções bibliográficas em idioma estrangeiro, que é um dos objetivos esperados neste semestre.




Convidada trabalha a educação para a responsabilidade durante Salão do Conhecimento

Durante toda a sexta-feira, 29 de outubro, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí promoveram discussões sobre suas áreas de conhecimento, relacionando-as aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - o que não foi diferente para o PPG em Educação nas Ciências. Penúltimo a participar da programação, o programa promoveu um debate acerca do tema “Educar para a responsabilidade: a questão da ética na civilização tecnológica e os desafios da Agenda 2030”.

A cargo da discussão esteve doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com período de doutoramento na Universitat Jaume I - Espanha, Claudia Batestin, que afirmou ser um desafio falar sobre ética, responsabilidade e as relações que envolvem o campo da técnica moderna. Num primeiro momento, a convidada falou sobre a relação do ser humano com a técnica e, depois, sobre ética e responsabilidade, sem nunca deixar de relacionar todos os temas.

“Para trabalharmos estas questões, precisamos aflorar nossos sentidos, imaginar outros tempos e relações históricas. O homem sempre se relacionou com o meio em que habita e sempre utilizou mecanismos, ferramentas, para sua sobrevivência. Significa que a relação do ser humano com a técnica acompanha a história da humanidade”, reforçou, lembrando que o consumo se converteu na dinâmica central da vida social e especialmente de mercadorias não necessárias à sobrevivência, ao citar a filósofa Adela Cortina.

A professora indagou aos participantes, que acompanhavam pelo canal da Unijuí no Youtube, se comunidades passadas imaginavam como seria o futuro. Se nós realizamos a projeção de como será o mundo daqui a 100, 200 anos e se nos questionamos o que é de fato necessário para sobrevivência. “A Agenda 2030 trata de metas a serem cumpridas num prazo de 9 anos. Parece muito, mas não é. Quantos seres virão, que dependerão da nossa ação e responsabilidade agora?”, indagou.

Para conferir o debate na íntegra, acesse:


Inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

Iniciaram nesta quinta-feira, 9 de setembro, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. Estão sendo ofertadas 25 vagas no curso de Mestrado e 15 vagas para o Doutorado. As inscrições permanecem abertas até o dia 26 de novembro e podem ser realizadas pelo endereço unijui.edu.br/ppgec, mediante preenchimento do formulário eletrônico e entrega da documentação necessária.

O Programa de Pós-Graduação em Educação na Ciências é credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde 1995 para oferta do Mestrado e desde 2009 para o Doutorado. “O programa conquistou nota 5 na última avaliação quadrienal 2013/2016, o que demonstra amplo reconhecimento da qualidade na formação de docentes e no desenvolvimento da pesquisa”, avalia o coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan.

O professor destaca, ainda, que irão ocorrer dois momentos de diálogo, via Google Meet, com os interessados em ingressar no Programa. “Nós teremos duas datas especiais de conversas: nos dias 1º e 25 de outubro, às 19h, onde estaremos tirando dúvidas sobre o projeto, inscrições e etapas do processo seletivo. Então estão todos convidados a participar para saber mais sobre o Programa”, reforça.

O Programa destina-se a todos os profissionais interessados no tema da educação escolar e superior e na educação em sentido amplo. Interessados podem optar por uma das três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas de educação; e Educação popular em movimento e organizações sociais.

O processo seletivo para ingresso, tanto no curso de Mestrado quanto no Doutorado, é composto por quatro etapas: análise do Currículo Lattes, avaliação do projeto de pesquisa, memorial reflexivo e entrevista. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 13 de dezembro. 

A documentação necessária e outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria do Programa, pelo telefone 55 3332-0420 Ramal 3331, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou pela página unijui.edu.br/ppgec, onde consta o edital completo.

Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária na Assessoria de Marketing da Unijuí


Professor Walter Frantz recebe homenagem em evento do PPG em Educação nas Ciências

A homenagem ao professor, pós-doutor em Ciências Sociais, Walter Frantz, marcou a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, realizada nesta segunda-feira, dia 30 de agosto.

O evento contou com o lançamento do livro Festschrift em homenagem a Walter Frantz, organizado pelos professores Helena Copetti Callai, Jenerton Arlan Schütz, Livio Osvaldo Arenhart e Sidinei Pithan da Silva, que traz testemunhos sobre a atuação de Frantz, que possui uma caminhada de 51 anos na Unijuí. “Mesmo em tempos difíceis, somos capazes de reconhecer nossos colegas, nossos professores. Nosso interesse é divulgar ao máximo esta obra e, quem sabe, poder ter um livro para cada um dos professores do Programa de Pós-Graduação. Queremos reconhecer suas contribuições, histórias de vida, além de mostrar ao público a herança intelectual que nos foi deixada”, explicou um dos organizadores e coordenador do PPG em Educação nas Ciências, professor Sidinei Pithan da Silva.

Na sequência, ocorreu  a palestra do homenageado, professor doutor Walter Frantz, sobre as “Potencialidades em processos associativos e cooperativos: conhecimentos, educação e aprendizagens”. Foram mediadores os professores doutores Helena Copetti Callai, Livio Osvaldo Arenhart e Sidinei Pithan da Silva.

Walter Frantz disse que foi surpreendido pela homenagem e, ao iniciar a sua palestra, destacou que o tema o fez refletir sobre as organizações cooperativas, desfazendo ilusões e buscando novos caminhos. “Se as ilusões me fizeram caminhar, hoje me fazem refletir para voltar a caminhar, de modo crítico e autocrítico quanto às possibilidades de constituição de um sistema e ritmo de vida que vão ao encontro da economia, meio social e natural. Pergunto-me hoje o que o movimento cooperativo ainda pode significar ou conter de potencialidades, quais suas possibilidades e dificuldades”, disse.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação, professor Sidinei Pithan, os participantes tiveram uma “aula magistral” com o professor Walter Frantz sobre educação popular, sua relação com a educação cooperativa e sobretudo a perspectiva cidadã. “Fomos privilegiados por acompanhar a palestra sobre um tema tão difícil para todos, mas que tornou-se muito clara pelas palavras do palestrante”, reforçou Sidinei.

Confira a transmissão na íntegra:


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