
Até o dia 28 de julho, estão abertas as inscrições para estudantes eventuais nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.
Interessados devem acessar o edital completo em unijui.edu.br/ppgec e seguir as orientações para realizar a inscrição. A ficha de inscrição está disponível na aba "Processo Seletivo e Matrícula" e deve ser preenchida e enviada para o e-mail poseduca@unijui.edu.br.
A grade horária dos componentes curriculares do segundo semestre também pode ser consultada na página do programa. Os estudantes eventuais poderão cursar até 12 créditos por semestre, conforme os critérios de aceitação definidos por cada docente responsável pelos componentes.
A lista dos selecionados será divulgada no site do PPGEC no dia 30 de julho. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria do Programa, pelo telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.

Com a proposta de promover reflexões e debates sobre a inserção do pensamento computacional na formação de professores, com a proposta de destacar suas implicações e contribuições para a Educação Básica, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) deu início ao seminário temático “Pensamento computacional na Formação de Professores: Repercussões na Educação Básica a partir do Ensino Com, Sobre e Através de Tecnologias”,
O seminário teve início na noite desta quarta-feira, 25 de junho, com a palestra “Políticas públicas para a integração da Computação na Educação Básica no Brasil - oportunidades e desafios”, conduzida pela pesquisadora Graziela Guarda, que teve como público-alvo estudantes de Graduação que ingressaram na Universidade por meio do programa Professor do Amanhã.
“É um prazer poder repassar um pouco do meu estudo, uma parte da minha pesquisa e atuação profissional, que é o auxílio à implementação de políticas públicas de incorporação da computação na Educação Básica”, comenta Graziela, durante a sua fala.
Nesta quinta-feira, 26, o evento segue, com o foco em proporcionar um espaço de troca de experiências, aprofundamento teórico e compartilhamento de práticas. Serão feitos dois seminários, os quais são destinados a estudantes e egressos do PPGEC. O primeiro ocorre nesta manhã com a abordagem de temas como “A transposição didática do Pensamento Computacional para sala de aula na Educação Básica em uma perspectiva transversal; Trajetória brasileira na formulação das Políticas Públicas para a integração da Computação na Educação Básica e a BNCC Computação”, entre outros.
Na parte da tarde, a abordagem terá como foco “O Pensamento Computacional - conceitos e modelos teóricos; Apresentação do Modelo Unificado de Atividades da coleção didática Pensamento Computacional para Todos; As abordagens para desenvolvimento do Pensamento Computacional - plugada e desplugada; Pensamento Computacional Inclusivo; e Dinâmica em grupo para construirmos coletivamente novas atividades baseadas no Modelo.”
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O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) realiza, nos próximos dias 25 e 26 de junho, o seminário temático “Pensamento computacional na Formação de Professores: Repercussões na Educação Básica a partir do Ensino Com, Sobre e Através de Tecnologias.”
O evento vai ocorrer no Centro de Eventos na Unijuí e tem o objetivo de promover reflexões e debates sobre a inserção do pensamento computacional na formação de professores, com a proposta de destacar suas implicações e contribuições para a Educação Básica, por meio de práticas pedagógicas que utilizam, ensinam e integram as tecnologias digitais de forma crítica e criativa.
No primeiro dia de seminário, o público alvo será estudantes de Graduação que ingressaram na Universidade por meio do programa Professor do Amanhã. Eles terão a palestra “Políticas públicas para a integração da Computação na Educação Básica no Brasil - oportunidades e desafios”, a qual será conduzida pela pesquisadora Graziela Guarda.
Já o segundo dia é destinado a estudantes e egressos do PPGEC, com foco em proporcionar um espaço de troca de experiências, aprofundamento teórico e compartilhamento de práticas.
Serão feitos dois seminários temáticos: pela manhã serão abordados temas como “A transposição didática do Pensamento Computacional para sala de aula na Educação Básica em uma perspectiva transversal; Trajetória brasileira na formulação das Políticas Públicas para a integração da Computação na Educação Básica e a BNCC Computação”, entre outros.
Na parte da tarde, a abordagem terá como foco “O Pensamento Computacional - conceitos e modelos teóricos; Apresentação do Modelo Unificado de Atividades da coleção didática Pensamento Computacional para Todos; As abordagens para desenvolvimento do Pensamento Computacional - plugada e desplugada; Pensamento Computacional Inclusivo; e Dinâmica em grupo para construirmos coletivamente novas atividades baseadas no Modelo.”
Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no site unijui.edu.br/eventos.

Com o objetivo de refletir criticamente sobre os desafios comuns à formação de professores nos contextos socioeducativos do Brasil e da Colômbia, a Unijuí está com inscrições abertas para o 3º Encontro de Pesquisa na interface Universidade-escola: debates entre ação e Formação Docente no panorama binacional Brasil-Colômbia.
O evento é organizado pela Unijuí, a partir do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia. Em sua terceira edição, o evento amplia seu alcance como espaço de diálogo acadêmico entre Brasil e Colômbia, e propõe reflexões sobre os desafios da formação docente inicial e continuada.
O evento será realizado de forma virtual nos dias 27 e 28 de agosto e as inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário, localizado em unijui.edu.br/eventos. As inscrições são gratuitas.
Mais informações sobre o evento, bem como a agenda de atividades, por meio do link do evento, no site da Unijuí.

Na manhã desta segunda-feira, 2 de junho, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí realizou uma reunião especial em homenagem aos professores Paulo Evaldo Fensterseifer e Eva Teresinha de Oliveira Boff, em razão de seus desligamentos da Instituição.
Durante o encontro, foram convidadas as egressas Luana Rodrigues dos Santos e Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki, orientadas dos professores homenageados, além dos docentes José Pedro Boufleuer e Lenir Basso Zanon. Foram apresentadas mensagens direcionadas aos professores, que deixam o quadro efetivo do PPGEC e passam a integrar sua história institucional.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu, nesta sexta-feira, 28 de março, a sua aula inaugural. A atividade contou com ampla programação, com palestras, rodas de conversa e lançamento de livros. A atividade ocorreu no formato híbrido, com transmissão simultânea pelo Youtube do Programa.
A abertura da aula inaugural ocorreu pela manhã, com a programação integrando a aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação da área da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Universidade de Passo Fundo (UPF), as quais fazem parte, junto da Unijuí, do projeto “Bases para a Projeção Política de uma Política para a Formação de Professores”, financiado pelo CNPq.
Conforme a organizadora do evento e integrante do projeto Bases para a Projeção de uma Política de Formação de Professores no RS, professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, a realização da aula inaugural conjunta é uma forma de valorizar a coletividade. “Conseguimos evidenciar o quanto o coletivo nos ajuda a crescer. Podemos aprender sozinhos, mas aprender em conjunto é o que nos dá asas para progredirmos”, ressalta.
O coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, reforça a importância do tema, que faz retomar grandes questões, como a educação pública no Brasil. “Momentos como este possibilitam construirmos bases para a formação de professores qualificados, além de valorizar a educação brasileira e impulsionar os professores como agentes promotores civilizatórios”, salienta.
Em sua fala, a coordenadora do Programa de Pós Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, da Unicruz, professora Sirlei de Lourdes Lauxen, comenta que a aula inaugural conjunta é um momento de pensar, que traz uma temática necessária neste momento para toda a educação. “É um momento especial, com muitas instituições envolvidas que abordam o tema da educação a partir de uma ótica importante, que é a coletividade”, relata.
Na manhã, após a abertura oficial, foi promovida a palestra com o tema “Interlocuções entre as políticas de formação docente no Brasil e em Portugal”, que contou a participação dos professores Sérgio Roberto Kieling Franco (UFRGS), Zélia Anastácio, da Universidade do Minho, Portugal, e Eva Teresinha de Oliveira Boff, do PPGEC da Unijuí.
Já à tarde, o professor José Pedro Boufleuer apresentou uma palestra sobre a vida de Mario Osorio Marques, com o tema “Mario Osorio Marques - 100 anos: legado e memória”. Em seguida, foi feito o lançamento de livros pela Editora Unijuí, a partir de pesquisadores da Universidade. Por fim, ocorreu uma roda de conversa, que envolveu os professores Eva Teresinha de Oliveira Boff, José Pedro Boufleuer e Sidinei Pithan da Silva, os quais abordaram ““Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - 30 anos: destaques na percepção dos coordenadores”.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí vai promover, nesta sexta-feira, 28 de março, a sua aula inaugural. A atividade, que terá ampla programação, vai ocorrer pela manhã e à tarde, no Centro de Eventos da Universidade.
Na parte da manhã, a partir das 8h30, a programação integra a aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação da área da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, que vai ocorrer em conjunto com outras universidades gaúchas, as quais têm parceria com a Unijuí pelo projeto “Bases para a Projeção Política de uma Política para a Formação de Professores”, financiado pelo CNPq: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
A atividade vai abordar o tema “Interlocuções entre as políticas de formação docente no Brasil e em Portugal”, e terá como palestrantes os professores Sérgio Roberto Kieling Franco (UFRGS), Zélia Anastácio, da Universidade do Minho, Portugal, e Eva Teresinha de Oliveira Boff, do PPGEC da Unijuí.
À tarde, a partir das 14h, acontece a palestra “Mario Osorio Marques - 100 anos: legado e memória”, conduzida pelo professor José Pedro Boufleuer. Também serão feitos lançamentos de livros pela Editora Unijuí e uma roda de conversa com o tema “Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - 30 anos: destaques na percepção dos coordenadores”, que terá a participação dos professores da Unijuí Eva Teresinha de Oliveira Boff, José Pedro Boufleuer e Sidinei Pithan da Silva.

Com a proposta de recepcionar os novos estudantes e apresentar o funcionamento dos cursos de Mestrado e Doutorado, as linhas de pesquisa e os professores orientadores, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu, nesta terça-feira, 25 de março, uma atividade com os ingressantes e os acadêmicos que estão cursando os cursos.
A recepção aos estudantes ocorreu no Centro de Eventos da Universidade e reuniu, em formato híbrido, estudantes, professores e egressos do PPGEC. A recepção acontece, também, como forma de celebrar os 30 anos de criação do Programa e a sua contribuição, bem como trajetória ao longo dos anos.
Em sua fala, o coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, destaca a importância dos cursos de Mestrado e Doutorado ofertados pelo Programa e também a memória de 100 anos de Mario Osorio Marques. Segundo o docente, ingressar no PPGEC não marca somente os dois ou quatro anos de passagem, mas possibilita marcar a vida de cada egresso.
“A pós-graduação possibilita mudar a vida das pessoas, que passam a interagir com o conhecimento e a ciência de outra forma. Ao vermos a trajetória de vida de nossos egressos, percebemos o quanto impacta tanto na vida deles quanto das instituições. A nossa Universidade tem um papel importante de lutar para garantir uma educação de qualidade, o que é um esforço diário, que não cai do céu”, ressalta Sidinei.
Além da recepção, a atividade também contou com uma apresentação cultural, promovida por estudantes do Programa, que fizeram um teatro para os professores e estudantes presentes.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promove, na próxima terça-feira, 25 de março, a recepção dos estudantes que ingressam nos cursos de Mestrado e Doutorado neste semestre.
A recepção aos estudantes vai ocorrer no Centro de Eventos, a partir das 8h30, e contará com professores e discentes do Programa.

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí esteve representado, de 1º a 5 de dezembro, na 15ª Reunião Regional da ANPEd Sul, que aconteceu junto à Unisinos, no município de São Leopoldo. O evento teve como tema "Em defesa da formação humana e do caráter público da Educação".
Os integrantes do PPGEC participaram de várias atividades importantes. O coordenador, professor Sidinei Pithan da Silva, esteve presente no Forpred, o Fórum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação. As secretárias, Carmen Antunes e Thaís de Souza Lasch, participaram do XII Forsec, o Fórum das/os Secretárias/os dos Programas de Pós-Graduação. Além disso, professores e estudantes marcaram presença nos eixos temáticos do evento com a apresentação de trabalhos.
Um dos trabalhos apresentados teve como tema a “Formação de Professores de Educação Básica: Diálogos sobre o Baixo Interesse pela Profissão Docente”, de autoria do egresso do PPGEC, Alisson Vercelino Beerbaum e coautoria da professora doutora Eva Teresinha de Oliveira, sua orientadora no doutoramento, e do professor doutor Sérgio Roberto Kieling Franco, supervisor de seu pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição na qual o egresso prossegue com suas investigações acadêmicas. Também foi apresentado o trabalho "A integração do framework TPACK e da IA generativa e seus efeitos sobre competência digital na formação docente", de autoria da professora Fabiana Kurtz da Silva.
Outro trabalho tem o tema “Acesso e uso de tecnologias digitais por crianças pequenas: o olhar das famílias”, realizado como parte da dissertação de mestrado (PPGEC/Unijuí) de Maria Eloisa Borgmann, sob orientação do Prof. Fernando Jaime González. O estudo investiga o uso de tecnologias digitais por crianças de 2 a 3 anos. A pesquisa com oito famílias de uma escola no RS revelou uso diário de telas, além de percepções parentais sobre benefícios e preocupações, integrando reflexões sobre a socialização infantil contemporânea.
Ainda, o trabalho intitulado “Formação inicial e docência em Educação Física: os diários de aula como experiência com o cuidado de si nos estágios obrigatórios", das autoras Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer e Joice Drefs, resultado da análise de parte dos dados produzidos na tese de doutorado de Eloísa Bohrer (PPGEC/Unijuí) finalizada em 2024, sob orientação da professora Maria Simone Vione Schwengber. A produção, que foi organizada para a apresentação na ANPEd Sul, contou com a parceria do Grupo Plures, vinculada à linha 3: Educação popular em movimentos e organizações sociais.
As autoras Lidiane Paula Nicoletti e Gigliane Batista de Oliveira, juntamente com sua orientadora Maria Regina Johann, apresentaram o trabalho “A imprescindível fruição literária na formação integral dos sujeitos”. Também foi apresentado o trabalho de Alice de Paula Ghisleni, Maria Simone Vione Schwengber e Ana Laura Arnhold, intitulado “A influência da generificação na música na formação de instrumentistas brasileiras”. Por sua vez, Joice Andressa Fritz Drefs, Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer e sua orientadora, Maria Simone VIone Schwengber, apresentaram o trabalho intitulado “Violências sexuais infantis: um estudo da campanha ‘faça bonito’ no Carnaval brasileiro de 2023”.
O professor Sidinei Pithan da Silva apresentou o trabalho intitulado “Educação intercultural e práticas decoloniais na educação do campo”, o qual foi escrito conjuntamente com Anelise Rodrigues de Oliveira e Nairana Becker Vergutz. O estudo destacou a importância da Educação Intercultural e das Práticas Decoloniais na perspectiva da Educação do Campo. O trabalho concluiu que, apesar dos desafios enfrentados, como resistência institucional e falta de formação docente, a interculturalidade e as práticas decoloniais representam uma oportunidade para reconfigurar a educação, tornando-a mais inclusiva e significativa para as comunidades campesinas, contribuindo para uma educação justa, igualitária, contextualizada e comprometida com o bem-estar coletivo.
Para as secretárias do PPGEC, Carmen e Thaís, a participação no XII Forsec foi de muita aprendizagem e renovação. Elas ressaltam que o Forsec proporciona o diálogo e a integração entre as profissionais dos PPGEs, o que facilita na troca de informações do cotidiano.
Para o coordenador do PPGEC, o evento foi de grande magnitude, uma vez que permitiu o encontro de pesquisadores da educação da Região Sul, os quais debateram temas importantes para o avanço da pesquisa, bem como os compromissos da educação em defesa da formação humana e do caráter público da educação.
“A participação de muitos pesquisadores/orientadores do PPGEC, conjuntamente com os pesquisadores/orientandos, foi muito significativa, permitindo expressar/socializar parte das pesquisas que se desenvolvem na pesquisa em educação na Unijuí. Este tipo de evento permite ainda um primeiro contato de pesquisadores jovens com a área da educação, e o encontro com muitas universidades, o que projeta nossa produção coletiva de conhecimento, articulando pontos estratégicos na elaboração de projetos de pesquisa em rede. A acolhida por parte da Unisinos foi maravilhosa, sendo que todos puderam se sentir em casa”, destacou o professor, lembrando que o apoio da verba do Proap/Capes foi fundamental para a realização desta atividade.
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