Seminário temático aborda o pensamento computacional na formação de professores - Unijuí

Com a proposta de promover reflexões e debates sobre a inserção do pensamento computacional na formação de professores, com a proposta de destacar suas implicações e contribuições para a Educação Básica, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) deu início ao seminário temático  “Pensamento computacional na Formação de Professores: Repercussões na Educação Básica a partir do Ensino Com, Sobre e Através de Tecnologias”,

O seminário teve início na noite desta quarta-feira, 25 de junho, com a palestra “Políticas públicas para a integração da Computação na Educação Básica no Brasil - oportunidades e desafios”, conduzida pela pesquisadora Graziela Guarda, que teve como público-alvo estudantes de Graduação que ingressaram na Universidade por meio do programa Professor do Amanhã. 

“É um prazer poder repassar um pouco do meu estudo, uma parte da minha pesquisa e atuação profissional, que é o auxílio à implementação de políticas públicas de incorporação da computação na Educação Básica”, comenta Graziela, durante a sua fala. 

Nesta quinta-feira, 26, o evento segue, com o foco em proporcionar um espaço de troca de experiências, aprofundamento teórico e compartilhamento de práticas. Serão feitos dois seminários, os quais são destinados a estudantes e egressos do PPGEC. O primeiro ocorre nesta manhã com a abordagem de temas como “A transposição didática do Pensamento Computacional para sala de aula na Educação Básica em uma perspectiva transversal; Trajetória brasileira na formulação das Políticas Públicas para a integração da Computação na Educação Básica e a BNCC Computação”, entre outros. 

Na parte da tarde, a abordagem terá como foco “O Pensamento Computacional - conceitos e modelos teóricos; Apresentação do Modelo Unificado de Atividades da coleção didática Pensamento Computacional para Todos; As abordagens para desenvolvimento do Pensamento Computacional - plugada e desplugada; Pensamento Computacional Inclusivo; e Dinâmica em grupo para construirmos coletivamente novas atividades baseadas no Modelo.”






Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.