Pós-Graduação em Educação nas Ciências discute Educação Ambiental - Unijuí

Pós-Graduação em Educação nas Ciências discute Educação Ambiental

No dia 03 de setembro o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, em conjunto com o Ciclo de Formação de Professores da Unijuí, deu início ao Seminário Temático: Questões teóricas e metodológicas para a Educação Ambiental com o professor-pesquisador da área de Educação e Ciências Ambientais do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA), doutor Luiz Afonso Vaz de Figueiredo.

O Seminário tratou da trajetória da construção da ideia e dos princípios da educação ambiental abrangendo a busca de seus significados para a prática pedagógica em seus diversos tons, cores e sabores, e na riqueza do fazer socioambiental descobrindo valores, ações e reflexões sobre a produção social da educação ambiental promovendo, assim, a busca de novos olhares e uma leitura plural da Educação.

O evento foi transmitido para os três campi da Universidade e oportunizou a participação dos docentes, pós-graduandos e bolsistas. Com música e reflexões sobre o que é ambiente, o palestrante interagiu com a plateia proporcionando a troca de ideias e experiências assim como, explanou em sua fala a frase de Isabel Carvalho que diz que “o que importa numa mesa redonda não é esgotar um assunto, mas compartilhar o pensar”.

Desse modo, na terça-feira, dia 04 de setembro, o Seminário continuou para o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências no qual o professor Luiz Afonso Vaz de Figueiredo abordou a Fenomenologia, uma metodologia de pesquisa que aproxima o pesquisador e o sujeito investigado na perspectiva de que ambos sejam protagonistas do estudo. O foco de suas falas foram a educação ambiental a partir de um “ser” criativo e preocupado com a sustentabilidade.

Dialogando com autores como Gaston Bachelard e Edgar Morin, Luis Afonso abordou a importância da multirreferencialidade no campo da pesquisa educacional sob a concepção de uma linguagem plural, de um planejamento participativo e da escuta sensível. Ademais, a intenção foi ensinar nossos olhos a ver mais possibilidades sobre o assunto a partir de dinâmicas em grupo, releituras de teorias e práticas a fim de promover a consciência crítica, criativa, reflexiva e a sensibilização.

Além disso, ao apresentar sua tese de doutorado, o palestrante enfatizou temas amplos da educação e discutiu sobre o desenvolvimento de projetos na escola, visando uma formação mais significativa para o educando.