Integrantes de PPGEC participam de ações de internacionalização na Europa - Unijuí

Integrantes de PPGEC participam de ações de internacionalização na Europa

             

Em outubro e novembro deste ano (2019), foram desenvolvidas, pelo Grupo de pesquisa EMGCS, atividades acadêmicas na Europa, no contexto da internacionalização do PPGEC. A viagem teve a coordenação da professora Helena Copetti Callai e da pós-doutoranda Claudia Ilgenfritz Toso, que teve como tarefa de organização do plano e dos roteiros e contatos da viagem, fez as traduções do material que foi apresentado nos eventos e publicado em revista italiana, bem como realizou trabalhos de tradutora nos eventos da Itália.

Participaram alunos de doutorado, pós-doutorado e egressos do Programa que permanecem ligados ao Grupo, (inclusive da UFFS - Campus Chapecó e Cerro Largo). Foram realizadas atividades acadêmicas na Espanha e na Itália, com uma programação envolvendo participação em eventos, visitas técnicas, trabalhos de pesquisa, entrevistas e trabalhos de campo (estes em uma especificidade característica dos eventos de Geografia, sempre orientados por especialistas nos temas).

As ações, que se situam em grande parte no contexto de projeto de pesquisa apoiado pela FAPERGS, no edital de Pesquisador Gaúcho, foram realizadas na Itália, na Università di Bologna – UNIBÒ/It. e na Universidad de Santiago de Compostela, na Espanha, onde foram apresentados trabalhos que são resultados de pesquisa realizados pelo grupo nos anos de 2018 e 2019.

Na Universidad de Santiago de Compostela, no IX Congreso Ibérico de Didáctica de la Geografía - La reconfiguración del medio rural en la sociedad de la información - Nuevos desafíos en la educación geográfica www.ixcongresoibericodgeo.com, realizado nos campus de Santiago de Compostela e de Lugo, foram apresentados 6 trabalhos que estão no livro publicado pelo evento: La reconfiguración del médio rural en la sociedad de la información - nuevos desafios en la educación geográfica. Editora Andavira/Spaña.   A professora Helena, que faz parte do comitê de avaliação do evento, participou também de atividades acadêmicas com os colegas daquela universidade, com a discussão de pesquisas, organização de material de dois livros a serem publicados ainda neste ano, um deles aqui no Brasil, no qual três professores pesquisadores da USC têm artigo e outro a ser publicado na Galícia, com dois artigos do grupo de pesquisa EMGCS da Unijuí. Também foram realizadas entrevistas com docentes pesquisadores espanhóis e portugueses acerca dos temas de pesquisa singulares dos membros do grupo.

Em Bologna, Itália na UNIBÒ, o grupo participou de um conjunto de atividades programadas na XVI edição da Festa Internazionale della Storia 2019. Destaca-se o Passamano per San Luca, atividade que envolve a população local e visitantes e se caracteriza por ser um dos eventos mais significativo e esperados, que acontece há dezesseis anos e no qual as pessoas se unem para reviver a memória e representar como o Pórtico que leva à Basílica de San Luca foi construído. Em 17 de outubro de 1677 foram passados, de mão em mão, os materiais para a referida construção. https://site.unibo.it/festadellastoria/it/passamano-per-san-luca. Outro evento significativo é a premiaçãointernazionale "il portico d'oro - Jacques Le Goff", que, neste ano, foi concedido ao Diretor da National Geographic Itália, Marco Cattaneo, o qual relatou, em seu discurso, o percurso percorrido pela revista e suas contribuições com imagens e como fonte de pesquisa histórica, https://site.unibo.it/festadellastoria/it/premi/premio-le-goff1.

O evento Viva la stória VIVA. Le scuole si raccontano. Esperienze di didattica della stória, tra conoscenza, tutela e valorizzazione, teve a participação de alunos de diferentes escolas da região e etapas da educação básica italiana apresentando atividades e projetos desenvolvidos sobre a história, o patrimônio, a memória, e a sua importância no processo de construção do conhecimento e do sentimento de identidade e de pertencimento. “Este evento significou à nós a possibilidade de conhecer ações das escolas e como elas se envolvem com o fazer cotidiano considerando a história que as constitui. Havia a presença, além dos estudantes, dos professores e equipes das escolas e de familiares das crianças e jovens”, observa a professora Helena.

No Seminário: La città e sue storie: vivere la città nella sua tradizione e memoria (https://site.unibo.it/festadellastoria/it/agenda/la-citta-e-sue-storie-vivere-la-citta-nella-sua-tradizione-e-memoria-seminario), foram apresentados, pelos membros do Grupo EMGCS/UNIJÍ, oito trabalhos, resultados de pesquisas desenvolvidas no ano de 2018 e 2019, por meio de teses, de experiências de estágio sanduíche e Pós-doutorado, material que está compondo o livro do grupo de pesquisa deste ano de 2019.  

Nos dias 6 e 7 de novembro, noConvegno Internazionale Orizzonti della Didattica della Storia, a pós-doutoranda Cláudia Ilgenfritz Toso e a doutoranda Alana Rigo Deon representaram o Grupo na Tavola Rotonda: Narrare la storia com o trabalho: Didattica della Storia, costruzione della conoscenza e cittadinanza: il caso di PNLD - Piano Nazionale di Manuale Didattico in Brasile (com publicação na Rivista open access “Didattica della storia. Journal of Didactis of History”, da qual a professora Helena é membro do Conselho editorial (https://dipast.wixsite.com/orizzontididattica).

Na Espanha e na Itália também foram realizadas entrevistas com pesquisadores espanhóis, portugueses e italianos e com professores da educação básica.  E, no contexto de atividades acadêmicas, foram programadas novas ações: de intercâmbios futuros, planejamento de produção de material paradidático para alunos de graduação e para a escola básica, com a organização do material dos trabalhos de campo realizados nos dois países, além de artigos a serem encaminhados para publicação.

“As experiências de internacionalização desenvolvidas pelo Grupo EMGCS faz com que sejam abertos novos olhares para o nosso fazer cotidiano, assim como permitem contatos para continuidade dos trabalhos acadêmicos e realização de estágios, de visitas técnicas, de com pesquisas conjuntas que geram produção científica. Acreditamos que isso potencia a formação e qualificação dos profissionais envolvidos no PPGEC bem como aos egressos na continuidade do seu fazer acadêmico em suas respectivas instituições”, salienta a professora Helena Copetti Callai.


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