Internacionalização: colombiana realiza na Unijuí seu doutorado sanduíche - Unijuí

Internacionalização: colombiana realiza na Unijuí seu doutorado sanduíche

Yoisse (de casaco branco e macacão amarelo) é recebida por professores da Unijuí

Tendo sua pesquisa focada em questões como o pensamento crítico, Yoisse Nathaly Velasco Rodriguez tem participado de diversos eventos científicos que tratam de temas ligados à educação, ao Ensino Médio e seus desafios; e às oportunidades educacionais. E foi num desses encontros, da Cátedra Internacional Pensar a América Latina frente aos Desafios de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), que ela conheceu a Unijuí e onde começou a estreitar laços para realização do seu estágio de doutorado sanduíche. Yoisse é professora, médica e cirurgiã pela Universidade de Cauca, mestre em Docência Universitária e doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Nariño (Udenar) na Colômbia.

As reuniões virtuais que Yoisse participou, da Cátedra Internacional, foram promovidas pela Unijuí, a Universidade Cooperativa da Colômbia, a Universidade Politécnica Estatal de Carchi do Equador e a Universidade de Sonora do México. As instituições mantêm uma parceria que prevê, além da realização de eventos científicos, a promoção da mobilidade internacional.

“Também participei de eventos que tratavam do pensamento crítico, em que estavam envolvidas a Unijuí e a Universidade de Nariño. Foi então que conheci o professor Daniel Cenci, num primeiro momento de forma virtual e depois pessoalmente em minha cidade, Pasto, e considerei que a Unijuí contava com o discurso epistemológico com o qual eu queria complementar minha tese. O professor Daniel me apresentou ao professor Sidinei Pithan da Silva e, então, não hesitei em pedir meu estágio na Unijuí, que começou com o semestre letivo e será encerrado no mês de julho”, explicou a doutoranda.

Yoisse conta que a experiência tem sido positiva desde o primeiro dia que chegou em Ijuí. “Sinto a academia, o amor pela educação e a parceria como conceitos obrigatórios para desenvolver um pensamento condizente com a minha tese de doutorado sobre o desenvolvimento do pensamento crítico em medicina, onde procuro mostrar que a comunicação e todos os seus facilitadores são a principal ferramenta para alcançar novas ideias e propósitos. Embora a língua venha a ser considerada uma limitação, penso ter tido uma boa adaptação e compreensão com o meu ‘portuñol’. Encontrei uma cidade encantadora, onde sinto que todos se conhecem e têm bondade à flor da pele, e isso realmente facilita muito a minha estadia, pois estar longe da família implica um sacrifício que se tornaria mais complexo não fosse esse fator”, comentou.

Com a orientação do professor Sidinei Pithan da Silva, que é coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Yoisse tem participado de diversas atividades acadêmicas que, segundo ela, “fazem o tempo passar rápido”. “Estou preparando o suporte teórico e epistemológico da minha tese de doutorado, mas, ao mesmo tempo, acompanhando as aulas de medicina dos primeiros semestres, o que me permite estabelecer semelhanças e diferenças entre nossos sistemas educacionais Sul-Americanos. Tenho feito parte de eventos acadêmicos, como palestras e aulas; estou participando de aulas de doutorado e mestrado em Educação nas Ciências; e também participo de atividades a convite do meu orientador, como grupos de estudos com diferentes associados. O objetivo é que esse novo convênio dure novos semestres para que possamos nos enriquecer mutuamente”, finalizou Yoisse.