
O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí esteve representado, de 1º a 5 de dezembro, na 15ª Reunião Regional da ANPEd Sul, que aconteceu junto à Unisinos, no município de São Leopoldo. O evento teve como tema "Em defesa da formação humana e do caráter público da Educação".
Os integrantes do PPGEC participaram de várias atividades importantes. O coordenador, professor Sidinei Pithan da Silva, esteve presente no Forpred, o Fórum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação. As secretárias, Carmen Antunes e Thaís de Souza Lasch, participaram do XII Forsec, o Fórum das/os Secretárias/os dos Programas de Pós-Graduação. Além disso, professores e estudantes marcaram presença nos eixos temáticos do evento com a apresentação de trabalhos.
Um dos trabalhos apresentados teve como tema a “Formação de Professores de Educação Básica: Diálogos sobre o Baixo Interesse pela Profissão Docente”, de autoria do egresso do PPGEC, Alisson Vercelino Beerbaum e coautoria da professora doutora Eva Teresinha de Oliveira, sua orientadora no doutoramento, e do professor doutor Sérgio Roberto Kieling Franco, supervisor de seu pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição na qual o egresso prossegue com suas investigações acadêmicas. Também foi apresentado o trabalho "A integração do framework TPACK e da IA generativa e seus efeitos sobre competência digital na formação docente", de autoria da professora Fabiana Kurtz da Silva.
Outro trabalho tem o tema “Acesso e uso de tecnologias digitais por crianças pequenas: o olhar das famílias”, realizado como parte da dissertação de mestrado (PPGEC/Unijuí) de Maria Eloisa Borgmann, sob orientação do Prof. Fernando Jaime González. O estudo investiga o uso de tecnologias digitais por crianças de 2 a 3 anos. A pesquisa com oito famílias de uma escola no RS revelou uso diário de telas, além de percepções parentais sobre benefícios e preocupações, integrando reflexões sobre a socialização infantil contemporânea.
Ainda, o trabalho intitulado “Formação inicial e docência em Educação Física: os diários de aula como experiência com o cuidado de si nos estágios obrigatórios", das autoras Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer e Joice Drefs, resultado da análise de parte dos dados produzidos na tese de doutorado de Eloísa Bohrer (PPGEC/Unijuí) finalizada em 2024, sob orientação da professora Maria Simone Vione Schwengber. A produção, que foi organizada para a apresentação na ANPEd Sul, contou com a parceria do Grupo Plures, vinculada à linha 3: Educação popular em movimentos e organizações sociais.
As autoras Lidiane Paula Nicoletti e Gigliane Batista de Oliveira, juntamente com sua orientadora Maria Regina Johann, apresentaram o trabalho “A imprescindível fruição literária na formação integral dos sujeitos”. Também foi apresentado o trabalho de Alice de Paula Ghisleni, Maria Simone Vione Schwengber e Ana Laura Arnhold, intitulado “A influência da generificação na música na formação de instrumentistas brasileiras”. Por sua vez, Joice Andressa Fritz Drefs, Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer e sua orientadora, Maria Simone VIone Schwengber, apresentaram o trabalho intitulado “Violências sexuais infantis: um estudo da campanha ‘faça bonito’ no Carnaval brasileiro de 2023”.
O professor Sidinei Pithan da Silva apresentou o trabalho intitulado “Educação intercultural e práticas decoloniais na educação do campo”, o qual foi escrito conjuntamente com Anelise Rodrigues de Oliveira e Nairana Becker Vergutz. O estudo destacou a importância da Educação Intercultural e das Práticas Decoloniais na perspectiva da Educação do Campo. O trabalho concluiu que, apesar dos desafios enfrentados, como resistência institucional e falta de formação docente, a interculturalidade e as práticas decoloniais representam uma oportunidade para reconfigurar a educação, tornando-a mais inclusiva e significativa para as comunidades campesinas, contribuindo para uma educação justa, igualitária, contextualizada e comprometida com o bem-estar coletivo.
Para as secretárias do PPGEC, Carmen e Thaís, a participação no XII Forsec foi de muita aprendizagem e renovação. Elas ressaltam que o Forsec proporciona o diálogo e a integração entre as profissionais dos PPGEs, o que facilita na troca de informações do cotidiano.
Para o coordenador do PPGEC, o evento foi de grande magnitude, uma vez que permitiu o encontro de pesquisadores da educação da Região Sul, os quais debateram temas importantes para o avanço da pesquisa, bem como os compromissos da educação em defesa da formação humana e do caráter público da educação.
“A participação de muitos pesquisadores/orientadores do PPGEC, conjuntamente com os pesquisadores/orientandos, foi muito significativa, permitindo expressar/socializar parte das pesquisas que se desenvolvem na pesquisa em educação na Unijuí. Este tipo de evento permite ainda um primeiro contato de pesquisadores jovens com a área da educação, e o encontro com muitas universidades, o que projeta nossa produção coletiva de conhecimento, articulando pontos estratégicos na elaboração de projetos de pesquisa em rede. A acolhida por parte da Unisinos foi maravilhosa, sendo que todos puderam se sentir em casa”, destacou o professor, lembrando que o apoio da verba do Proap/Capes foi fundamental para a realização desta atividade.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
