Unijuí recepciona primeira turma de doutorandos em Direito - Unijuí

Unijuí recepciona primeira turma de doutorandos em Direito

Quinta-feira, 16 de maio, é uma data histórica para o Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos – da Unijuí. Na manhã desta quinta, o grupo de professores do PPGDH recepcionou os oito doutorandos que constituem a primeira turma de ingresso ao Doutorado, autorizado pela Capes no segundo semestre em 2018. Na ocasião, o coordenador do Programa Maiquel Wermuth apresentou a proposta do Curso de Doutorado que, entre outros aspectos, visa à reflexão crítica e busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos nas sociedades democráticas. Os doutorandos conheceram seus professores, a grade das disciplinas, as linhas e grupos de pesquisa em que se inserem a partir de agora.

O coordenador salientou a importância de os doutorandos se integrarem a todas as atividades do Programa além das aulas e da formulação da tese, como eventos, workshops, grupos de pesquisa, viagens de estudos, publicações e projetos, mas principalmente manterem o foco e a aderência aos seus temas de pesquisa e de seu orientador. Nas manifestações dos doutorandos observou-se um clima de alegria e satisfação com o novo momento que se apresenta.

O coordenador Maiquel Wermuth, ao encerrar as atividades de recepção aos novos doutorandos incentivou-os a viver o curso “imbuídos do espírito de colaboração e amizade”. Lembrou que “o essencial é a pesquisa de qualidade” e desejou que esse clima de alegria e entusiasmo inicial permaneça no decorrer do curso.

Na sequência das atividades, um coquetel de confraternização integrou os doutorandos e professores do Programa e logo após o Prof. Gilmar Bedin iniciou as aulas da disciplina Teorias da Democracia e Desenvolvimento. Nesta sexta, 17 de maio, pela manhã, no auditório do PPGDH ocorre a aula inaugural do Doutorado, a ser proferida pelo Prof. Dr. Leonel Severo Rocha (Unisinos) sobre Comunicação Digital e Direitos Humanos.

Conheça um pouco dos doutorandos e a expectativa de cada um para o início das atividades do curso:

Humberto Seadi, professor em Santo Ângelo, afirma que o ambiente do doutorado vai oxigenar o pensamento neste momento da história do país. Ele acredita que o Doutorado será muito importante para estudar, debater, desenvolver a crítica e levar o saldo para a sua atividade como docente. O doutorando foi escolhido como o representante do grupo para a Comissão de Bolsas.

Julia Menucci, egressa do Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí, é advogada em Santa Maria e integra a primeira turma de doutorandos com a perspectiva de que este seja um espaço de muito crescimento e também uma preparação para a docência, função em que pretende atuar. Diz que ainda não é professora, mas que com certeza, será.  

Carina Lopes, também de Santa Maria, já atua como docente naquela cidade e diz que o ingresso no Doutorado é um momento de muita alegria, que se sente muito feliz e em casa na Unijuí.

Emmanuelle Malgarim, professora do Curso de Direito da Unijuí, ingressa no Doutorado com a perspectiva de que este é um recomeço da caminhada e da pesquisa e é muito instigante poder voltar a exercer estas atividades. Disse que está muito feliz, que o momento é de entusiasmo e também emblemático pela situação que vive o país, especialmente no aspecto da educação.

Eliete Schneider, de Três Passos, é egressa da primeira turma de mestrado do Programa e professora do Curso de Direito da Unijuí. Agora, também integra a primeira turma do Doutorado da instituição e conta que está muito feliz com esta conquista e externa os sentimentos de gratidão às pessoas e aos profissionais do Programa por propiciarem este momento. Ressalta a importância da cooperação e o compromisso dessa turma em ser o retrato, “a cara” do Doutorado em Direitos Humanos da Unijuí.

Norberto Milton Paiva Knebel, advogado, integrante do grupo de doutorandos, também ressaltou a importância da atividade no Doutorado e disse que está disposto a trabalhar para os objetivos propostos.

Cleber Freitas do Prado, de Três de Maio, é professor e advogado em Santa Cruz do Sul. Diz que este é um momento de amadurecimento e que possui uma curiosidade por novos conhecimentos. Será, segundo ele, uma satisfação trabalhar e estudar neste Programa de Pós-Graduação, a quem parabeniza pela “saudável ousadia” de inaugurar um Doutorado com foco em direitos humanos nesta região do Estado.

Nelci Meneguzzi, professora do Curso de Direito da Unijuí, diz que desejava ingressar num Doutorado há muito tempo, para poder continuar estudando e pesquisando. Ressalta que é muito importante a parceria de todos os ingressantes para a concretização dos resultados positivos deste Programa de Pós-Graduação.

 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.