Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos participa de evento internacional em Recife - Unijuí

Nos dias 21, 22 e 23 de agosto, o Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado - em Direitos Humanos da Unijuí esteve representado no IV Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em Recife, pela professora doutora Anna Paula Bagetti Zeifert e a bolsista Vitória Agnoletto (PIBIC/Unijuí).

Na oportunidade a professora doutora Anna Paula Bagetti Zeifert coordenou o GT 18 - “Saberes Descoloniais no Brasil: pesquisas e práticas em emergência” – representando a Rede Brasileira de Saberes Descoloniais e o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade (CNPq), do PPGDH/Unijuí. O grupo de trabalho contou com a apresentação de 27 trabalhos de pesquisadores nacionais e internacionais, bem como a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela professora e a bolsista junto ao grupo de pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade.

O evento buscou trazer ao debate contribuições do pensamento social brasileiro (patrimonialismo, mandonismo, personalismo, clientelismo, etc.), abordagens transdisciplinares que dialogam com direitos humanos, emancipação sociopolítica e viradas epistêmicas e epistemológicas, estudos e práticas sobre as relações étnicas e raciais no Brasil. Estas, em particular, têm protagonizado uma série de experiências de resistência, ao mesmo tempo criativas e combativas, onde se reproduzem práticas culturais coletivas vivas, tanto cotidianas quanto excepcionais.

Nesse sentido, o grupo de trabalho “Saberes Descoloniais no Brasil: pesquisas e práticas em emergência”, articulado pela Rede Brasileira de Saberes Descoloniais, refletiu sobre o estado da arte dos estudos pós-coloniais e descoloniais no Brasil, especialmente no que tange às novas formas de pensar, agir e praticar os saberes descoloniais no nosso contexto nacional. Especialmente, o grupo teve interesse em reunir pesquisas que propõem pontes a uma aproximação mais fértil com os estudos pós-coloniais e o pensamento decolonial, incluindo contribuições dos movimentos sociais, da academia e das artes, relacionando seus temas e repertórios de atuação. Para esse trabalho, tais questões aparecem como basilares para uma compreensão da colonialidade no contexto brasileiro e para construções de propostas decoloniais/descoloniais.