Atriz do filme “Bacurau” participa de sessão do Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos - Unijuí

Ocorre, nesta semana, a sessão inaugural de 2021 do Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos: A linguagem cinematográfica na formação da cidadania, contemplado com recursos oriundos do Edital de Concurso Cultural nº 04/2020 - “Culturas Diversificadas”, do Poder Executivo de Ijuí – Lei de Emergência Cultural.

A sessão inaugural do filme acontecerá online, no dia 17 de março, às 14h, em link a ser informado aos inscritos. Nesta sessão, será exibido o curta-metragem "Inabitável", dirigido por Matheus Farias e Enock Carvalho. Exibido em 18 festivais no segundo semestre de 2020, incluindo o 48º Festival de Gramado – onde conquistou os troféus de Melhor Filme pelo Júri da Crítica, Roteiro, Atriz e Prêmio Canal Brasil de Curtas, – "Inabitável" foi o curta-metragem brasileiro mais premiado do ano, com 10 prêmios.

O curta pernambucano é protagonizado pela atriz baiana Luciana Souza ("Bacurau", "Ó Paí Ó", "Flores Raras"), que além de Gramado, foi premiada no Festival Mix Brasil e estará presente na sessão para dialogar com o público.

Nascida em Salvador, na Bahia, Luciana é atriz de teatro, cinema e TV. Participou de vários grupos com destaque para o Bando de Teatro Olodum, onde foi integrante/fundadora. Teve projeção no cenário nacional com o espetáculo “Ó Paí, Ó", 1994-2020, adaptado para filme, em 2007, e seriados de TV, em 2008/9. Recebeu prêmios de melhor atriz no Festival de Cinema de Gramado e no Festival Mix Brasil de Cultura e Diversidade (São Paulo), em 2020, pelo filme “Inabitável”. Integra o elenco do filme mais premiado de 2020 - Bacurau - indicado para concorrer ao Oscar de 2021. É licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Salvador, é dançarina profissional e licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Integra a Direção Artística da EnCompanhia de Interesse Popular (grupo de arte e cultura popular) e a Mostra Criativa Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra. É pesquisadora do CPEDR - Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional - Uneb e integrante da Frente Marginal de Arte Negra.

A sessão também contará com a participação da equipe de direção do curta e será mediada pelo coordenador do projeto, professor doutor Maiquel A. Dezordi Wermuth.

Interessados em acompanhar a atividade deverão realizar a inscrição prévia por meio deste formulário.

Sobre o projeto

Com a ideia de fomentar a cultura por meio do cinema no município de Ijuí, o projeto, neste ano, devido às condições pandêmicas, será novamente realizado nos meios virtuais, por meio de sessões online com convidados e a participação do público. As sessões de cinema, por serem em território digital, poderão ser acessadas por toda comunidade. Em um momento como o atual, em que a nossa cidade está obrigatoriamente sem muitos de seus espaços de lazer, o Cinema e Direitos Humanos pode aliar lazer com informação, oferecendo para a comunidade a possibilidade de refletir sobre temas importantes ao mesmo tempo em que pode se divertir assistindo documentários e filmes em um espaço de segurança (online).

O Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos encontra-se vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado – da Unijuí e tem sessões de filmes organizadas acerca do tema da área de concentração do PPGD desde 2015. O principal objetivo do projeto é transpor as barreiras da academia, ao propor que as discussões sobre o tema dos Direitos Humanos cheguem até a comunidade externa à Universidade, por meio da linguagem cinematográfica. Considera-se que esta linguagem se constitui como um dos métodos capazes de abordar questões que, muitas vezes, restringem-se à comunidade acadêmica tão somente.

O projeto alicerça-se na ideia de que a linguagem cinematográfica, por meio da exibição de uma cinematografia de enfrentamento - cuja dimensão estética e política, assim como sua forma e conteúdo, escapam à massificação das salas de cinema comerciais -, pode representar um mecanismo hábil para suscitar, por meio da metodologia da roda de conversa mediada por professores, mestrandos e doutorandos em Direitos Humanos, um debate voltado à educação de e para os Direitos Humanos, fortalecendo uma cultura cidadã dentro e fora do espaço formal da academia.

Desse modo, acredita-se que através deste Projeto de Extensão seja possível sensibilizar a comunidade do Município sobre temáticas que nem sempre se aproximam do grande público por diversos fatores, como questões econômicas e sociais, por exemplo. As películas são escolhidas de acordo com o público-alvo, sua faixa etária, bem como com a temática necessária a ser tratada (democracia, trabalho, educação, política, gênero, saúde pública, etc). A metodologia do projeto contempla as seguintes etapas: exposição de informações da obra a ser debatida – como a sinopse, direção, ano de produção, entre outros dados que a equipe julgue importante para a compreensão do filme; apresentação dos mediador(es) – docentes e discentes vinculados ao PPGD da Universidade; exibição da película; construção da roda de conversa que permita uma relação de horizontalidade entre todos os envolvidos na sessão.

Considerando-se a complexidade do nexo da educação formal com a cultural na contemporaneidade, o cinema aparece como um recurso que dribla as fronteiras da formalidade existente entre a relação de educandos e educadores. Ainda, suscita através do discurso e da linguagem cinematográfica, questões do cotidiano que permeiam direitos humanos e fundamentais.