Projeto Procad-Capes em Segurança Pública e Ciências Forenses inicia Curso de Formação de Lideranças Sociais - Unijuí

Teve início nesta quarta-feira, 16 de agosto, o Curso de Formação de Lideranças Comunitárias e Sociais que atuam nas políticas públicas de segurança pública. O curso busca capacitar as lideranças para a cidadania e o seu empoderamento, abordando temáticas acerca dos direitos humanos, da cidadania e das políticas públicas no campo da segurança pública.

A formação integra as atividades do projeto de pesquisa intitulado “Rede de Cooperação Acadêmica e Pesquisa: eficiência, efetividade e economicidade de políticas de segurança pública com utilização de serviços de monitoração eletrônica”, coordenado pelo professor doutor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí, no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na área de Segurança Pública e Ciências Forenses (Edital nº 16/2020). O projeto congrega, além da Unijuí, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul.

Serão formados, no curso, mais de 80 lideranças comunitárias e sociais na área de segurança pública, em atuação em todos os Estados do Brasil. A aula inaugural aconteceu por meio do Google Meet e foi ministrada pelo professor doutor José Geraldo de Sousa Júnior, da Universidade de Brasília, tendo como tema os "Direitos Humanos no Brasil: trajetórias e desafios".

O curso, que acontecerá por meio da Unesc com a participação de professores das demais instituições conveniadas, visa alcançar um dos resultados traçados no projeto de pesquisa, que consiste em contribuir com a discussão e formulação da participação comunitária na área da segurança pública, em especial nas experiências dos conselhos de seguranças e das redes comunitárias de vizinhos. Para tanto, objetiva-se estudar as experiências existentes e contribuir por meio da formação de lideranças comunitárias e sociais que atuem nestes participativos vinculados à área da segurança pública.