Mestrado em Atenção Integral à Saúde analisou o uso de antidepressivos por idosos residentes em Ijuí - Unijuí

Mestrado em Atenção Integral à Saúde analisou o uso de antidepressivos por idosos residentes em Ijuí

O estudo publicado neste ano na Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, de autoria da Vanessa Bandeira, egressa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, atualmente professora da Unijuí, e da professora doutora Evelise Moraes Berlezi, orientadora, investigou a repercussão clínica do uso de antidepressivo sobre componentes físico funcionais.

O trabalho traz uma temática de grande relevância e preocupação dos profissionais de saúde que é o uso de determinadas classes de medicamentos que podem interferir na cognição e na funcionalidade do idoso e predispõe à fragilidade e perda da autonomia e independência para cuidar de si mesmo.

Os resultados mostram que o uso de antidepressivos na população do estudo tem associação com a condição de fragilidade do idoso, o que repercute na perda de peso não intencional, fadiga, redução da velocidade para caminhar, baixo nível de atividade física e força de preensão manual.

Essas repercussões aumentam o risco de chance dos idosos virem a depender de terceiros para executar suas tarefas de vida diárias. O estudo revela ainda que uma das classes de antidepressivos mais utilizados são os tricíclicos que estão relacionados à fraqueza muscular e fadiga. Além disso, essa classe de antidepressivo é classificada como potencialmente inapropriada para idosos, conforme os critérios de Beers, que listam medicamentos que têm efeitos indesejados em idosos.

Dessa forma, o estudo produzido no Mestrado de Atenção Integral à Saúde contribui para a discussão de que a melhor forma de cuidar de uma sociedade em envelhecimento é reduzir o risco de fragilização e perda de autonomia.

Para isso é necessário reunir as habilidades dos diferentes profissionais de saúde para que se efetive uma farmacologia geriátrica segura e eficaz, ao considerar que os idosos são o seguimento populacional que mais consome medicamentos e que este consumo é potencialmente mais nocivo entre eles e reforçam a necessidade da avaliação clínica dos riscos e benefícios da prescrição de antidepressivos para o indivíduo idoso.

A pesquisa ressalta que quando instituído o tratamento, faz-se necessário o seu acompanhamento regular e a avaliação de características geriátricas, como a fragilidade, com a finalidade de identificar potenciais comprometimentos e assegurar a segurança e a qualidade de vida do idoso usuário desses medicamentos.

O estudo completo pode ser acessado neste endereço. O Mestrado em Atenção Integral à Saúde está com processo seletivo aberto, com inscrições até o dia 12 novembro na página do Programa noPortal da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.