Mestranda em Atenção Integral à Saúde descreve cuidados diante de níveis de poluição do ar - Unijuí

Mestranda em Atenção Integral à Saúde descreve cuidados diante de níveis de poluição do ar

O GPeF da Unijuí passou a divulgar o monitoramento da concentração de partículas inaláveis em diferentes locais da cidade

Diante do aumento nos níveis da poluição do ar de Ijuí, devido ao incêndio iniciado na tarde do dia 24 de janeiro no antigo lixão, a população tem se preocupado com a saúde, pois além do aumento de casos de Covid-19 na região, há a preocupação com o aumento de demanda em serviços de saúde por questões respiratórias desencadeadas pela inalação de partículas no ar decorrente das queimadas.

Neste sentido, a pneumologista pediátrica Shana Segatto Vendruscolo, aluna do mestrado em Atenção Integral à Saúde, sob orientação da professora Pauline Brendler Goettems Fiorin, cita dicas que podem ajudar a evitar que a poluição atmosférica por queimadas possa causar prejuízos à saúde.

Para minimizar os efeitos da poluição atmosférica por material particulado gerado em queimadas é considerado importante:

  • Fechar  as janelas e as portas da residência pode ajudar a reduzir a entrada de fumaça (e partículas inaláveis) no domicílio;
  • Aumentar a ingestão de água e líquidos;
  • Realizar a higiene nasal com soro fisiológico;
  • Manter o ambiente úmido, o que pode ser feito com o uso de umidificadores de ar, se possível;
  • Evitar a prática de exercícios e atividades de esforço físico intenso ao ar livre quando verificada existência de poluição do ar gerada por queimadas; 
  • Evitar atividades que possam aumentar a poluição do ar dentro de casa, como o uso de tabaco (cigarro), fogões à lenha e churrasqueiras;
  • O uso de máscaras de proteção do tipo N95 e PFF2, recomendadas para evitar contaminação por Covid-19, também fornece proteção contra a exposição a partículas de fumaça (outros tipos de máscaras também podem evitar a inalação de partículas, especialmente as partículas de maior tamanho); 
  • Utilizar o ar-condicionado na configuração de “recirculação” pode evitar a entrada de partículas do ambiente externo.

Os cuidados acima devem ser redobrados para as crianças menores de 5 anos, idosos e gestantes, público mais suscetível aos efeitos dos poluentes atmosféricos.

Embora a atual preocupação seja com partículas oriundas de queimadas, vale lembrar que existem outras fontes de emissões de poluentes atmosféricos, tais como a queima de combustíveis fósseis (diesel de veículos, por exemplo) ou chaminés de alguns tipos de indústrias.

Para além disso, o Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unijuí (GPeF), que tem monitorado a qualidade do ar (níveis de partículas inaláveis), informa que o sucesso do Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio persistente, assim como as chuvas e o vento soprando em direção oposta, devem contribuir para a diminuição gradual dos níveis de poluentes na cidade e região.

Na noite desta quarta-feira, a qualidade do ar voltou a ficar dentro de níveis adequados em diferentes locais da cidade.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.