Novos estudantes do ProEF são recebidos com programação especial na Unijuí - Unijuí

Novos estudantes do ProEF são recebidos com programação especial na Unijuí

Na última sexta-feira, 24 de março, foi realizada a aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef), junto à sala de reuniões do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. O encontro reuniu os estudantes da nova turma e professores do programa, sob a coordenação da professora Maria Simone Vione Schwengber.

Coordenado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e ofertado por 26 instituições no País - entre elas, a Unijuí -, o Proef objetiva o aperfeiçoamento de professores de Educação Física que atuam na docência da Educação Infantil, dos Ensinos Fundamental e Médio, na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira.

Na Unijuí, o Proef é acolhido e alocado junto ao PPGEC, conta com seis professores da Educação Física e com o apoio da Secretaria do Programa. Na sexta-feira, os estudantes, oriundos de diferentes partes da região Sul do País, foram acolhidos e participaram de diversas atividades - começando pela apresentação do programa, dos professores e de cada novo mestrando.

Na sequência, o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, também docente do programa, professor doutor Fernando Jaime González, realizou uma palestra com o tema “O Proef frente aos desafios da Educação Física escolar”. O professor destacou que o Programa de Mestrado inaugura novo entendimento na pós-graduação da Educação Física, e mais especificamente na área escolar, tendo em vista que tem seu princípio fortemente direcionado para a valorização educacional, no chão da escola, visando o impacto social nas comunidades escolares.

Assim, como apontou o professor, o mestrado tem o objetivo de fortalecer e qualificar o profissional em seu lócus de trabalho, buscando desenvolver e aprimorar ferramentas técnicas e pedagógicas que consigam dar conta das demandas relacionadas às profissões e, no caso, à Educação Básica. González pontou, ainda, que uma das funções específicas do ProEF é fortalecer o vínculo do profissional - que não é ação individual do pesquisador, mas uma formação coletiva para qualificar a Educação Física brasileira.

Na sequência, os estudantes puderam acompanhar a aula do professor Paulo Evaldo Fensterseifer.