Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Mestrado Profissional em Rede: Educação Física - PROEF

Novos estudantes do ProEF são recebidos com programação especial na Unijuí

Na última sexta-feira, 24 de março, foi realizada a aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef), junto à sala de reuniões do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. O encontro reuniu os estudantes da nova turma e professores do programa, sob a coordenação da professora Maria Simone Vione Schwengber.

Coordenado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e ofertado por 26 instituições no País - entre elas, a Unijuí -, o Proef objetiva o aperfeiçoamento de professores de Educação Física que atuam na docência da Educação Infantil, dos Ensinos Fundamental e Médio, na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. 

Na Unijuí, o Proef é acolhido e alocado junto ao PPGEC, conta com seis professores da Educação Física e com o apoio da Secretaria do Programa. Na sexta-feira, os estudantes, oriundos de diferentes partes da região Sul do País, foram acolhidos e participaram de diversas atividades - começando pela apresentação do programa, dos professores e de cada novo mestrando.

Na sequência, o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, também docente do programa, professor doutor Fernando Jaime González, realizou uma palestra com o tema “O Proef frente aos desafios da Educação Física escolar”. O professor destacou que o Programa de Mestrado inaugura novo entendimento na pós-graduação da Educação Física, e mais especificamente na área escolar, tendo em vista que tem seu princípio fortemente direcionado para a valorização educacional, no chão da escola, visando o impacto social nas comunidades escolares. 

Assim, como apontou o professor, o mestrado tem o objetivo de fortalecer e qualificar o profissional em seu lócus de trabalho, buscando desenvolver e aprimorar ferramentas técnicas e pedagógicas que consigam dar conta das demandas relacionadas às profissões e, no caso, à Educação Básica. González pontou, ainda, que uma das funções específicas do ProEF é fortalecer o vínculo do profissional - que não é ação individual do pesquisador, mas uma formação coletiva para qualificar a Educação Física brasileira.

Na sequência, os estudantes puderam acompanhar a aula do professor Paulo Evaldo Fensterseifer.


Últimos dias para se inscrever no Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Encerra-se na próxima segunda-feira, 28 de novembro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef), destinado ao aperfeiçoamento de professores da área, que atuam na docência da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, na rede pública de ensino. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu tem a Universidade Estadual Paulista/Unesp como coordenadora nacional e 23 Instituições de Ensino Superior (IES) associadas - a exemplo da Unijuí, um dos polos do curso.

O Mestrado tem o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo o professor ao título de mestre em Educação Física. O Proef é um programa presencial, ofertado no modelo híbrido, com atividades síncronas, assíncronas e presenciais. As disciplinas do núcleo comum e das linhas de pesquisa têm a carga horária distribuída em atividades a distância, com oferta simultânea em rede nacional, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e presencialmente nas IES associadas.

O ProEF ofertará 300 vagas entre as Instituições, sendo que, na Unijuí, há a destinação de oito vagas. Interessados devem realizar a inscrição pelo endereço www.vunesp.com.br, observando o cumprimento de algumas condições - como exemplo, não possuir título de mestre ou doutor; não estar matriculado ou cursando outro programa stricto sensu; pertencer à Carreira do Magistério da Educação Básica, com vínculo público efetivo; apresentar comprovante de que está em exercício da função docente e possuir Licenciatura em Educação Física.

O processo seletivo conta com duas fases, aplicadas no formato digital: prova escrita, com 40 questões objetivas, e estudo de caso, composto pela proposição de uma situação real ou fictícia. 

Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível neste link

 


Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Já estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef), destinado ao aperfeiçoamento de professores da área, que atuam na docência da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, na rede pública de ensino. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu tem a Universidade Estadual Paulista/Unesp como coordenadora nacional e 23 Instituições de Ensino Superior (IES) associadas - a exemplo da Unijuí, um dos polos do curso.

O Mestrado tem o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo o professor ao título de mestre em Educação Física. O Proef é um programa presencial, ofertado no modelo híbrido, com atividades síncronas, assíncronas e presenciais. As disciplinas do núcleo comum, e das linhas de pesquisa, têm a carga horária distribuída em atividades a distância, com oferta simultânea em rede nacional, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e presencialmente nas IES associadas.

O ProEF oferecerá 300 vagas entre as Instituições, sendo que, na Unijuí, há a oferta de oito vagas. Os candidatos devem realizar a inscrição até o dia 28 de novembro, pelo endereço www.vunesp.com.br, observando o cumprimento de algumas condições - como exemplo, não possuir título de mestre ou doutor; não estar matriculado ou cursando outro programa stricto sensu; pertencer à Carreira do Magistério da Educação Básica, com vínculo público efetivo; apresentar comprovante de que está em exercício da função docente e possuir Licenciatura em Educação Física.

O processo seletivo conta com duas fases, aplicadas no formato digital: prova escrita, com 40 questões objetivas, e estudo de caso, composto pela proposição de uma situação real ou fictícia. 

Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível neste link


Estudantes do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional têm inserção na Universidade

Estudantes da segunda turma do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef), Polo Unijuí, estão com aulas presenciais durante esta semana, de 7 a 11 de fevereiro, nas disciplinas de Práticas Corporais e Jogos e Lutas, ministradas pelo professor Robson M. Borges. 

Este foi o primeiro momento presencial dos estudantes nos espaços da Unijuí, desde que ingressaram, em 2021. A programação teve a participação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, que também é docente do Proef; da coordenadora do curso, professora Maria Simone Vione Schwengber; além dos professores Sidinei Pithan da Silva e Robson Machado Borges. 

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional visa o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, que atuam na docência do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Educação Física. 

A UNESP é quem coordena o Programa de Mestrado Profissional, junto aos demais polos que ofertam o curso. 

O vice-reitor, professor Fernando González, saudou os alunos e professores, parabenizando a turma que ingressou num processo seletivo muito competitivo, com mais de 1.400 inscritos disputando as oito vagas para o Polo Unijuí. Ressaltou que a oferta deste mestrado profissional é resultado de um esforço institucional da Unijuí, que objetiva contribuir para o desenvolvimento regional a partir de suas práticas formativas e de pesquisa. Se articula com a caminhada histórica do curso de Educação Física da Unijuí na comunidade regional, que por meio de seus professores e pesquisadores, procura ampliar e qualificar a oferta da Educação Física na Educação Básica.

Da mesma forma, a coordenadora, professora Maria Simone Schwengber, acolheu os estudantes, apresentando a dinâmica do funcionamento do curso, da Secretaria, dos espaços institucionais da Unijuí, como a Biblioteca, salas de aulas, dentre outros. Ressaltou que uma das novidades do processo avaliativo para esta turma será a elaboração de um e-book, com a participação dos estudantes e professores do Proef.


Saúde na Educação Física Escolar é tema de evento online

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef) e o curso de Educação Física da Unijuí promoveram nesta segunda-feira, 27 de setembro, o terceiro momento do webinar Educação Física Escolar: temas emergentes. Com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, o evento teve como foco o debate sobre a “Abordagem dos temas relacionados à saúde na Educação Física Escolar”.

“O evento tem o intuito de possibilitar reflexões e propor alternativas para as dificuldades enfrentadas pelos docentes, em sua atuação profissional, nas aulas de Educação Física Escolar, além de contribuir com a formação inicial e continuada de professores”, explicou o coordenador do curso de Educação Física, Robson Borges. 

Para discutir a temática foi convidada a professora doutora Meily Assbú Linhares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como mediador, esteve o professor doutor e coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Sidinei Pithan da Silva.

A convidada focou sua fala em três pontos: primeiro, compartilhou como vê a problemática e o que significa abordar temas relacionados à saúde na Educação Física e Escolar; provocou reflexões entre os convidados e falou sobre potenciais possibilidades de trabalho na escola.

Para conferir o evento na íntegra, acesse:


Vídeo: Confira como foi a aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Física

                 

Teve início na UNIJUÍ o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Uma aula inaugural, realizada nesta sexta-feira, dia 27 de abril de 2018, marcou o início das aulas do Mestrado, que tem como objetivo o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) visa o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O referido curso será ofertado de forma semipresencial com oferta de forma simultânea nacional, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Educação Física. No total do programa serão 13 Polos Universitários que farão a oferta do mestrado profissional em onze universidades brasileiras (Unesp, Unijuí, UFMT, UFPE, UFG, UFScar, UEM, UFRN, UnB, UFES, UFMG).

A Unijuí e a UEM são as duas únicas universidades da região sul cadastradas para o referido projeto, sendo que a Unijuí é a única com caráter público não estatal. A oferta deste mestrado profissional é resultado de um esforço institucional da Unijuí que objetiva contribuir para o desenvolvimento regional a partir de suas práticas formativas e de pesquisa. Se articula com a caminhada histórica do Curso de Educação Física da Unijuí na Comunidade Regional, que por meio de seus professores e pesquisadores, procuram ampliar e qualificar a oferta da Educação Física na educação básica.


Unijuí participa de Encontro Nacional do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede

            

Nos dias 7 e 8 de agosto, o Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP³), recebeu o    3º Encontro Nacional do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (ProEF). Sob a coordenação das professoras Denise Ivana de Paula Albuquerque e Maria Candida Soares Del-Masso, foram realizadas diversas deliberações acerca do programa.

O encontro contou com a participação dos 14 coordenadores de colegiados de curso, de diferentes regiões do país, do vice-coordenador do IEP³, professor Marcus Vinícius Maltempi, e da professora Telma Teresinha Berchielli, pró-reitora de pós-graduação da Unesp.

Durante os dois dias, os professores realizaram uma série de mesas-redondas com temas referentes à manutenção do mestrado profissional e recursos do convênio do PROEB/CAPES.

Entre as deliberações foi aprovado o processo seletivo para a segunda turma do mestrado que deverá ocorrer neste segundo semestre de 2019 com início da 2ª turma no 1º semestre de 2020. O encontro também deliberou pela expansão do ProEF com a possibilidade de abertura de Polos na região norte e nordeste do pais seguindo sugestão da Capes quando da realização do 2º Encontro Nacional do ProEF ocorrido em Vitória/ES em maio deste ano.


Programa de Mestrado Profissional em Educação Física participa do 2º Encontro Nacional do PROEF

No período de 7 a 9 de maio, os professores Sidinei Pithan da Silva, Paulo Carlan e a mestranda Áurea Bigolin (representante discente) do PROEF- Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede participaram do 2º Encontro Nacional do PROEF, na UFES – Vitória/ES, representando o Polo da Unijuí.

De acordo com o Coordenador do PROEF, Polo Unijuí, Sidinei Pithan da Silva, “o encontro foi muito relevante pois permitiu fazer a avaliação das ações desenvolvidas até então e projetar as próximas, que tendem a ser muito promissoras”.

A participação da CAPES, no referido encontro, foi fundamental para a projeção do PROEF em escala nacional, pois abriu a possibilidade da inserção de novos Polos, bem como, na ampliação do número de vagas. Também houve análise de pontos específicos, tais como, o cadastramento de novos professores no PROEF, a discussão sobre o formato do Trabalho Final de Conclusão do Curso, bem como a avaliação do Mestrado Profissional em Educação Física.

Nas mesas de discussões, o Coordenador Sidinei pôde destacar o modo de conceber e de desenvolver o projeto do Mestrado Profissional na primeira turma, e que a Unijuí irá analisar a possibilidade de abrir nova turma, para 2020.

Na primeira edição do PROEF, no Polo Unijuí, concorreram cerca de 112 professores/as da educação básica, sendo 12 aprovados/matriculados para o preenchimento das vagas do Polo. Contudo, a tendência é aumentar a procura pelo curso.

Por fim, o Coordenador Sidinei Pithan da Silva ressaltou que é um orgulho para uma Instituição Comunitária como a Unijuí participar deste Mestrado Profissional em Educação Física e contribuir para a qualificação dos professores que atuam na educação básica.

Na interpretação da mestranda Áurea Bigolin: “A participação dos discentes no 2º Encontro Nacional do PROEF reforça a importância dada aos alunos, em âmbito nacional, sobretudo no contexto local, com base no que vivencio no Pólo da UNIJUÍ- Ijuí”.

Ainda, os discentes puderam avaliar o curso como um todo e fazer sugestões para a coordenação do Mestrado e direção da CAPES, presentes no evento.

    


Mestrado Profissional em Educação Física na Unijuí e em Rede Nacional


 

A Unijuí, por intermédio do Curso de Educação Física e do Departamento de Humanidades e Educação e, nele, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, inicia nova oferta de Mestrado Profissional em Rede conjuntamente com a UNESP - SP. No último dia 13 de abril de 2018 ocorreu em caráter nacional, via plataforma digital on-line, a aula inaugural do Mestrado.

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) visa o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O referido curso será ofertado de forma semipresencial com oferta de forma simultânea nacional, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Educação Física. No total do programa serão 13 Polos Universitários que farão a oferta do mestrado profissional em onze universidades brasileiras (Unesp, Unijuí, UFMT, UFPE, UFG, UFScar, UEM, UFRN, UnB, UFES, UFMG).

A Unijuí e a UEM são as duas únicas universidades da região sul cadastradas para o referido projeto, sendo que a Unijuí é a única com caráter público não estatal. A oferta deste mestrado profissional é resultado de um esforço institucional da Unijuí que objetiva contribuir para o desenvolvimento regional a partir de suas práticas formativas e de pesquisa. Se articula com a caminhada histórica do Curso de Educação Física da Unijuí na Comunidade Regional, que por meio de seus professores e pesquisadores, procuram ampliar e qualificar a oferta da Educação Física na educação básica.

 Os professores/as: Dr. Fernando Jaime Gonzalez, Drª Maria Simone Vione Schwengber, Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer, Dr. Paulo Carlan e Dr. Sidinei Pithan da Silva, irão constituir o corpo docente que irá assumir e conduzir a proposta na Unijuí. Os professores são membros do Grupo de Pesquisa Paidotribas e da REIIPEFE (Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar), além de atuarem no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Unijuí.

Nesta primeira turma a Unijuí contará com 12 estudantes / professores pesquisadores que atuam na educação básica. As aulas presenciais ocorrerão no Campus da Unijuí e, para a primeira turma, funcionarão de acordo com o calendário previsto pela Unesp e pela organização interna do Curso na Unijuí entre março de 2018 e junho de 2019.

A primeira aula presencial será realizada nos dias 27 e 28 de Abril. A secretaria do Curso funcionará junto ao programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Unijuí /RS. Os estudantes e demais interessados podem saber mais informações pelo telefone, (55) 3332 0417, ou e-mail – poseduca@unijui.edu.br, com a secretária Carmen Antunes, ou com o professor coordenador do polo, Sidinei Pithan da Silva, pelo e-mail sidinei.pithan@unijui.edu.br ou fone 996769983.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.