Projeto realizado entre Unijuí e NutriMais Saúde Animal é apresentado em evento - Unijuí

Projeto realizado entre Unijuí e NutriMais Saúde Animal é apresentado em evento

Os principais resultados do estudo desenvolvido pela Unijuí, em parceria com a empresa NutriMais Saúde Animal, que avalia o produto + Leite, começaram a ser apresentados nesta segunda-feira, dia 18 de janeiro, para franqueados. Até esta terça-feira, 300 franqueados participarão do evento de socialização dos dados, que acontece de forma virtual.

De acordo com a professora Denize Rosa de Fraga, doutora em Bovinocultura de Leite, o estudo é desenvolvido por meio de uma pesquisa de mestrado, cuja etapa de campo já foi concluída. A execução do projeto está sob responsabilidade da educadora, que trabalha ao lado do professor Felipe Libardoni, orientador da mestranda em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, Franciele Zborovski. Além disso, o projeto envolveu a participação de sete bolsistas, financiados pela empresa.

“Essa parceria foi desenvolvida por meio de um edital, aberto pelo Programa de Mestrado para o desenvolvimento de pesquisas na área de nutrição de bovinos. Essa empresa se credenciou, foi aprovada e, a partir disso, o projeto foi desenvolvido”, explicou Denize, lembrando que o trabalho em campo ocorreu no início de 2020 e perdurou por seis meses. Os resultados, que estão sendo divulgados, são apenas parte da pesquisa.

Um dos dados apresentados mostra que o produto + Leite é eficaz no controle da Contagem de Células Somáticas (CCS) das vacas, havendo significativa redução. Foi possível perceber, ainda, um aumento da produção de leite, sem que houvesse qualquer alteração na composição, ou seja, qualquer problema de acidose. Em relação ao perfil de ácidos graxos do leite, que tem relação com a saúde humana, o produto melhorou a nutrição dos animais e, consequentemente, produziu um leite com melhor qualidade para o consumidor final.

“Daqui para frente, realizaremos a sistematização dos dados para publicação dos resultados em revista científica de impacto internacional”, reforçou a professora Denize.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.