Estudante do Senegal defende dissertação no PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade - Unijuí

Estudante do Senegal defende dissertação no PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade

Neste mês, o estudante de origem senegalesa, Mamadou Boye Diallo, defendeu sua dissertação de Mestrado sob o título “Análise da sustentabilidade da agricultura sob a abordagem dos sistemas agrários no município de Santo Antônio das Missões da Macrorregião Missioneira do Rio Grande do Sul”, junto ao curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. A banca examinadora foi constituída pelos professores doutores Roberto Carbonera, orientador - PPGSAS/Unijuí; Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, coorientadora - PPGSAS/PPGD; Lovois de Andrade Miguel - PGDR/UFRGS e Maria Margarete Baccin Brizolla - PPGDR/Unijuí.

A dissertação teve por objetivo analisar e diagnosticar a sustentabilidade da agricultura do município de Santo Antônio das Missões, localizado na Macrorregião Missioneira do Estado, e propor linhas estratégicas de desenvolvimento agrícola. Sua realização justificou-se pela constante dinâmica e transformação que ocorre na agricultura. O estudo foi realizado com base na teoria de sistemas agrários e compreendeu diversas etapas: leitura da paisagem; entrevistas semiestruturadas junto a unidades de produção; análise técnica, econômica, social e ambiental dos principais sistemas de produção; e proposições de estratégias de desenvolvimento. 

Como principais resultados, evidenciaram-se regiões com diferenças agroecológicas marcantes: acentuada expansão do cultivo de soja, diminuição brusca da produção leiteira e redução sensível da pecuária de corte e ovinocultura, com elevadas repercussões sociais, econômicas e ambientais em área do bioma pampa. Foram caracterizados 12 tipos de sistemas de produção e cinco casos emergentes, que representam a diversidade técnica e socioeconômica da agricultura. 

Entre os tipos, três são patronais, três são familiares de grande porte, dois são familiares de médio porte, três são familiares de pequeno porte e um é familiar minifundiário. Entre os casos emergentes, um é patronal, um é familiar de grande porte, dois são familiares de pequeno porte e um é minifundiário. Os pecuaristas familiares de pequeno porte e os minifundiários possuem maior dificuldade de atingir o nível de reprodução social, de um salário mínimo mensal por unidade de trabalho proveniente das atividades agrícolas, mais o 13º salário. Mesmo havendo uma diversificação das atividades, há elevada dependência da cultura da soja para muitos produtores. 

Diante dos resultados obtidos, seria necessário criar linhas de estratégicas visando beneficiar os tipos de agricultores familiares com produção de grãos em baixa escala; os agricultores familiares com produção de leite pouco intensiva e os agricultores familiares que apresentam elevada dependência na cultura da soja, por apresentarem dificuldade de obter o nível de reprodução social. Pois, caso contrário, podem abandonar as atividades agropecuárias. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.