Mestranda avalia qualidade da água e riqueza da vegetação em banhado de Ijuí - Unijuí

Mestranda avalia qualidade da água e riqueza da vegetação em banhado de Ijuí

Reconhecendo a importância do regime hidrológico, a agora mestre em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade pela Unijuí, Silviane Koch, elaborou sua dissertação sobre a “Qualidade da água e riqueza da vegetação arbórea nativa no entorno de um banhado urbano”.

A defesa ocorreu no dia 24 de junho, sendo a banca constituída pela professora doutora Vidica Bianchi, que orientou a pesquisa; pelo professor doutor e coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, José Antonio Gonzalez da Silva; professor doutor Geraldo Ceni Coelho, da UFFS; e o professor Nelson Lima da Universidade do Minho, de Portugal.

A dissertação de Silviane usa como objeto de estudo a qualidade dos aspectos naturais do banhado localizado no bairro Elizabeth, no perímetro urbano de Ijuí. Um banhado é um ambiente de solo encharcado que, dependendo de sua localização, é encarregado de controlar as enchentes, absorvendo a água dos rios nos períodos de cheia e de amenizar a estiagem, devolvendo aos cursos de água o volume resguardado.

Entre os resultados obtidos pela acadêmica, está a regeneração natural das espécies arbóreas no entorno do banhado. “Alguns registros fotográficos do início dos anos 2000 indicam a inexistência da vegetação. Os dados do estágio sucessional das espécies comprovam que essa vegetação é uma regeneração natural que está em andamento há pelo menos 20 anos”, explica.

A pesquisa confirmou que há poluição nas águas do banhado, ocasionada pelo uso e ocupação do solo no seu entorno. “Constatou-se que o quadrante três (face sul do banhado) é o mais impactado pela ação antrópica [realizadas pelo homem], porque apresentou três parâmetros com valores superiores ou inferiores aos estabelecidos pela Resolução nº 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente para águas doces de Classe 1”, afirma.

De acordo com Silviane, foram encontrados eletrodomésticos, roupas, calçados e galhos provenientes de poda nas proximidades do banhado. “O conhecimento sobre o estado em que se encontra a conservação do banhado e sobre os prejuízos decorrentes da deposição de resíduos sólidos e despejo de efluentes domésticos é essencial para ser utilizado como um instrumento de conscientização da comunidade e dos gestores municipais”, acredita.

Para ela, a relevância da pesquisa se evidencia ao comprovar que se este ambiente estiver danificado, há possibilidade de agravar outras situações ambientais na região. “É um ecossistema que não pode ser extinto sob pena de os efeitos das estiagens serem muito mais graves. Além de que, toda a biodiversidade do local também sofrerá sérios impactos”, afirma.

Silviane já iniciou um novo desafio após concluir o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. “Quanto à carreira, continuo sendo professora da rede pública estadual e já estou cursando doutorado em Educação nas Ciências na Unijuí. Estou sempre em busca de qualificação e aperfeiçoamento”, completa.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí