Estudo analisa Rinossinusite Crônica para auxiliar no diagnóstico de pacientes - Unijuí

Estudo analisa Rinossinusite Crônica para auxiliar no diagnóstico de pacientes

Todos os semestres os Programas de Mestrado e Doutorado da Unijuí proporcionam defesas de Dissertações e Teses. Os trabalhos, de grande importância para a comunidade, ganham destaque em matéria por meio do projeto Popularização da Ciência, a partir desta semana, em uma ação da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e a Coordenadoria de Marketing. Confira o texto da bolsista do projeto, Evelin Ramos.     

           

Imagem ilustrativa

A Rinossinusite Crônica (RSC) é a inflamação da mucosa nasal e dos seios paranasais que se caracteriza por apresentar dois ou mais sintomas, um dos quais obrigatoriamente deve ser obstrução nasal ou rinorréia, durando mais de 12 semanas sem que haja resolução dos mesmos. É subdividida fenotipicamente em Rinossinusite Crônica com Polipose Nasal (RSCcPN) e sem Polipose Nasal. A RSCcPN é uma doença com prevalência relativamente baixa mas que acarreta grande perda de qualidade de vida aos doentes acometidos e ainda é um desafio em termos de tratamento para os rinologistas. 

O prognóstico e tratamento  da Rinossinusite Crônica com Polipose Nasal dependem dos perfis inflamatórios dos seus subtipos (eosinofílico e não eosinofílico) e estes  podem sofrer variações em diferentes países ou mesmo dentro de um mesmo país. Esse foi o tema estudado na dissertação da pesquisadora Gabriela Gomes Mânica, intitulada como “Perfil do padrão celular de pacientes com rinossinusite crônica com polipose nasal submetidos a cirurgia endoscópica nasossinusal no sul do Brasil”, realizado no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Atenção Integral à Saúde, da Unijuí em associação com a Unicruz.

O estudo buscou descrever as características dos pacientes com RSCcPN e comparar pacientes com perfil eosinofílico (eRSCcPN) com os pacientes com perfil não eosinofílico (neRSCcPN) nos períodos pré e pós-operatório de cirurgia endoscópica nasossinusal (CEN). Foram analisados 29 pacientes com diagnóstico de RSCcPN, submetidos a CEN e completados pelo menos 6 meses de pós-operatório, os pacientes foram recrutados para responderem ao questionário de qualidade de vida (SNOT 22), realizarem exame endoscópico nasal (segundo escore de Lund-Kennedy) e coleta de amostra de sangue. Material de biópsia foi usado para estratificação dos grupos em eRSCcPN e neRSCcPN. 

A pesquisa foi realizada com os pacientes do Centro de Otorrinolaringologia Ijuí- CORI, e as análises realizadas nos Laboratórios da Unijuí. Segundo a pesquisadora Gabriela Gomes Mânica a escolha do tema para a sua dissertação veio pela sua área de atuação: Otorrinolaringologia/ Rinologia “vimos, entre os casos estudados, que não houve diferença entre a prevalência do tipo eosinofílico e não-eosinofílico da polipose nasal. O maior número de casos não-eosinofílicos, em relação a outras áreas do Brasil, talvez possa ser explicado pelo predomínio da atividade agrícola da nossa região. Conhecer os endotipos da polipose nasal, nos ajuda a escolher o melhor tratamento para o paciente e orientá-lo sobre o seu prognóstico”, observa. 

A Dissertação de Mestrado com título  “Perfil do padrão celular de pacientes com rinossinusite crônica com polipose nasal submetidos a cirurgia endoscópica nasossinusal no sul do Brasil” foi apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, uma associação entre a Unijuí e Unicruz, com a orientação do Prof. Dr. Thiago Gomes Heck, sendo que a Comissão Examinadora foi formada por Prof.a Dra. Michelle Lavinsky Wolff – UFRGS, Prof. Dr. Otavio Bejzman Piltcher – UFRGS, Prof.a Dra. Mirna Stela Ludwig – UNIJUÍ.

Inscrições

Desde o dia 08 de setembro o Programa está com inscrições abertas para a nova turma do Mestrado. Confira todos os detalhes na página do Programa, neste link. 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.