Atenção Integral à Saúde

Aluna do Mestrado em Atenção Integral à Saúde participa de live sobre Síndrome de Burnout e a capacidade de resiliência

            

A Enfermeira Carmen Cristiane Schultz, mestranda do curso de Pós- Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, participou da live intitulada Síndrome de Burnout e a capacidade de resiliência, realizada na ULBRA- Campus Carazinho, no dia 30 de julho.

A mestranda  explanou sobre a Síndrome de Burnout e a capacidade de Resiliência da enfermagem, estratégias e ações no enfrentamento a pandemia COVID-19, com vistas a garantir assistência segura e qualificada a sociedade e minimizar danos à saúde do trabalhador. 

“As dificuldades e desafios vivenciados no dia a dia de trabalho podem levar à exaustão física e emocional, o que favorece o desenvolvimento de transtornos que podem comprometer a qualidade assistencial e a prestação de serviços em saúde (MOURÃO et al., 2017). Descrita pelo psicanalista alemão Herbert J. Freudenberg, em 1974, a Síndrome de Burnout origina-se do verbo inglês “to burn out” que significa queimar-se por completo, consumir-se (ALVES, 2017). E, por acometer principalmente profissionais cujo trabalho requer contato direto com o público, suscita uma importante questão ocupacional e social. 

Cumpre destacar que, a temática compõe a pesquisa de dissertação de mestrado  intitulada “Dor musculoesquelética, estresse, Burnout e resiliência em profissionais de enfermagem no contexto hospitalar”, que tem como orientadora a Profª Dra. Eniva Miladi Fernandes Stumm e coorientadora a Profª Dra. Patrícia Treviso.

 


Seleção do Mestrado em Atenção Integral à Saúde abre vagas para estudos sobre a covid-19

         
  

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde está com edital aberto para a seleção de novos estudantes em regime de Fluxo Contínuo. As inscrições podem ser realizadas na Página do Programa até o dia 28 de agosto. Serão 14 vagas, que serão selecionadas mediante análise de currículo, análise de projeto e entrevista. Mais informações pelos contatos ppgais@unijui.edu.edu.br. 

Neste edital, o Programa vai destinar sete vagas para candidatos que encaminharem intenção de projeto de pesquisa sobre a covid-19, devendo contemplar uma das seguintes abordagens: 

I. Avaliação laboratorial e covid-19: Exames de detecção e acompanhamento 

II. Fisiopatologia e clínica da covid-19 

III. Epidemiologia da covid-19 

IV. Análise e estimativas do impacto da covid-19 

V. Impacto ambiental da covid-19 

VI. Bem-Estar e Saúde Mental e covid-19 

VII. Cuidado e Educação em Saúde e covid-19 

VIII. Políticas Públicas de Saúde e covid-19 

IX. Estilo de Vida, Atividade Física, Comportamento Sedentário e covid-19 

X. Terapias medicamentosas e não medicamentosa para covid-19

Sobre o Programa

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, sendo reconhecido pelo MEC para oferta de Mestrado Acadêmico. Dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.


Estudo analisa os efeitos de filmes de comédia durante a hemodiálise

Confira a seguir o trabalho da enfermeira e mestre Edinara Moraes Morais, egressa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, sobre a relação entre filmes de comédia e seus efeitos durante a hemodiálise.



Apesar dos avanços obtidos no tratamento da Insuficiência Renal Crônica após a implementação da hemodiálise, esta doença apresenta elevada prevalência e mortalidade e gera prejuízos à saúde psíquica e à qualidade de vida dos pacientes. Neste sentido, tem sido descritas investigações sobre os benefícios da utilização de práticas complementares não farmacológicas durante a hemodiálise que compreendem intervenções que geram benefícios à saúde, tornam o ambiente mais agradável e podem impactar positivamente no bem-estar dos pacientes além de reduzirem os níveis de ansiedade, depressão e estresse, melhorarem o humor e diminuírem os sintomas indesejáveis e os desfechos adversos.

A partir da observação dos efeitos benéficos das terapias complementares surgiu o interesse na investigação de uma prática de lazer que proporcionasse bem-estar ao paciente durante o procedimento hemodialítico e reduzisse os desconfortos inerentes ao procedimento. Neste sentido, foi proposto aos pacientes a participar de uma prática complementar assistindo a filmes de comédia durante a sessão de hemodiálise, pois a hipótese era que esta atividade poderia promover efeitos similares a outras práticas complementares já descritas na literatura, mas com menor dificuldade de implantação nos serviços de hemodiálise. O estudo foi pioneiro em demonstrar a utilização de filmes de comédia como intervenção terapêutica em indivíduos em tratamento dialítico e se propôs a analisar os efeitos nos níveis de estresse, ansiedade, depressão, qualidade de vida, intercorrências intradialíticas e parâmetros laboratoriais. Os resultados demonstraram que a prática complementar proposta foi associada à redução nos escores de ansiedade e depressão, nas intercorrências como hipertensão e cefaléia e melhoria na qualidade de vida de pacientes renais crônicos.

A autoria deste trabalho foi da enfermeira e mestre Edinara Moraes Morais egressa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde que verificou que a apresentação de filmes durante a hemodiálise reduziu os níveis de ansiedade e depressão, melhorou a qualidade de vida e reduziu as complicações durante o procedimento. O estudo foi orientado pelo médico nefrologista Prof Doutor Paulo Moreira, da Unicruz e co-orientado pela Fisioterapeuta Profa Doutora Eliane Roseli Winkelmann, da Unijuí, integrantes do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral a Saúde.

O estudo está publicado como “Movie watching during dialysis reduces depression and anxiety and improves quality of life: a randomized clinical trial” na revista “Complementary Theraphies in Medicine” e está disponível para leitura em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0965229919317728.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde: inscrições iniciam na sexta-feira

No próximo dia 20 de março abrem as inscrições para o processo seletivo do curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde, oferta em associação entre Unicruz e Unijuí. O processo seletivo oferecerá 22 vagas.

Os interessados devem se inscrever por meio da página do curso, no Portal da Unijuí. A documentação necessária para confirmar a inscrição está descrita no edital, que está disponível no mesmo endereço.

O processo seletivo se dará em duas etapas. A primeira etapa será obrigatória, eliminatória e classificatória e será composta pela prova e pela análise do currículo. A segunda etapa será composta por entrevista e análise da intenção de projeto de pesquisa.

As inscrições seguem até o dia 30 de abril e a nova turma deve iniciar as no dia 13 de julho.

Conheça o Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde podem também ser obtidas no portal da Unicruz: www.unicruz.edu.br/ppgais

 


Mestrado em Atenção Integral à Saúde realiza Aula Inaugural e Encontro de Egressos

                   

Na sexta-feira, dia 06, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde realizou, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, Aula Inaugural e Encontro de Egressos do curso.

Na programação, que iniciou no turno da tarde, foi realizada a palestra “O enfoque interdisciplinar na pesquisa e na formação em saúde: o horizonte da complexibilidade”, com o professor Dr. SidInei Pithan da Silva (PPG Educação nas Ciências - Unijuí) e apresentação do Programa para Turma 2020, realizada pelos coordenadores do Programa, professor Dr. Thiago Gomes Heck (Unijuí) e professora Dra.Janice de Fatima Pavan Zanella (Unicruz).

E, na programação da noite, foi realizada a “Mesa Redonda: Experiências acadêmicas e profissionais de egressos do curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde”, com as mestras Natacha Cossetin Mori, Pâmela Vione Morin e Franciéli Aline Conte. Logo após, ocorreu ainda a Palestra: “O mundo do trabalho está mudando? (Visão de futuro do mercado de trabalho)”, com a professora Dra. Ana Maria Bellani Migott, da Universidade de Passo Fundo.

No evento, os participantes também prestigiaram uma apresentação da Banda Municipal Carlos Gomes.

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde podem também ser obtidas no portal da Unicruz: www.unicruz.edu.br/ppgais


Estão abertas as inscrições para Aluno Especial do Mestrado em Atenção Integral à Saúde

                     

Estão abertas as Inscrições para Aluno Especial do Mestrado em Atenção Integral à Saúde. As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail ppgais@unijui.edu.br até o dia 08 de agosto de 2019 por meio de preenchimento de formulário disponível na página do Programa. A matrícula deve ser realizada diretamente na Secretaria Acadêmica da Unijuí, entre os dias 05 e 08 de agosto de 2019. 

Para o segundo semestre de 2019 são ofertadas quatro vagas para cada uma das seguintes disciplinas: Reabilitação Multidisciplinar em Indivíduos com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis; Plantas Medicinais na Atenção à Saúde; Biomarcadores Celulares e Moleculares das Populações; Epidemiologia.

O Edital completo está disponível na Página do Programa.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar em associação ampla entre Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).