Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Atenção Integral à Saúde

Mestrandos em Atenção Integral à Saúde propõem estratégia de transição do cuidado para pacientes no pós-operatório

A transição do cuidado é compreendida como o desenvolvimento de ações por profissionais de saúde, a fim de garantir a continuidade dos cuidados de saúde na transferência de pacientes entre diferentes serviços, como do hospital para os postos de saúde. Ao se tratar de pacientes cirúrgicos, este contexto é ainda mais complexo, tendo em vista a fragilidade do paciente no status pós-operatório, já que existem diversos fatores que o limitam neste período, como a insegurança, a dor e a baixa compreensão dos procedimentos realizados e das suas possíveis complicações.

A partir desta problemática, discutida nas disciplinas de Políticas Públicas e Educação em Saúde do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) da Unijuí, os mestrandos Alisson Castanho (médico), Tainara Bonmann (biomédica), Juliana Feix (enfermeira) e Gustavo Barreto (médico), coordenados pela professora Adriane Kolankiewicz, trabalharam a partir da compreensão do problema, das discussões realizadas em sala de aula, das vivências e da revisão de literatura. Eles foram desafiados pelos demais professores da disciplina - Arnaldo Nogaro, Cristina Thumm, Janaína Coser e Marília Krug - a propor estratégias de solução pautadas em evidências científicas.

Visto que a transição do paciente cirúrgico para outros serviços, após a alta, é uma preocupação dos gestores e dos profissionais de saúde, pois, por vezes, gera visitas hospitalares excessivas, aumento de custos para o sistema público de saúde, além do prejuízo para o paciente, que não consegue muitas vezes ter acesso a dúvidas que podem surgir sobre o procedimento e sua condição cirúrgica, os mestrandos elaboraram um sumário de alta que pode ter três vias, ficando uma de posse do paciente, outra do hospital e a terceira com a equipe de atenção básica. O sumário de alta contém informações clínicas importantes sobre os pacientes, bem como o contato telefônico do serviço e orientações quanto aos cuidados cirúrgicos que os pacientes e equipe de saúde devem seguir.

Após a elaboração do material, os mestrandos treinaram as equipes de enfermagem e da Residência Médica em Ortopedia do Hospital de Caridade de Erechim para o uso do sumário, além de discutir a importância do seu uso. O referido trabalho teve importante contribuição social, tendo em vista que o hospital é referência em cirurgia ortopédica para mais de 130 municípios e passou, desde então, a utilizar a nota de alta com todos os seus pacientes da ortopedia, tornando-se um protocolo da instituição. 

Para o mestrando Gustavo, que coordenou a discussão com os gestores do hospital e com as equipes de enfermagem e médica, está sendo muito gratificante, pois a ação da disciplina foi implementada na instituição e passa a alcançar muitas pessoas. Com isso, reduziu-se o número de retornos desnecessários, filas, custos de transporte e deixou os pacientes muito mais seguros, confiantes e confortáveis em seu pós-operatório. Inicialmente, a iniciativa foi testada com um grupo de pacientes e, agora, já está sendo implementadaq em outras áreas da ortopedia.

Para a mestranda Tainara, a proposta apresentada pela disciplina fez com que o grupo refletisse sobre a realidade dos serviços de saúde que fazem parte da rede de atenção à saúde, desafiando os estudantes a pensar em uma solução a partir de evidências. Foi um desafio gratificante, segundo ela, já que contribui para o bem-estar do paciente, bem como para a melhora dos serviços de saúde.

Já para a mestranda Juliana, que atua na Atenção Primária à Saúde, foi muito gratificante poder contribuir para um melhor atendimento à população por meio das discussões interdisciplinares do PPGAIS. Como ressalta, as ações propostas pelo Programa estão, com certeza, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população e continuidade dos cuidados entre os serviços de saúde.


PPG em Atenção Integral à Saúde promoverá seminário sobre as “Ferramentas de tradução do conhecimento”

No dia 18 de setembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde promoverá um seminário com o tema “Ferramentas de tradução do conhecimento: como aplicar no processo de pesquisa”. O PPGAIS é um projeto interinstitucional, com característica interdisciplinar, que acontece em associação ampla entre a Unijuí, Unicruz e a URI Erechim. 

Agendado para acontecer às 19h, na Sala 102 do Prédio 14 do cammpus da Unijuí em Ijuí, o seminário terá como palestrante a doutora Elisiane Lorenzini, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC).


Estudo da Unijuí sobre jejum intermitente é publicado em revista científica internacional

Recentemente, foi publicado por pesquisadores da Unijuí um estudo na revista científica internacional Nutrition (Nutrição), intitulado Effects of alternate day fasting and time-restricted feeding in obese middle-aged female rats (Efeitos do jejum de dias alternados e da alimentação com restrição de tempo em ratas obesas de meia-idade). A revista está classificada como a 18ª em relevância na área da Nutrição, entre 131 revistas, e como a 40ª na área de Medicina: Endocrinologia, diabetes e metabolismo, de acordo com ranking global de revistas científicas indexadas na Scopus.

Este estudo é fruto de uma investigação iniciada em 2018, como projeto piloto, no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Nutrição da Unijuí pela hoje nutricionista Bruna Endl Bilibio, sob orientação do professor doutor Thiago Gomes Heck. A ideia da pesquisa nasceu no contexto de que, atualmente, a população mundial está vivenciando o que chamamos de transição nutricional, que tem levado a grandes preocupações das sociedades científicas e esferas da administração pública. 

Nessa chamada transição nutricional, epidemiologicamente se observam mudanças no perfil nutricional da população em um curto período de tempo, ou seja, a alta prevalência de desnutrição dá lugar à alta prevalência de obesidade. São vários os fatores que estão desencadeando essa transição, sendo o principal as mudanças na qualidade da dieta, com aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, fast-foods, gorduras saturadas e trans, e a diminuição do consumo de vegetais, frutas e fibras alimentares.

Após concluir a graduação, a nutricionista Bruna Bilibio continuou sua pesquisa no Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPeF) no mestrado, no programa de Pós-graduação em Atenção Integral a Saúde (PPGAIS), sob orientação do professor Thiago Heck e coorientação do professor doutor Vinicius Cruzat da Southern Cross University, da Austrália.

O trabalho foi realizado no Laboratório de Ensaios Biológicos da Unijuí pelos integrantes do GPeF, mesmo diante das muitas dificuldades impostas pela pandemia, na linha de pesquisa Processos Químicos e Biológicos em Saúde do PPGAIS. O estudo teve a participação de bolsistas de iniciação científica (Welerson dos Reis e Juliana Pinheiro do curso de Medicina, e Letícia Compagnon do curso de Fisioterapia), mestrandos (Lucas Sulzbacher e Diovana de Batista), voluntários e pesquisadores do GPeF vinculados ao PPGAIS (professor Matias Frizzo e professora Mirna Ludwig).

O estudo investigou os efeitos de dois modelos diferentes de jejum intermitente em ratas obesas de meia-idade alimentadas com dieta hiperlipídica. Esta dieta é um modelo de estudo de obesidade e processo de desenvolvimento de diabetes. Sabe-se que as alterações causadas pela obesidade podem ser agravadas durante o envelhecimento feminino, devido às mudanças causadas pela diminuição da produção de hormônios ligados ao ciclo reprodutivo feminino. É comum que mulheres de meia-idade vivenciem mudanças na composição corporal devido ao processo de envelhecimento que, somadas à obesidade, podem se agravar.

Nesse cenário, são recomendas estratégias que facilitem a redução da adiposidade corporal e promovam a adesão a um estilo de vida mais saudável. Uma das abordagens mais comuns são as famosas dietas (intervenções) que reduzem a oferta de calorias na alimentação (conhecida como restrição calórica), sendo muito comum existir a adesão às conhecidas “dietas da moda” por parte principalmente da população feminina, como por exemplo o jejum intermitente.

Essa estratégia consiste na realização de período de jejum prolongado, sendo os mais estudados e realizados o jejum de dias alternados (JDA) e a alimentação com restrição de tempo (ART). Embora existam resultados promissores em relação à diminuição de peso corporal e melhora de marcadores metabólicos, as evidências ainda são contraditórias e parecem depender de vários fatores como tempo de jejum, idade, sexo, consumo alimentar, entre outros.

Os resultados do estudo da Unijuí indicam que, embora as abordagens de jejum intermitente levaram à redução do peso corporal das ratas, tais estratégias falharam em promover melhorias na adiposidade e marcadores de saúde metabólica, como perfil glicêmico e lipídico. Além disso, a prática dos jejuns levou ao aumento de biomarcadores de inflamação, que podem promover danos à saúde. Tais resultados, realizados com este modelo pré-clínico, sugerem cautela ao realizar essas estratégias dietéticas.

O estudo foi realizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (#307926/2022-2), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes e Unijuí.


Unijuí participa de pesquisa nacional que avalia os efeitos da alimentação cardioprotetora brasileira adaptada para hipercolesterolemia familiar

A Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde e do Grupo de Pesquisa em Fisiologia, está fazendo parte de uma pesquisa nacional, coordenada pelo Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração (Hcor) de São Paulo. Intitulada “Efeito da Alimentação Cardioprotetora Brasileira adaptada e suplementada com fitosteróis e/ou óleo de krill em pacientes com hipercolesterolemia familiar”, a pesquisa tem como objetivo conduzir um estudo piloto para avaliar o efeito da alimentação cardioprotetora brasileira (DICA Br), suplementada ou não com fitosteróis e/ou óleo de krill, em pacientes com diagnóstico provável ou definitivo de hipercolesterolemia familiar (HF). 

A pesquisa, realizada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde, está sendo realizada em âmbito nacional, contemplando cerca de 100 pacientes atendidos em 15 centros de pesquisa participantes, nos Estados de Goiás, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com encerramento previsto para o final de 2023.

Podem participar da pesquisa adultos acima de 20 anos de idade com diagnóstico provável ou definitivo de hipercolesterolemia familiar. Dentre os critérios para participar estão: o participante, obrigatoriamente,  já deve estar em tratamento para redução do colesterol, ou seja, já deve estar utilizando ao menos um destes medicamentos há pelo menos seis semanas: Sinvastatina, Lovastatina, Pravastatina, Atorvastatina, Rosuvastatina, Pitavastatina ou Fluvastatina. 

É necessário que o participante tenha ao menos um parente de primeiro grau portador de doença vascular/coronariana prematura (homens com menos de 55, mulheres com menos de 60 anos); ou parente adulto com colesterol total acima de 290 mg/dl; ou ainda parente de primeiro grau com menos de 16 anos com colesterol acima de 260 mg/dl. Também é requisito ser portador de doença coronariana prematura (homens com menos de 55, mulheres com menos de 60 anos) ou portador de doença cerebral ou periférica prematura (homens com menos de 55, mulheres com menos de 60 anos). 

Os pacientes serão acompanhados por um período de quatro meses (120 dias), a cada 40, 80 e 120 dias. Os participantes terão acesso à avaliação física, antropométrica e coleta de material biológico (saliva e sangue) para exames, de forma gratuita. O participante da pesquisa poderá, se desejar, participar de uma outra etapa que investiga se possui mutações genéticas que tenham potencial impacto conhecido à sua saúde. Cada pessoa receberá retorno do resultado/laudo de um geneticista do Hcor.

“Durante todo o segundo semestre do ano passado, nós, do Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unijuí, passamos por um processo rigoroso de certificação, que incluiu análise da titulação e experiência dos professores em pesquisa, assim como da estrutura dos laboratórios institucionais, como o Unilab e o Laboratório de Ensaios Biológicos (LEBio). Além disso, foram meses de preparação da equipe de pesquisa, de formação dos estudantes, dos técnicos de laboratório e da equipe de apoio. É possível dizer que a Unijuí representa a interiorização desse projeto, já que a maioria dos centros escolhidos está em grandes cidades”, explicou o professor doutor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, Thiago Heck. 

Conforme destaca a estudante de Biomedicina e voluntária na pesquisa, Isadora Sulzbacher Ouriques, “uma fase longa de preparação foi realizada na Unijuí, assim como aconteceu nos demais centros escolhidos”, e o resultado, conforme aponta, mostra a excelência da Unijuí ao estar preparada para receber uma pesquisa nacional. “Estamos dentro de um parâmetro que é rigoroso, não apenas quanto às nossas estruturas, mas quanto à equipe. Significa que nosso trabalho está sendo bem visto”, disse.

Neste momento, segundo o professor Thiago Gomes Heck, a pesquisa está sendo divulgada e pessoas estão sendo recrutadas em todo o País. Foram incluídas mais de 30 pessoas em todo território, dentre as centenas de pessoas que têm provável diagnóstico de hipercolesterolemia familiar, devido ao rigoroso processo de inclusão. A hipercolesterolemia familiar é uma causa genética comum de doença coronariana prematura (condição que afeta os vasos sanguíneos que fornecem sangue e oxigênio para o músculo cardíaco), oferecendo risco especialmente de ataque cardíaco (infarto agudo do miocárdio), devido à exposição ao longo da vida às altas concentrações de colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL-c), o chamado “colesterol ruim”. 

A HF afeta, aproximadamente, uma em cada 300 pessoas na população em geral, sendo que a prevalência pode ser até 18 vezes maior em indivíduos com doença cardiovascular aterosclerótica (quando ocorre acúmulo de placas de gordura e cálcio nas paredes das artérias, o que pode levar à diminuição do fluxo sanguíneo de nutrientes e oxigênio). Portanto, para participar, é necessário que o participante tenha apresentado exames com níveis sanguíneos elevados de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C). 

Interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp 55 99112-2306. Uma entrevista será inicialmente realizada por telefone e, depois, agendada uma visita, onde será coletada uma amostra de sangue para realização de um exame completo e repassadas as orientações nutricionais.

Conforme explica o professor Thiago Heck, a Alimentação Cardioprotetora Brasileira (DICA Br) - abordagem dietética que visa proteger o coração e prevenir doenças cardíacas - já é reconhecida pelo Ministério da Saúde por ser uma proposta de alimentação saudável, acessível e baseada em diretrizes nutricionais para controle de fatores de risco cardiovascular. A DICA Br foi originalmente elaborada e vem sendo testada no contexto da prevenção cardiovascular. E neste projeto, está sendo testada a adaptação da DICA Br para o contexto da hipercolesterolemia familiar, para avaliar a sua efetividade de forma isolada ou acrescida de suplementos nutricionais já reconhecidos, como os fitosteróis e o óleo de krill (alternativa mais sustentável para a ingestão de ácidos graxos ômega-3 em comparação ao óleo de peixe), ampliando a gama de tratamentos dietéticos recomendados para esses pacientes. 

Geralmente, a ingestão desses nutrientes na forma de alimentos é baixa na população brasileira, não atingindo os níveis terapêuticos necessários e recomendados para o tratamento das dislipidemias. As intervenções a serem avaliadas na primeira etapa do estudo serão: Grupo 1 (controle): DICA Br adaptada para HF (DICA-HF) + placebo de fitosterol + placebo de óleo de krill; Grupo 2: DICA-HF + 2g/dia de fitosterol + placebo de óleo de krill; Grupo 3: DICA-HF + placebo de fitosterol +2g/dia de óleo de krill; e Grupo 4: DICA-HF + 2g/dia de fitosterol +2g/dia de óleo de krill.




PPG em Atenção Integral à Saúde oferta vagas para alunos eventuais

Estão abertas as inscrições para aluno eventual do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), para ingresso no primeiro semestre de 2023. O PPGAIS é uma associação entre Unijuí, Unicruz e Uri Erechim. Interessados devem realizar a inscrição até a próxima quinta-feira, 16 de março, seguindo as instruções disponíveis no site unijui.edu.br/ppgais.

Ao todo, estão sendo ofertadas três disciplinas de dois créditos: Atividade Física e Exercício Físico para Populações Especiais (na quarta-feira à noite), Políticas Públicas em Saúde (na sexta-feira à tarde) e Pesquisa em Saúde I (na sexta-feira à noite). Serão disponibilizadas quatro vagas para cada disciplina, podendo o número ser alterado conforme demanda pela disciplina e deliberação da coordenação. 

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário eletrônico disponível neste link. Já para realizar a matrícula, o candidato deverá encaminhar os documentos listados no Edital nº 1/2023, que pode ser acessado no site unijui.edu.br/ppgais. Para obter mais informações, entre em contato pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br, pelo telefone 55 3332 0200 - Ramal 3214 ou WhatsApp 55 9 9121 3919.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde está com inscrições abertas para ingresso em 2023

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), ofertado em associação interinstitucional entre Unijuí, Unicruz e URI Erechim. O Edital nº 17/2022 complementa e amplia as vagas do Edital nº 09/2022, devido à recente adesão da URI Erechim como instituição associada ao PPGAIS. Interessados em ingressar no curso de Mestrado no primeiro semestre de 2023 podem realizar a inscrição em unijui.edu.br/ppgais, até dia 23 de fevereiro. 

O processo seletivo será dividido em três etapas: análise do currículo do candidato, análise da intenção de projeto de pesquisa e entrevista, que será realizada de 27 a 28 de fevereiro. Já a divulgação da lista de aprovados e suplentes ocorrerá no dia 1º de março.

O PPGAIS dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. O curso de Mestrado é destinado a profissionais com formação superior na área da Saúde e áreas afins.

Para mais informações sobre o processo seletivo, documentação necessária e inscrições, acesse a página unijui.edu.br/ppgais, onde está disponível o Edital completo, ou entre em contato com a Secretaria do Programa, através do telefone 55 3332 0522 ou e-mail ppgais@unijui.edu.br.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde encerra as inscrições nesta quarta-feira

Encerra-se nesta quarta-feira, 30 de novembro, as inscrições para o Mestrado em Atenção Integral à Saúde, ofertado pela Unijuí em associação com a Unicruz. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/ppgais, onde é possível conferir o edital e realizar a inscrição.

Voltado à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, o mestrado destina-se aos profissionais com formação superior na área de saúde ou áreas afins. 

Ao todo, são ofertadas 22 vagas, nas duas linhas de pesquisa do programa: a primeira, Processos saúde-doença-cuidado, investiga a atenção à saúde nas diferentes fases do curso da vida. Estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde.  

A segunda linha de pesquisa, Processos químicos e biológicos em saúde, desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar. Investiga e desenvolve biomarcadores por meio de estudos in vitro, com modelos animais e com seres humanos. Compreende a produção de conhecimentos científicos de forma a subsidiar e qualificar a atenção à saúde.

Os inscritos vão passar por três fases no processo seletivo: análise de currículo, análise da intenção do projeto de pesquisa e entrevista.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br ou pelo telefone 3332.0522 - ramal: 3214.


PPGAIS está ofertando bolsas de 100% a profissionais da rede de atenção à saúde de Ijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) está ofertando duas bolsas de estudo integrais para o curso de Mestrado, na turma de 2023. As bolsas são destinadas a profissionais da rede de atenção à saúde de Ijuí, aprovados no Edital PPGAIS nº 09/2022, que dispõe sobre a seleção para aluno regular do Programa. Entre os selecionados, compete ao Poder Público Municipal indicar os dois profissionais contemplados com o benefício.

As bolsas referem-se, de acordo com o previsto no Projeto do Curso de Medicina da Unijuí, ao Plano de Contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do Sistema Único de Saúde do município. Preferencialmente, o profissional apontado pelo Poder Público para usufruir da bolsa deverá ser médico. Não havendo médico selecionado, a indicação deverá ser de outro profissional da rede de atenção à saúde de Ijuí.

Profissionais da saúde da rede pública municipal, interessados em concorrer às bolsas de estudo, devem se inscrever no processo seletivo do Mestrado em Atenção Integral à Saúde até o dia 14 de novembro, através do site  unijui.edu.br/ppgais, na aba “Processo seletivo e matrícula”. Para mais informações sobre a concessão das bolsas, acesse o Edital GR nº 14/2022 neste link ou entre em contato pelo telefone 55 3332 0522 ou pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Mestre em Atenção Integral à Saúde tem dissertação publicada em revista internacional

A egressa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, Caroline Donini Rodrigues, publicou os resultados de sua dissertação na revista Cancer Nursing - An International Journal for Cancer Care Research. A mestranda foi orientada pela professora doutora Adriane Kolankiewicz, vinculada ao Grupo de Pesquisa Cuidado, Gestão e Educação em Enfermagem e Saúde. O resumo do estudo está disponível em Cancer Nurs. 2022 Aug 29. doi: 10.1097/NCC.0000000000001160. Online ahead of print.

A publicação trata de um estudo de métodos mistos para avaliar a transição do cuidado na perspectiva de pacientes com neoplasias de aparelho digestivo e sua equipe multidisciplinar; identificar os fatores que influenciam na transição do cuidado; e busca criar ações para melhorar a transição do cuidado, de forma coletiva, com os profissionais da instituição investigada.

Os resultados demonstram que a transição de cuidados pode ser melhorada durante o planejamento de alta, com a implantação de protocolos para pacientes com neoplasia do trato digestivo e com a identificação de um cuidador de referência para ajudar os pacientes a navegar no sistema de saúde. Resultados que podem ser diretamente aplicados para melhorar a prática clínica e o cuidado ao paciente.

De acordo com informações obtidas pelo Programa, este é o primeiro estudo de métodos mistos sobre o tema. A pesquisa contou com a colaboração de pesquisadores brasileiros, do Canadá e do Reino Unido. Outros estudos sobre a temática estão sendo finalizados pelas mestres Ana Missio e Márcia Amaral e outros desenvolvidos pelas mestrandas do Programa, Denise Casagrande, Ane Poli Peterson, Eliana Gheno e Francini Rodrigues, e pelas bolsistas de Iniciação Científica e voluntários, e futuramente serão divulgados.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde abre inscrições para processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), ofertado pela Unijuí em associação com a Unicruz, abriu nesta segunda-feira, 12 de setembro, as inscrições para o curso de Mestrado. Ao todo, são ofertadas 22 vagas para o processo seletivo que compreende análise de currículo, análise da intenção do projeto de pesquisa e entrevista. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro, no endereço unijui.edu.br/ppgais

O mestrado possui duas linhas de pesquisa: a primeira, Processos saúde-doença-cuidado, investiga a atenção à saúde nas diferentes fases do curso da vida. Estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde. Já a segunda, Processos químicos e biológicos em saúde, desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar. Investiga e desenvolve biomarcadores por meio de estudos in vitro, com modelos animais e com seres humanos.

Criado em 2014, o PPGAIS desenvolve pesquisas de forma interdisciplinar na rede de atenção à saúde, em clínicas, hospitais públicos e privados de toda a região do Noroeste do Estado e em laboratório, pré-clínica e pesquisa clínica e epidemiológica. Neste período, o programa já se tornou referência na área, sendo uma importante ferramenta também durante a pandemia de covid-19.

“Mesmo com todas as dificuldades inerentes da pandemia, o mestrado desenvolveu neste período um conjunto de pesquisas tanto na área básica, de fisiopatologia, quanto na área epidemiológica e assistencial, estudando como os serviços se envolveram e enfrentaram este processo. Nessa rede de pesquisa, tanto local como nacional e internacional, o mestrado realizou produções científicas relevantes e que têm sido referência em diferentes países”, destacou o coordenador do programa, professor doutor Thiago Heck.

Além de ter a característica multidisciplinar, integrando diferentes áreas da saúde, a associação entre a Unijuí e a Unicruz traz ainda mais benefícios aos estudantes. “Por meio do mestrado associado o estudante tem acesso às bibliotecas, pesquisas e disciplinas nas duas instituições, potencializando o processo de formação e o percurso formativo ao longo do curso”. 

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde é destinado a profissionais da área da saúde e afins. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br ou telefone 3332.0522 - Ramal: 3214.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.