Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Atenção Integral à Saúde

Mestrado em Atenção Integral à Saúde está com inscrições abertas para ingresso em 2023

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), ofertado em associação interinstitucional entre Unijuí, Unicruz e URI Erechim. O Edital nº 17/2022 complementa e amplia as vagas do Edital nº 09/2022, devido à recente adesão da URI Erechim como instituição associada ao PPGAIS. Interessados em ingressar no curso de Mestrado no primeiro semestre de 2023 podem realizar a inscrição em unijui.edu.br/ppgais, até dia 23 de fevereiro. 

O processo seletivo será dividido em três etapas: análise do currículo do candidato, análise da intenção de projeto de pesquisa e entrevista, que será realizada de 27 a 28 de fevereiro. Já a divulgação da lista de aprovados e suplentes ocorrerá no dia 1º de março.

O PPGAIS dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. O curso de Mestrado é destinado a profissionais com formação superior na área da Saúde e áreas afins.

Para mais informações sobre o processo seletivo, documentação necessária e inscrições, acesse a página unijui.edu.br/ppgais, onde está disponível o Edital completo, ou entre em contato com a Secretaria do Programa, através do telefone 55 3332 0522 ou e-mail ppgais@unijui.edu.br.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde encerra as inscrições nesta quarta-feira

Encerra-se nesta quarta-feira, 30 de novembro, as inscrições para o Mestrado em Atenção Integral à Saúde, ofertado pela Unijuí em associação com a Unicruz. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/ppgais, onde é possível conferir o edital e realizar a inscrição.

Voltado à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, o mestrado destina-se aos profissionais com formação superior na área de saúde ou áreas afins. 

Ao todo, são ofertadas 22 vagas, nas duas linhas de pesquisa do programa: a primeira, Processos saúde-doença-cuidado, investiga a atenção à saúde nas diferentes fases do curso da vida. Estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde.  

A segunda linha de pesquisa, Processos químicos e biológicos em saúde, desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar. Investiga e desenvolve biomarcadores por meio de estudos in vitro, com modelos animais e com seres humanos. Compreende a produção de conhecimentos científicos de forma a subsidiar e qualificar a atenção à saúde.

Os inscritos vão passar por três fases no processo seletivo: análise de currículo, análise da intenção do projeto de pesquisa e entrevista.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br ou pelo telefone 3332.0522 - ramal: 3214.


PPGAIS está ofertando bolsas de 100% a profissionais da rede de atenção à saúde de Ijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) está ofertando duas bolsas de estudo integrais para o curso de Mestrado, na turma de 2023. As bolsas são destinadas a profissionais da rede de atenção à saúde de Ijuí, aprovados no Edital PPGAIS nº 09/2022, que dispõe sobre a seleção para aluno regular do Programa. Entre os selecionados, compete ao Poder Público Municipal indicar os dois profissionais contemplados com o benefício.

As bolsas referem-se, de acordo com o previsto no Projeto do Curso de Medicina da Unijuí, ao Plano de Contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do Sistema Único de Saúde do município. Preferencialmente, o profissional apontado pelo Poder Público para usufruir da bolsa deverá ser médico. Não havendo médico selecionado, a indicação deverá ser de outro profissional da rede de atenção à saúde de Ijuí.

Profissionais da saúde da rede pública municipal, interessados em concorrer às bolsas de estudo, devem se inscrever no processo seletivo do Mestrado em Atenção Integral à Saúde até o dia 14 de novembro, através do site  unijui.edu.br/ppgais, na aba “Processo seletivo e matrícula”. Para mais informações sobre a concessão das bolsas, acesse o Edital GR nº 14/2022 neste link ou entre em contato pelo telefone 55 3332 0522 ou pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Mestre em Atenção Integral à Saúde tem dissertação publicada em revista internacional

A egressa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, Caroline Donini Rodrigues, publicou os resultados de sua dissertação na revista Cancer Nursing - An International Journal for Cancer Care Research. A mestranda foi orientada pela professora doutora Adriane Kolankiewicz, vinculada ao Grupo de Pesquisa Cuidado, Gestão e Educação em Enfermagem e Saúde. O resumo do estudo está disponível em Cancer Nurs. 2022 Aug 29. doi: 10.1097/NCC.0000000000001160. Online ahead of print.

A publicação trata de um estudo de métodos mistos para avaliar a transição do cuidado na perspectiva de pacientes com neoplasias de aparelho digestivo e sua equipe multidisciplinar; identificar os fatores que influenciam na transição do cuidado; e busca criar ações para melhorar a transição do cuidado, de forma coletiva, com os profissionais da instituição investigada.

Os resultados demonstram que a transição de cuidados pode ser melhorada durante o planejamento de alta, com a implantação de protocolos para pacientes com neoplasia do trato digestivo e com a identificação de um cuidador de referência para ajudar os pacientes a navegar no sistema de saúde. Resultados que podem ser diretamente aplicados para melhorar a prática clínica e o cuidado ao paciente.

De acordo com informações obtidas pelo Programa, este é o primeiro estudo de métodos mistos sobre o tema. A pesquisa contou com a colaboração de pesquisadores brasileiros, do Canadá e do Reino Unido. Outros estudos sobre a temática estão sendo finalizados pelas mestres Ana Missio e Márcia Amaral e outros desenvolvidos pelas mestrandas do Programa, Denise Casagrande, Ane Poli Peterson, Eliana Gheno e Francini Rodrigues, e pelas bolsistas de Iniciação Científica e voluntários, e futuramente serão divulgados.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde abre inscrições para processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), ofertado pela Unijuí em associação com a Unicruz, abriu nesta segunda-feira, 12 de setembro, as inscrições para o curso de Mestrado. Ao todo, são ofertadas 22 vagas para o processo seletivo que compreende análise de currículo, análise da intenção do projeto de pesquisa e entrevista. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro, no endereço unijui.edu.br/ppgais

O mestrado possui duas linhas de pesquisa: a primeira, Processos saúde-doença-cuidado, investiga a atenção à saúde nas diferentes fases do curso da vida. Estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde. Já a segunda, Processos químicos e biológicos em saúde, desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar. Investiga e desenvolve biomarcadores por meio de estudos in vitro, com modelos animais e com seres humanos.

Criado em 2014, o PPGAIS desenvolve pesquisas de forma interdisciplinar na rede de atenção à saúde, em clínicas, hospitais públicos e privados de toda a região do Noroeste do Estado e em laboratório, pré-clínica e pesquisa clínica e epidemiológica. Neste período, o programa já se tornou referência na área, sendo uma importante ferramenta também durante a pandemia de covid-19.

“Mesmo com todas as dificuldades inerentes da pandemia, o mestrado desenvolveu neste período um conjunto de pesquisas tanto na área básica, de fisiopatologia, quanto na área epidemiológica e assistencial, estudando como os serviços se envolveram e enfrentaram este processo. Nessa rede de pesquisa, tanto local como nacional e internacional, o mestrado realizou produções científicas relevantes e que têm sido referência em diferentes países”, destacou o coordenador do programa, professor doutor Thiago Heck.

Além de ter a característica multidisciplinar, integrando diferentes áreas da saúde, a associação entre a Unijuí e a Unicruz traz ainda mais benefícios aos estudantes. “Por meio do mestrado associado o estudante tem acesso às bibliotecas, pesquisas e disciplinas nas duas instituições, potencializando o processo de formação e o percurso formativo ao longo do curso”. 

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde é destinado a profissionais da área da saúde e afins. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br ou telefone 3332.0522 - Ramal: 3214.


Professor do PPG em Atenção Integral à Saúde palestra para estudantes da Fairmont State University - EUA

Nesta segunda-feira, 11 de julho, o professor da Unijuí, pesquisador do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, Thiago Gomes Heck, palestrou sobre “Algumas funções das proteínas de choque térmico na saúde e na doença” - tradução do título original da palestra, Some roles of heat shock proteins in health and disease - para estudantes de graduação e pós-graduação da Fairmont State University, localizada em West Virginia, EUA.

A palestra ocorreu remotamente, como parte da programação de “Immersion Program”, evento similar a uma semana de imersão na pesquisa em diferentes áreas, como ocorre anualmente no Salão do Conhecimento da Unijuí. O evento contou com outros palestrantes internacionais, que abordaram temas como doenças neurodegenarativas, saúde pública, pandemia e uso de suplementos alimentares. 

A palestra do professor Thiago Heck abordou principalmente as funções das proteínas de choque térmico (HSPs, do inglês Heat Shock Proteins) e disfunções que ocorrem nestas proteínas em doenças como o diabetes. Além disso, foi abordado o papel de estratégias terapêuticas, como o exercício físico e a terapia térmica de calor, como meio de modular as HSPs, e assim promover benefícios a indivíduos com diabetes. Por fim, a palestra mostrou os avanços científicos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unijuí no estudo destas proteínas como biomarcadores e alvos terapêuticos.

O professor destacou que, embora seja bastante difícil a continuidade da pesquisa no laboratório durante os últimos anos, por conta da pandemia, o envolvimento de estudantes de mestrado, doutorado e bolsistas de iniciação científica tem sido fundamental para a continuidade desta linha de investigação. “Também avançamos nas relações internacionais de pesquisa, mesmo que remotamente, e este convite para representar o grupo na palestra é fruto deste processo todo de dedicação de professores e estudantes”.

 


Com edital aberto, PPG em Atenção Integral à Saúde tira dúvidas de candidatos

Na noite desta segunda-feira, 20 de junho, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) realizou, de forma online, um bate-papo com interessados em ingressar no mestrado, a fim de sanar dúvidas sobre o processo seletivo e a estrutura do curso. 

Ofertado pela Unijuí em associação com a Universidade de Cruz Alta (Unicruz), o Programa de Pós-Graduação é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, que permite, durante a formação do mestrando, uma troca de experiências e conhecimentos entre professores, estudantes e pesquisadores de diferentes áreas.

Conforme explicou o coordenador do Programa na Unijuí, professor doutor Thiago Gomes Heck, o PPGAIS foi recomendado pela Capes/MEC em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC em 2014, para oferta do mestrado acadêmico. Agora, a coordenação aguarda a avaliação dos últimos quatro anos, pelo Ministério da Educação, para solicitar a oferta do doutorado. 

“Já contamos com 124 mestres formados pelo Programa, com diploma certificado por ambas as instituições: Unijuí e Unicruz. Temos 62 estudantes em curso, divididos em nossas duas linhas de pesquisa: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde”, explicou o coordenador, lembrando que o curso conta com 16 professores de diferentes áreas da saúde. 

Aos interessados, o PPGAIS está com edital aberto, em regime de fluxo contínuo, com inscrições até o dia 1º de setembro, pelo endereço unijui.edu.br/ppgais. Podem concorrer às sete vagas ofertadas profissionais com formação superior na área da saúde ou com formação em áreas afins. O processo seletivo conta com análise de currículo, análise da intenção do projeto de pesquisa e entrevista. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br, pelo telefone (55) 3332.0200 - ramal 3214 ou WhatsApp (55) 9 91213919.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde tem atividade conjunta com o CER III - Unir

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde, fruto de uma associação entre a Unicruz e a Unijuí, realizou, na disciplina de Reabilitação Multidisciplinar em Doenças Não Transmissíveis, uma atividade integrada com a equipe de reabilitação do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual, CER III - Unir da Unijuí. 

Coordenada pelas professoras Eliane Roseli Winkelmann e Evelise Moraes Berlezi, a disciplina é uma das eletivas, onde o curso tem a oportunidade de ampliar o conhecimento e participar de discussões referentes aos processos de reabilitação nos diferentes níveis de atenção à saúde. A disciplina ocorre de forma presencial no campus da Unijuí, com possibilidade de participação remota.

Na última aula, integrou-se à disciplina o CER III - Unir, representado pela supervisora Giseli Aguiar Fin; pela terapeuta ocupacional Daniela Maicá da Silveira; pela fonoaudióloga Caroline Brigo Palmero; pela fisioterapeuta Gladis Algacir Corrêa e pela enfermeira Daiana da Silveira. Na oportunidade, os mestrandos conheceram o funcionamento de um serviço multiprofissional com foco em ações interdisciplinares para atendimento, adaptação e recuperação do paciente.

Conforme explica a supervisora Gisele, o CER III – Unir é referência SUS em reabilitação física, intelectual e visual para os 33 municípios pertencentes às Coordenadorias Regionais de Saúde de Ijuí (17ª) e Cruz Alta (9ª). O serviço conta com uma equipe multidisciplinar e especializada, e o usuário pode beneficiar-se de atendimentos médicos e de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, enfermagem e serviço social. “O encaminhamento ao CER é feito exclusivamente pela Secretaria de Saúde do município de residência do paciente, sendo que o primeiro contato com a equipe é feito no momento da triagem - que consiste em uma avaliação dos aspectos clínicos e sociais, englobando todo histórico anterior do paciente, para que ele seja encaminhado de forma efetiva às demais avaliações e início do processo de reabilitação”, explica.

As professoras Eliane e Evelise ressaltam que esta socialização da experiência da equipe do CER III - Unir enriqueceu o debate sobre o papel de uma equipe multiprofissional no processo de reabilitação e a importância da intervenção interdisciplinar, permitindo ampliar a visão do processo nas diferentes dimensões, sob a perspectiva do paciente e do profissional da saúde. Portanto, foi uma atividade integrada multiprofissional em uma discussão com foco no paciente, serviço e profissionais, dentro de uma visão integral da saúde.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde recebe inscrições para Aluno Eventual

Até a próxima terça-feira, 17 de maio, permanecem abertas as inscrições para Aluno Eventual no Mestrado em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), ofertado pela Unijuí em associação com a Unicruz. Interessados podem acessar a página unijui.edu.br/ppgais.

Ao todo, são ofertadas quatro vagas em cada uma das seguintes disciplinas: Experimentação em modelos animais (quinta-feira à tarde); Reabilitação multidisciplinar em indivíduos com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (quinta-feira à noite); Biomarcadores celulares e moleculares das populações (sexta-feira à tarde); Epidemiologia (sexta-feira à noite) e Comunicação científica escrita (sábado pela manhã).

A matrícula será realizada após o preenchimento do Formulário Google, devendo o estudante encaminhar para o e-mail ppgais@unijui.edu.br os documentos indicados no edital.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br, pelo telefone (55) 3332.0200 - ramal 3214 ou WhatsApp (55) 9 91213919.


Estágio de pós-doutorado no PPG em Atenção Integral à Saúde abre inscrições

As inscrições para as vagas de estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) estão abertas. O intuito do programa é oportunizar o aperfeiçoamento de jovens doutores por meio da atuação no ensino e na pesquisa, além de reforçar as linhas de pesquisa e o desenvolvimento de projetos. 

O público-alvo da seleção são doutores com titulação obtida em cursos recomendados pela Capes e reconhecidos pelo CNE/MEC, ou obtidos no exterior com validação no Brasil. O estágio possui duração de quatro a 12 meses, podendo ser renovado a partir da avaliação da coordenação do Programa 

Para efetuar a inscrição os candidatos devem disponibilizar uma cópia do RG, CPF e do comprovante de endereço; currículo lattes atualizado; cópia do diploma e do histórico escolar do doutorado; e um projeto de pesquisa com, no máximo, 10 páginas. Também é necessário entregar um plano de trabalho e uma carta de aceite do orientador.

A documentação exigida para inscrição no processo seletivo deve ser entregue via correio eletrônico, ppgais@unijui.edu.br ou ppgais@unicruz.edu.br, enviada através do correio ou entregue presencialmente, junto à coordenação do Programa em Ijuí ou Cruz Alta.

Para mais informações ou para visualizar o edital por completo, acesse unijui.edu.br/ppgais.

 Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí