Artigo produzido no Mestrado em Atenção Integral à Saúde é publicado em revista internacional - Unijuí

Artigo produzido no Mestrado em Atenção Integral à Saúde é publicado em revista internacional

O artigo publicado na revista internacional Journal of Diabetes Research - disponível neste link, investigou se o tempo de pós-menopausa influencia os níveis circulantes sanguíneos de marcadores inflamatórios em mulheres diabéticas. O estudo é parte da pesquisa da biomédica Carolain Felipin Vincensi Anklam, realizada durante seu Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde da Unijuí, sob orientação dos professores doutores Mirna Stela Ludwig (orientadora) e Matias Nunes Frizzo.

A menopausa marca o encerramento do período reprodutivo das mulheres e é caracterizada pelo declínio dos níveis hormonais de 17β-estradiol. Este declínio predispõe o organismo ao ataque de radicais livres, causando o estresse oxidativo e também sintomas vasomotores (”fogachos”), além de predispor à osteoporose e doenças crônicas, como obesidade e diabetes mellitus tipo II (DM2). 

Com o envelhecimento populacional observado na maioria dos países, levando as mulheres a viverem cerca de um terço de suas vidas na condição pós-menopausa, o estudo dos processos químicos e biológicos do corpo da mulher é pauta relevante de pesquisas no mundo, e no Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPeF) da Unijuí. No artigo publicado, foi demonstrado que a pós-menopausa é marcada por níveis aumentados de marcadores inflamatórios, influenciados pelos níveis hormonais e pela presença de diabetes mellitus tipo 2 (DM2). E o mais importante, pelo tempo decorrido desde a menopausa, não necessariamente pela idade. Além disso, a menopausa combinada com DM2 predispõe ao dano oxidativo na circulação (plasma) e às funções hepáticas afetadas. 

Em suma, a condição de menopausa e DM2 juntos apresentam efeitos sinérgicos em desfechos metabólicos, oxidativos e inflamatórios e requerem atenção especial na saúde da mulher. Na menopausa associada ao quadro inflamatório crônico de baixo grau do DM2, os níveis de eHSP72 (marcador inflamatório) podem ser um potencial parâmetro de acompanhamento em saúde. Este artigo, com o título “Oxidative and Cellular Stress Markers in Postmenopause Women with Diabetes: The Impact of Years of Menopause” (tradução livre: “Marcadores de estresse oxidativo e celular em mulheres na pós-menopausa com diabetes: O impacto do tempo de menopausa), representa uma evidência de que ocorrem em humanos os achados já demonstrados pela investigação pré-clínica (em modelos animais), que vem sendo desenvolvida pelo GPeF nas temáticas menopausa e diabetes no últimos anos. 

Destaca-se que o trabalho realizado com 64 mulheres contou com a participação de outros estudantes do Mestrado - Yana Lissarassa, biomédica; Analú dos Santos; bacharel em Educação Física; e Lílian Costa-Beber, bióloga; além de outros professores do Mestrado - professores doutores Pauline Fiorin e Thiago Heck, demonstrando a ação multi e interdisciplinar da pesquisa realizada no curso. 

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde está com inscrições abertas até o dia 10 de novembro e com diferentes oportunidades de bolsas. Acesse o link e saiba mais.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.