Mestrandas de Atenção Integral à Saúde elaboram cartilha educativa para cuidadores - Unijuí

Mestrandas de Atenção Integral à Saúde elaboram cartilha educativa para cuidadores

O Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Atenção Integral à Saúde, por meio da disciplina de Educação em Saúde, coordenado pela professora doutora Adriane Kolankiewicz e professora doutora Janaina Coser e Marília Krug, desenvolveu tecnologias educativas, a partir das demandas da comunidade.

As mestrandas Carolina Antonello (fisioterapeuta), Letícia Y Castro (médica), Tatiele Galli Zanetti Mafalda  (enfermeira), e Vanessa Hanauer (farmacêutica) identificaram a sobrecarga de cuidadores que acompanham pacientes durante a internação hospitalar e elaboraram uma cartilha educativa que foi entregue para a instituição hospitalar Unimed, bem como aos cuidadores.

As mestrandas relataram que observam no cotidiano dos serviços de saúde a necessidade de que fossem construídos e implementados materiais com finalidade educativa, a fim de promover a autonomia e segurança de pacientes e bem como de seus familiares, que requerem cuidados mais intensos.

“Na contemporaneidade, o rápido envelhecimento populacional tornou-se um fenômeno universal e irreversível. Consequentemente, tem-se um aumento nas doenças crônicas não transmissíveis e incapacidades funcionais inerentes à doença, que causam aumento de demandas de cuidado  para os serviços de saúde e a necessidade de acompanhamento de um cuidador”, explica a profa. Adriane Kolankiewicz.

Neste sentido, as mestrandas realizaram entrevistas com cuidadores informais que acompanhavam pacientes no hospital, a fim de avaliar a sobrecarga destes profissionais. A partir da análise, produziram uma cartilha, baseada em evidências, com indicativos de ações que podem promover e estimular o autocuidado adequado e contribuir para a prevenção ou até mesmo a redução da sobrecarga dos cuidadores.

Estes materiais foram disponibilizados à instituição hospitalar, que fará a entrega aos cuidadores no momento da internação hospitalar. Além disso, os materiais foram entregues aos cuidadores que estavam acompanhando pacientes internados e à equipe multiprofissional do hospital.

Para as mestrandas o desenvolvimento destes materiais educativos revela-se como uma prática que contribui na melhoria da qualidade de vida dos cuidadores e das pessoas dependentes de cuidados. 

Os cuidadores informais são aqueles que prestam cuidados não remunerados a parentes e amigos próximos com várias demandas físicas, emocionais e sociais. “A maioria deles vai apresentar em algum momento sinais de deterioração da sua própria saúde devido à sobrecarga inerente ao cuidar. Sendo assim, proporcionar um material que promova o autocuidado dessa população é muito significativo, visto que propicia sua visibilidade perante a sociedade, bem como a valorização de seus direitos, mesmo como trabalhadores informais”, destaca a professora. 

A cartilha, segundo as mestrandas, foi pensada para ser um material simples, atrativo, de fácil acesso e rápida leitura. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.