Doutoranda de Modelagem Matemática recebe dupla diplomação em defesa de tese - Unijuí

Doutoranda de Modelagem Matemática recebe dupla diplomação em defesa de tese

A estudante de doutorado Daniela Lopes Freire, do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática, é a primeira doutoranda da Unijuí a receber dupla diplomação, por meio do acordo de cotutela estabelecido entre a Unijuí e o Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE-IUL, de Portugal. A doutoranda defendeu a tese intitulada “Task Scheduling for Application Integration: a strategy for large volumes of data”, a qual foi desenvolvida no Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) da Unijuí, sob orientação do Professor Dr. Rafael Zancan Frantz e coorientação da Professora Dra. Fabricia Carneiro Roos Frantz, e no Instituto Universitário de Lisboa orientada pelo Professor Dr. Vitor Manuel Basto Fernandes.

Além da tese ser escrita em língua inglesa, a doutoranda Daniela contou com uma banca de examinadores internacional, composta pelos orientadores e pelos seguintes professores: Dr. Carlos Molina Jiménez, da Universidade de Cambridge, Reino Unido; Dra. Lisandra Manzoni Fontoura, da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil; Dr. Sancho Moura Oliveira, do Instituto Universitário de Lisboa, Portugal; Dra. Iryna Yevseyeva, da Universidade de Montfort, Reino Unido; Dr. Benjamim Zucolotto e Dr. Luiz Antônio Rasia, ambos da Unijuí. Além dos orientadores, o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí acompanhou e auxiliou na trajetória da doutoranda desde o processo seletivo para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, da Capes, pelo qual a estudante realizou um ano de estudos no ISCTE-IUL, em Portugal, até os trâmites legais para o acordo de cotutela entre as duas instituições, cooperando para o êxito desse processo.

Daniela Lopes Freire receberá o título de Doutora em Modelagem Matemática, pela Unijuí, e o título de Doutora em Ciência da Informação e Tecnologia, pelo Instituto Universitário de Lisboa. Segundo o professor Rafael “esta defesa é um marco importante dentro das relações internacionais estabelecidas e mantidas pelo grupo de pesquisa. Estamos consolidando nossa pesquisa com uma rede internacional de colaboradores de instituições renomadas no exterior buscando não somente oferecer oportunidades de experiências internacionais aos nossos alunos, mas também qualificar e divulgar as pesquisas do grupo. O professor Rafael ainda destaca que “o apoio do Escritório de Relações Internacionais foi fundamental durante todo esse período”. Segundo a doutoranda, o caminho foi bastante árduo, mas extremamente recompensador pois hoje une conhecimentos de duas áreas que estão em evidência: a computação e a matemática. A doutoranda seguirá desenvolvendo suas pesquisas em colaboração com o Grupo GCA, participando de projetos de pesquisa e contribuindo com orientações no grupo.