Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Modelagem Matemática e Computacional

Professor de universidade no Equador está cursando doutorado em Modelagem Matemática e Computacional na Unijuí

Desde março de 2021, o Engenheiro de Computação e professor da Universidad Politécnica Estatal del Carchi (Upec), Luis Adolfo Patiño Hernández, é estudante do doutorado em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) na Unijuí. 

Luis iniciou seus estudos através do edital de Estudantes Estrangeiros, e está no terceiro ano de doutorado. “A ideia de estar aqui no Brasil, e de escolher a Unijuí, foi pelo alto nível de pesquisa que tem no país, através das Universidades”. 

O doutorando chegou ao Brasil em dezembro de 2021, e só tem elogios para a cultura e sua cidade atual. “Ijuí é um lugar agradável para viver com a família. Está sendo uma experiência muito interessante para conhecer a cultura do Brasil  e estou feliz aprendendo muitas coisas e o idioma que é um fator importante” 

A Unijuí está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro para o processo seletivo de estudantes estrangeiros para os cursos de Mestrado e Doutorado. A seleção tem o intuito de ampliar o intercâmbio de estudantes oriundos de países com os quais a Universidade mantém relações de cooperação, estimulando a formação de redes de pesquisa internacionais e apoiando a formação de recursos humanos de alto nível.

Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, Desenvolvimento Regional e Direito estão ofertando, cada um, duas vagas para o Mestrado e uma para Doutorado. Já os Programas em Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, estão disponibilizando duas vagas para o curso de Mestrado.

Para realizar a sua inscrição é necessário encaminhar a documentação solicitada no Edital VRPGPE nº 27/2023 para o e-mail eri@unijui.edu.br. A seleção dos candidatos se dará mediante entrevista e análise do projeto de pesquisa, currículo e demais documentos, e será realizada pela coordenação do Programa de Pós-Graduação, com a participação de um representante do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, considerando os interesses de cada linha de pesquisa. O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro. 


Ensaios de Tese de Doutorado chamam atenção por semelhança ao Templo de Debod

Com objetivo de criar um modelo matemático a partir do desenvolvimento de uma metodologia experimental, visando determinar a resistência à compressão do concreto através de ensaios não destrutivos, deu origem à Dissertação de Mestrado do Programa em Modelagem Matemática e Computacional da estudante Flávia Izabel Bandeira e, após, evoluiu para a pesquisa que faz parte do desenvolvimento da Tese de Doutorado do estudante do Programa em Modelagem Matemática e Computacional Lucas Fernando Krug, que é também professor do Curso de Engenharia Civil da Unijuí. Os ensaios, no entanto, vem chamando a atenção de quem passeia pelo campus da Unijuí, mais especificamente na região atrás do prédio onde fica o Laboratório de Engenharia Civil, por sua semelhança ao Templo de Debod - templo egípcio do século II a.C. instalado no Parque do Quartel de Montanha, perto da Praça de Espanha.

A professora orientadora do projeto, Airam Sausen, explica que, na verdade, a proposta não teve inspiração no templo, mas a semelhança foi uma feliz coincidência. “A ideia sempre foi simular a construção mais próxima de uma obra em tamanho real, obviamente dentro os recursos econômicos que temos via Projeto, então todos os materiais, toda a forma de manipulação, a construção em si, e as técnicas utilizadas são as mesmas de obras reais”, explica. 

Ela destaca ainda que nesse primeiro trabalho, a construção dos blocos de concreto foi realizada em laboratório, que é um ambiente controlado, e em estruturas de concreto em escala reduzida. “O modelo encontrado a partir de Redes Neurais Artificiais apresentou boa acurácia, a pesquisa teve uma boa aceitação pela comunidade científica, então decidimos estender os resultados. Para isso, eu submeti um projeto ao Edital Fapergs 07/2021 – PqG, intitulado “Modelagem de Ensaios Não Destrutivos e Semi Destrutivos para a Estimativa da Resistência à Compressão de Estruturas de Concreto” que obteve aprovação para a construção dos pórticos que estão no campus. Os novos experimentos, que estão sendo realizados nestes pórticos, visam aumentar a nossa base de dados, assim como obter resultados a partir de uma estrutura de concreto que simula uma construção em ambiente real”, completa.

A pesquisa está na fase de finalização da coleta de dados, ou seja, a realização dos ensaios nos pórticos em idades de 28, 56, 91 e 182 dias. Os ensaios realizados foram a partir das técnicas: Pull Off, Esclerometria, Penetração de Pinos e Extração de Testemunhos. Após a conclusão dos experimentos, uma nova etapa do trabalho será iniciada com a realização da modelagem matemática para a obtenção da resistência do concreto à compressão.

“Com certeza queremos dar continuidade a essa pesquisa, visto que a aplicação da modelagem matemática via Redes Neurais Artificiais associada à técnicas de ensaios não destrutivos é um novo campo a ser explorado nesse problema de pesquisa. Após a conclusão desse Projeto, temos intenção de submeter novos Projetos às Agências de Fomento para a obtenção de recursos e continuidade da pesquisa, assim com certeza novas inspirações e ideias de construções irão surgir”, finaliza. 


Unijuí apresenta Grupo de Pesquisa em evento Internacional

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), Eldair Fabricio Dornelles, participou do II Encuentro de Grupos de Investigación, um evento online promovido pela Universidad Politécnica Estatal del Carchi (UPEC), do Equador. Um dos objetivos do evento, que contou com a presença de diversas Universidades da América Latina, foi apresentar grupos de pesquisa e compartilhar temas de interesse, para identificar e fomentar possíveis colaborações entre pesquisadores.

Eldair integra o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) e apresentou as linhas de pesquisa do grupo, seus membros e os pesquisadores com quem mantém colaboração internacional. Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo são: Análise e integração de grandes volumes de dados; Desenvolvimento de um motor de execução eficiente para plataformas de integração de aplicações adaptado à computação em Nuvem (subprojeto); Migração de aplicações para provedores de computação em nuvem (subprojeto); Simulação para predição do comportamento de soluções de integração de aplicações empresariais; Uso de Smart Contracts e Blockchain na criação de mecanismos de monitoramento de soluções de integração para garantir acordos entre partes e detectar possíveis violações de contratos (subprojeto).

O evento na íntegra está disponível neste link.

A Unijuí também possui um acordo de cooperação com a Universidade do Equador, que amplia possibilidades de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbios. Recentemente, por exemplo, o professor Luis Adolfo Patiño Hernández, da UPEC, ingressou no PPGMMC, para a realização do Doutorado. Ele foi aprovado no processo de seleção para candidatos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de Mestrado e Doutorado da Unijuí.


Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada utiliza Metaverso para atividades 

Iniciativa é do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí

A pandemia do Coronavírus acelerou muitos processos tecnológicos. O ano de 2021 continuou com muitas novidades nesse sentido, como o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA), do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, que criou um espaço virtual no Metaverso. O objetivo foi reunir e aproximar os membros do grupo e, em especial, facilitar a comunicação e colaboração entre estudantes e professores.

O Metaverso representa um espaço virtual habitado por avatares de pessoas reais. O ambiente virtual conta com salas coletivas para reuniões de orientação; auditório para seminários e apresentação de trabalhos; salas recreativas como cafeteria e espaços verdes para bate papo; além de gabinetes privados para trabalho individual, sem que as pessoas sejam interrompidas. nestes espaços, também estão disponíveis diversos recursos, como compartilhamento de tela, quadro virtual, bloco de notas, chat, envio assíncrono de mensagens, entre outras ferramentas.

A comunicação entre os membros do GCA acontece por meio  de chamadas de áudio e vídeo dentro do espaço virtual. Para se reunir com outro membro, basta que o participante caminhe com seu avatar e se aproxime do avatar do colega ou do professor. A comunicação se estabelece de forma automática quando dois ou mais avatares se aproximam, seja nos corredores do espaço virtual ou entrando nas salas específicas para interações.

Tiago Pinz é estudante do curso de graduação em Ciência da Computação e o bolsista de Iniciação Científica que está criando o espaço virtual do Grupo de Pesquisa. Ele explica que essa tecnologia trouxe muitas vantagens ao GCA, pois facilitou a aproximação dos membros, em especial os estudantes que estão a uma distância maior da cidade de Ijuí. “Desde que começamos a usar o espaço virtual observamos uma maior interação entre os membros do grupo, em especial no momento em que a pandemia exigiu distanciamento e intensificou os trabalhos remotos. Durante o horário de trabalho e estudo, geralmente, os membros do Grupo estão conectados e presentes no espaço virtual, o que permite mais interação e a colaboração entre estudantes e professores”, afirma Tiago.


Modelagem Matemática e Computacional abre inscrições para Estudante Eventual

Já estão abertas as inscrições para Estudante Eventual nos cursos de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí. O prazo encerra-se no dia 12 de maio.

Conforme consta no edital, que pode ser acessado nesta página, são ofertadas cinco vagas em cada um dos seguintes componentes: Equações diferenciais ordinárias (segunda-feira à tarde); Aplicações em Modelagem Matemática (segunda-feira à noite); Métodos numéricos computacionais (terça-feira pela manhã) e Iniciação à pesquisa (terça-feira à tarde).

Inscrições devem ser realizadas junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, ou podem ser enviadas para o e-mail ppgmmc@unijui.edu.br ou via Sedex, até o dia 12 de maio, para o seguinte endereço: Unijuí – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional, Rua Lulu Ilgenfritz, 480, bairro São Geraldo, 98700-000 – Ijuí/RS.

O PPGMMC tem como principal objetivo utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas dissertações e teses para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do País, além da formação de profissionais nessa área, para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas.


Edital de Fluxo Contínuo é lançado pelo Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí lançou edital de Fluxo Contínuo para ingresso no curso de Doutorado.

Ao todo, são ofertadas sete vagas: duas para Linha de Pesquisa Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas; duas para a Linha de Pesquisa Modelagem Matemática aplicada à Engenharia de Biossistemas; e três para a Linha de Pesquisa Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados.

O curso de Doutorado tem por objetivo formar recursos humanos qualificados, para atuarem como professores ou pesquisadores na área de Matemática ou áreas afins, em universidades brasileiras ou do exterior; em Centros de Pesquisa ou em empresas de tecnologia. Além disso, o egresso do programa tem capacidade de realizar estudos avançados de maior abrangência e executar projetos de pesquisa.

O público-alvo para o curso são portadores  de diploma de mestrado em Modelagem Matemática, Matemática Aplicada, Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à Matemática.

A documentação necessária e as etapas do processo seletivo estão disponíveis no edital 08/2021, na página do Programa. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgmm@unijui.edu.br ou pelos telefones 3332 0205 ou 3332 0200 - Ramal 3408.


Programa de Modelagem Matemática e Computacional realiza aula inaugural

Para marcar o início do semestre letivo no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), foi realizada na segunda-feira, dia 15 de março, a aula inaugural com o título "Modelagem Matemática e Computacional aplicada a Cidades Inteligentes”. A palestra foi proferida pelo professor doutor Tiago Marchesan, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Cidades inteligentes é um tema bastante debatido atualmente, e tratam de cidades que usam a tecnologia, a inovação, e otimizam a utilização de recursos para servir melhor os seus moradores. Isso vale para a mobilidade, energia, saúde, segurança ou para qualquer serviço necessário à vida das pessoas.

Essa temática também vai ao encontro de um projeto da Unijuí, realizado a partir de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que é a implantação do Espaço Mais Inovação no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), que tem como foco as Smart Cities, ou seja, Cidades Inteligentes.

O projeto abrange três etapas de execução. A primeira está sendo finalizada e conta com um conjunto de cinco ambientes: o Laboratório de Desenvolvimento de Internet das Coisas, Laboratório de Smart Grids, Espaço de Ideação, Espaço de Coworking e uma Sala de Realidade Aumentada. Essa infraestrutura tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de produtos e processos inovadores, além de incentivar a interação com os demais agentes de inovação da comunidade. A estrutura também vai servir para o desenvolvimento de pesquisas nessa temática pelos docentes e estudantes do PPGMMC. 

Já no dia 16 de março, a professora doutora Airam Sausen, coordenadora do PPGMMC, apresentou aos novos estudantes as Linhas de Pesquisas e Projetos, a estrutura curricular e o percurso formativo que devem percorrer dentro do Programa, para obterem os títulos de mestre e doutor.


Inscrições abertas para o Mestrado Acadêmico para Inovação

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do programa de Mestrado Acadêmico para Inovação (MAI), com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí. Interessados têm até o dia 10 de março para se inscrever, por meio do preenchimento do formulário eletrônico, disponível na página unijui.edu.br/ppgmmc.

O MAI é um programa institucional que busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação a partir do envolvimento de estudantes de Mestrado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas. A fonte de recursos provém da Chamada Pública CNPq nº 12/2020 – Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI e das empresas parceiras. O programa busca contribuir para o aumento da inovação e da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no País, ao mesmo tempo em que pretende fortalecer os Sistemas Regionais de Inovação.

Ao todo, serão concedidas duas bolsas de Mestrado, no valor de R$ 1,5 mil, com vigência de 24 meses, durante o período regular do curso. Esta modalidade de bolsa tem como requisito que o beneficiário não tenha vínculo empregatício. As referidas bolsas são específicas para atuação dos contemplados em projetos de interesse do setor empresarial que resultem, além da produção científica, em produto ou processo inovador.

O edital contempla uma bolsa para cada um dos projetos: “Modelagem matemática e validação de um conversor de potência de máquinas de solda a arco elétrico”, da empresa Fricke Soldas Ltda; e “Modelagem matemática do processo de soldagem de uma empresa para avaliar a sua eficiência”, da empresa Bruning Tecnometal Ltda.

Mais informações podem ser consultadas pelo candidato junto à Secretaria do Programa, pelos telefones 3332-0205 ou 3332-0200 – Ramal 3408, ou pelo e-mail ppgmmc@unijui.edu.br.


Abertas as inscrições para o Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática Computacional

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí está com inscrições abertas para o processo seletivo complementar, para os cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições vão até o dia 24 de fevereiro e podem ser feitas neste link.

Com um total de 15 vagas para o curso de Mestrado e 5 vagas para o curso de Doutorado, o programa possui área de concentração em Modelagem Matemática e está inserido na Área de Avaliação Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa também conta com três linhas de pesquisa: Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas; Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas e Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados.

O curso de Mestrado é direcionado a profissionais que tenham graduação em Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à Matemática. Já o curso de Doutorado é voltado a portadores de diplomas de Mestrado em Modelagem Matemática, Matemática Aplicada, Matemática Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à Matemática.

A documentação necessária e as etapas do processo seletivo podem ser consultadas no Edital 01/2021, disponível na página do programa.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgmmc@unijui.edu.br ou pelos telefones 3332-0205 e 3332-0200 – Ramal 3408.


Modelagem Matemática e Computacional realiza seminário de apresentação de projetos de tese e andamento de dissertações

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí promoveu o Seminário de Apresentação dos Projetos de Tese, no dia 30 de novembro, e o Seminário de Andamento das Dissertações, no dia 1º de dezembro, realizado pelo Google Meet, que contou com a participação de estudantes e professores do Programa.

O Seminário de Tese tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das pesquisas dos estudantes de Doutorado, a fim de avaliar a capacidade de aplicação da metodologia adequada à pesquisa, avaliar a capacidade de problematização, formulação de hipóteses e de desenvolvimento do raciocínio lógico, além de evidenciar os primeiros resultados da pesquisa.

Já o Seminário de Andamento das Dissertações tem por objetivo realizar o acompanhamento das pesquisas desenvolvidas no Mestrado, assim como proporcionar um momento de discussão dos resultados preliminares já alcançados pelos estudantes.

Foram apresentados os seguintes Projetos de Tese:

Modelagem Matemática da resistência do colmo da aveia pelo arranjo de plantas e condições meteorológicas: proposições tecnológicas de redução do acamamento com produtividade e qualidade de grãos à alimentação

Doutoranda: Juliana Aozane da Rosa

Orientador: Prof. Dr. José Antonio Gonzalez da Silva

Descoberta de conhecimento para apoio a tomada de decisões aplicadas à base de

dados de unidades transformadores e subestações de energia

Doutorando: Jonas Fernando Schreiber

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Sausen

Modelagem Matemática de um sistema PLC adaptado à rede brasileira no contexto das Smart Grids

Doutorando: Luis Fernando Sauthier

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Sausen

Modelo de execução sensível ao contexto para processos de integração de aplicações empresariais

Doutoranda: Angela Mazzonetto

Orientador: Prof. Dr. Rafael Zancan Frantz

Proposição de um método híbrido para a detecção de faltas de alta impedância em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica

Doutoranda: Andressa Tais Diefenthäler

Orientadora: Profa. Dra. Airam Sausen

Modelagem Matemática do comportamento de elementos sensores piezoresistivos de grafite com a variação da umidade

Doutorando: Carlos Eduardo Andrades

Orientador: Prof. Dr. Luiz Antônio Rasia

Metodologia de detecção de ilhamento aplicada em geração distribuída utilizando máquinas síncronas

Doutorando: Alcedir Luís Finkler

Orientador: Prof. Dr. Mauricio de Campos

Foram apresentados o andamento dos seguintes Trabalhos de Dissertação:

Modelagem matemática e computacional do Ensaio de prova de carga sobre placa em base de brita graduada

Mestranda: Luciana Machado Cardoso

Orientador: Prof. Dr. Manuel Osorio Binelo

Modelagem do tempo de vida de um transformador de energia elétrica subterrâneo

Mestranda: Débora Patrícia Fensterseifer Bottura

Orientador: Prof. Dr. Mauricio de Campos

Um modelo de Simulação Baseado em Redes de Petri para Representar o Comportamento de Motores Baseado em Tarefas de Plataformas de Integração de Aplicações

Mestrando: Diogo Izequiel Rudell

Orientadora: Profa. Fabricia Frantz

Desenvolvimento de um modelo matemático para estimar a eficiência térmica do processo de soldagem a arco elétrico

Mestrando: Marcelo Wachter Maroski

Orientadora: Profa. Dra. Airam Sausen

Modelagem Matemática para criação de um modelo paramétrico, para impressão 3D, do desenvolvimento do fruto de tomate

Mestranda: Maiara Andressa Streda

Orientador: Prof. Dr. Manuel Osorio Binelo

A Modelagem Matemática da Tecnologia da ureia dissolvida em água como fonte de nitrogênio via absorção foliar na aveia

Mestranda: Cibele Luisa Peter

Orientador: Prof. Dr. José Antonio Gonzalez da Silva

Estudo Experimental para Redução do Makespan Em Processos de Integração de Aplicações Empresariais Utilizando Algoritmos Bio-Inspirados

Mestranda: Maira Simoni Brigo

Orientador: Prof. Dr. Rafael Zancan Frantz

Modelagem matemática dos efeitos provocados pela temperatura ambiente no comportamento estrutural de revestimentos asfálticos de pavimento flexível

Mestranda: Caroline Maiza Dapper

Orientador: Prof. Dr. Sandro Sawicki

Modelagem Matemática de Sistemas de Pesagem em Movimento considerando a Influência da Temperatura e Carga

Mestranda: Taís Portela Arenhart

Orientador: Prof. Dr. Sandro Sawicki

Modelo Matemático de Elementos Sensores Piezoresistivos de Grafite Usando Ferramentas de Simulação e Caracterização

Mestrando: Leandro Calson Dimkoski

Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio Rasia

Modelo térmico para barramento de cobre e conexões elétricas para o design interno de painel elétrico

Mestrando: Alesandre Alves

Orientador: Prof. Dr. Mauricio de Campos


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.