Ensaios de Tese de Doutorado chamam atenção por semelhança ao Templo de Debod - Unijuí

Ensaios de Tese de Doutorado chamam atenção por semelhança ao Templo de Debod

Com objetivo de criar um modelo matemático a partir do desenvolvimento de uma metodologia experimental, visando determinar a resistência à compressão do concreto através de ensaios não destrutivos, deu origem à Dissertação de Mestrado do Programa em Modelagem Matemática e Computacional da estudante Flávia Izabel Bandeira e, após, evoluiu para a pesquisa que faz parte do desenvolvimento da Tese de Doutorado do estudante do Programa em Modelagem Matemática e Computacional Lucas Fernando Krug, que é também professor do Curso de Engenharia Civil da Unijuí. Os ensaios, no entanto, vem chamando a atenção de quem passeia pelo campus da Unijuí, mais especificamente na região atrás do prédio onde fica o Laboratório de Engenharia Civil, por sua semelhança ao Templo de Debod - templo egípcio do século II a.C. instalado no Parque do Quartel de Montanha, perto da Praça de Espanha.

A professora orientadora do projeto, Airam Sausen, explica que, na verdade, a proposta não teve inspiração no templo, mas a semelhança foi uma feliz coincidência. “A ideia sempre foi simular a construção mais próxima de uma obra em tamanho real, obviamente dentro os recursos econômicos que temos via Projeto, então todos os materiais, toda a forma de manipulação, a construção em si, e as técnicas utilizadas são as mesmas de obras reais”, explica.

Ela destaca ainda que nesse primeiro trabalho, a construção dos blocos de concreto foi realizada em laboratório, que é um ambiente controlado, e em estruturas de concreto em escala reduzida. “O modelo encontrado a partir de Redes Neurais Artificiais apresentou boa acurácia, a pesquisa teve uma boa aceitação pela comunidade científica, então decidimos estender os resultados. Para isso, eu submeti um projeto ao Edital Fapergs 07/2021 – PqG, intitulado “Modelagem de Ensaios Não Destrutivos e Semi Destrutivos para a Estimativa da Resistência à Compressão de Estruturas de Concreto” que obteve aprovação para a construção dos pórticos que estão no campus. Os novos experimentos, que estão sendo realizados nestes pórticos, visam aumentar a nossa base de dados, assim como obter resultados a partir de uma estrutura de concreto que simula uma construção em ambiente real”, completa.

A pesquisa está na fase de finalização da coleta de dados, ou seja, a realização dos ensaios nos pórticos em idades de 28, 56, 91 e 182 dias. Os ensaios realizados foram a partir das técnicas: Pull Off, Esclerometria, Penetração de Pinos e Extração de Testemunhos. Após a conclusão dos experimentos, uma nova etapa do trabalho será iniciada com a realização da modelagem matemática para a obtenção da resistência do concreto à compressão.

“Com certeza queremos dar continuidade a essa pesquisa, visto que a aplicação da modelagem matemática via Redes Neurais Artificiais associada à técnicas de ensaios não destrutivos é um novo campo a ser explorado nesse problema de pesquisa. Após a conclusão desse Projeto, temos intenção de submeter novos Projetos às Agências de Fomento para a obtenção de recursos e continuidade da pesquisa, assim com certeza novas inspirações e ideias de construções irão surgir”, finaliza.