Pesquisador da Universidade de Cambridge ministra disciplina para estudantes de pós-graduação da Unijuí - Unijuí

Com a proposta de reforçar o compromisso da Unijuí com a internacionalização de seus programas de pós-graduação, a Universidade recebeu, entre os dias 24 de junho e 24 agosto, o professor e pesquisador da Universidade de Cambridge, da Inglaterra, Carlos Molina Jiménez. A internacionalização é uma estratégia essencial para fortalecer a qualidade da formação acadêmica e ampliar a visibilidade da instituição no cenário global,

Durante o período em que esteve atuando na Unijuí, o professor Carlos Molina ministrou a disciplina "An Inter-disciplinary View of Computer Science and its Cross-domain Applications", ofertada aos acadêmicos dos sete Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade, a qual reuniu cerca de 30 participantes em encontros semanais no Espaço + Inovação da Unijuí.  

A disciplina, ministrada em idioma estrangeiro, proporcionou aos estudantes uma experiência singular de imersão em outra língua, o que ampliou não apenas o repertório técnico, mas também cultural e linguístico dos participantes. A presença do professor  Carlos e o uso de idioma estrangeira em sala de aula criaram um ambiente propício ao intercâmbio de ideias, à troca de experiências e à construção de pontes entre diferentes contextos acadêmicos e culturais.

A disciplina contou com o acompanhamento dos professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), Rafael Zancan Frantz; do PPGMMC e do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), Thiago Gomes Heck; e da professora do PPGMMC, Fabricia Carneiro Roos Frantz. Todos contribuíram para enriquecer os debates e promover a integração entre áreas diversas do conhecimento. 

Conforme o professor Rafael Frantz, ao longo das aulas, os acadêmicos participaram ativamente das discussões, explorando aplicações da ciência da computação em múltiplos domínios e fomentando reflexões críticas sobre os desafios e possibilidades da pesquisa interdisciplinar. “A disciplina gerou debates e reflexões, os quais evidenciam o engajamento dos estudantes e o impacto positivo da atividade na formação crítica e interdisciplinar dos participantes.”

A visita se deu, também, no contexto de uma missão de trabalho de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq, intitulado “Desenvolvimento de Soluções de Integração Descentralizadas com Vistas a Interoperabilidade de Serviços Digitais em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (402915/2023-2)”, conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) da Unijuí. . 

“A oferta de disciplinas com professores estrangeiros não apenas enriquece o currículo dos estudantes, como também os prepara para atuar em ambientes multiculturais, colaborativos e conectados às demandas internacionais da ciência e da sociedade. Além disso, experiências como essa estimulam o desenvolvimento de competências interculturais, promovem o domínio de idiomas estrangeiros e incentivam a construção de redes de colaboração entre pesquisadores de diferentes países”, ressalta o professor Rafael Frantz. 

De acordo com o docente, para os acadêmicos, esta foi uma oportunidade de vivenciar uma perspectiva acadêmica internacional sem sair do país, o que contribui para a formação como profissionais e pesquisadores com visão global. “Iniciativas como essa são fundamentais para consolidar a Unijuí como uma universidade comprometida com a inovação, a internacionalização e a excelência acadêmica”, completa. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.