
Os professores da Unijuí, Rafael Zancan Frantz e Fabricia Carneiro Roos Frantz, que integram o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA), do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), realizaram, neste mês de dezembro, uma missão de trabalho na Universidade de Cambridge, Inglaterra.
A iniciativa ocorreu no âmbito do projeto de pesquisa intitulado "Desenvolvimento de Soluções de Integração Descentralizadas com Vistas a Interoperabilidade de Serviços Digitais em Cidades Inteligentes e Sustentáveis", coordenado pelo professor Rafael com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob o código 402915/2023-2.
A missão reforça o longo histórico de colaboração internacional entre o grupo brasileiro e o grupo inglês, o qual é liderado pelo renomado pesquisador Jon Crowcroft, referência mundial na área de sistemas distribuídos e redes de computadores. Também integra essa parceria o professor e pesquisador Carlos Molina Jiménez, que esteve na Unijuí inúmeras vezes em missões de trabalho junto ao GCA. A visita mais recente do professor ocorreu entre julho e agosto deste ano, quando permaneceu por dois meses no Brasil, aprofundando atividades no contexto do mesmo projeto coordenado pelo professor Rafael.
Ainda em Cambridge, os professores da Unijuí estiveram reunidos com a professora Viviana Angely Bastidas Melo, com quem o grupo desenvolve um trabalho de cooperação em temas de cidades inteligentes junto ao município de Santa Rosa.
Durante a estadia em Cambridge, os professores também participaram de reuniões técnicas, seminários e discussões sobre avanços científicos relacionados ao projeto. O intercâmbio permitiu alinhar estratégias de pesquisa e explorar novas possibilidades de aplicação prática dos resultados. A presença dos pesquisadores brasileiros fortaleceu ainda mais os laços entre os grupos, o que consolida a Unijuí como parceira ativa em iniciativas de ponta no cenário internacional.
Além das atividades em Cambridge, a missão incluiu uma visita ao Instituto Alan Turing (IAT), em Londres, considerado o principal centro britânico de ciência de dados e inteligência artificial. O objetivo foi conhecer a estrutura do Instituto e discutir formas de ampliar a rede de colaboração internacional também com o IAT, a partir de trabalhos que já estão em andamento no projeto.
Na reunião realizada no IAT, estiveram presentes o professor Jon Crowcroft, que além de coordenar o grupo de pesquisa "Systems and Networking" e o "Centre for ReDecentralisation" em Cambridge, é um dos idealizadores do Instituto, e o engenheiro de software responsável pelo desenvolvimento do sistema de identidade digital descentralizada conhecido como Trustchain, Timothy Hobson. O encontro possibilitou a troca de experiências e a identificação de pontos de convergência entre as pesquisas conduzidas no Brasil e na Inglaterra.
Segundo os professores da Unijuí, a missão representou uma oportunidade única de ampliar horizontes e consolidar a presença da Universidade em redes internacionais de pesquisa. “O contato direto com grupos de excelência e a possibilidade de discutir projetos conjuntos abre caminhos para novas descobertas e aplicações que podem beneficiar tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade”, destacou Rafael.
Atualmente, o projeto de pesquisa tem uma forte colaboração também com a prefeitura de Santa Rosa, onde o grupo de pesquisa tem desenvolvido projetos de infraestrutura, coordenados pelo professor Sandro Sawicki, e buscado desenvolver soluções inovadoras por meio de pesquisa que possam contribuir com o desenvolvimento do município como uma cidade mais inteligente e sustentável.
Segundo a professora Fabricia, é importante a participação feminina em missões científicas internacionais, reforçando o papel das pesquisadoras brasileiras na construção de conhecimento global. “Estar em ambientes como Cambridge e o Instituto Alan Turing é inspirador e nos motiva a seguir contribuindo para o avanço da ciência e da tecnologia”, afirmou a docente.
Com a conclusão da missão, o GCA da Unijuí fortalece sua posição como protagonista em colaborações internacionais, reafirmando o compromisso da universidade com a excelência acadêmica e a inovação científica.
.jpeg)
.jpeg)