Docente da Unijuí participa de Seminário Internacional Educação, Mudanças Climáticas e Resiliência, em Porto Alegre - Unijuí

A professora da Unijuí, Leonir Terezinha Uhde, participou, na última semana, do Seminário Internacional Educação, Mudanças Climáticas e Resiliência, promovido Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Seduc-RS) com apoio do Banco Mundial e da Organização Todos Pela Educação, que ocorreu em Porto Alegre. O evento reuniu mais de 200 participantes entre gestores públicos, educadores, pesquisadores e representantes de órgãos internacionais. 

O Seminário abordou temas como educação, clima e resiliência, com foco em propiciar mais escolas seguras frente às mudanças do clima. Uma das propostas foi debater o papel da educação frente às emergências climáticas. 

A abertura contou com a presença da Secretária Estadual de Educação, Raquel Teixeira, do diretor de Educação do Banco Mundial para América Latina e Caribe, Andreas Blom, além de representantes da Unesco, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e especialistas da Bolívia, Japão, Uruguai, Peru e Equador. O tom foi de urgência e reconstrução, mas também de articulação e inovação.

Durante o primeiro dia do seminário, foram realizados quatro painéis temáticos, com destaque para o debate “Repensando a resiliência: desafios para países em desenvolvimento diante das mudanças climáticas e riscos de desastres”, mediado por Luana Smeets, coordenadora da Todos Pela Educação. Os painéis abordaram experiências internacionais, soluções para infraestrutura escolar adaptada, e políticas públicas orientadas à proteção de comunidades escolares em contextos de risco climático.

Além das apresentações técnicas, os participantes discutiram propostas que integram a Declaração de Porto Alegre para Escolas Resilientes, um compromisso coletivo para integrar a educação à agenda climática. A referida Declaração propõe diretrizes para tornar as escolas mais seguras, preparadas e protagonistas na construção de comunidades resilientes.

Segundo a Seduc, o seminário representa um marco no redesenho das políticas públicas educacionais do Estado: “Estamos reconstruindo não só escolas, mas um novo projeto de educação que responde ao nosso tempo, um tempo de crise climática e reconstrução coletiva”, afirmou a secretária Raquel Teixeira.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.