Unijuí e Dubai Alimentos celebram contrato de cooperação - Unijuí

Com o objetivo de estabelecer as condições necessárias à conjugação de esforços para a execução de trabalhos de pesquisa agropecuária de interesse mútuo, a Unijuí e a empresa Dubai Alimentos firmaram, nesta semana, um contrato de cooperação técnico-científica-financeira. 

A parceria tem a proposta de qualificar o processo de produção, recebimento, beneficiamento, industrialização, embalagem, comercialização e consumo de alimentos saudáveis com vistas à segurança alimentar, à saúde e ao meio ambiente, a partir do projeto de pesquisa “Produção saudável de alimentos com vistas à segurança alimentar, à saúde e ao ambiente”.

A pesquisa será desenvolvida na empresa Dubai Alimentos. Para isso, a empresa já disponibilizou os dados de resíduos de pesticidas realizados, os quais serviram para fazer o diagnóstico preliminar dos níveis de resíduos detectados nas amostras. Também, já foram conduzidos trabalhos com novas amostras coletadas nos últimos dois anos para acompanhar e monitorar a evolução dos resultados obtidos. 

“Os dados revelaram a existência de resíduos na maioria das amostras analisadas, porém as últimas mostraram avanços significativos”, destaca o professor do curso de Engenharia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) da Unijuí, Roberto Carbonera. 

As análises de resíduos são realizadas pelo Laboratório de Análises de Alimentos, Água e Cosméticos (Alax), em Maringá/PR. O laboratório utiliza o método de extração QuEChERS, seguido das análises por Cromatografia Líquida acoplada à Espectrometria de Massas em Série (LC-MS/MS) e a Cromatografia Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas em Série (GC-MS/MS).

Desta forma, possibilita a detecção e quantificação simultânea de 500 compostos em cada amostra provenientes de cultivos convencionais e orgânicos. A comparação dos Limites Máximos de Resíduos está sendo conduzida com base em consultas às bases de dados das regulamentações brasileira, europeia e do Codex Alimentarius.

Os contatos e orientações técnicas aos fornecedores de matéria-prima e/ou produtores, são realizados pela equipe técnica da empresa, em comum acordo com a Unijuí. A partir disso, são repassadas orientações para o uso exclusivo de produtos registrados, número de aplicações, doses e período de carência indicados para a cultura na União Europeia, para atender a um maior grau de qualidade aos produtos produzidos. “Serão monitorados e avaliados os resíduos presentes com vistas à sua redução, se possível, com a produção sem resíduos”, ressalta o professor. 

A condução da pesquisa será realizada por um estudante do PPGSAS, por um bolsista Pibic/CNPq, da Unijuí, sob supervisão do professor Roberto Carbonera orientador, e pela equipe da Dubai Alimentos, sob a direção de Dante Mauricio Tissot. Para a condução do trabalho, serão realizadas reuniões periódicas entre as entidades parceiras para a definição de prioridades e ações necessárias à consecução dos objetivos propostos.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.