A Unijuí recebeu, neste mês, uma comitiva composta pelo pesquisador Marcos Borba, chefe de P&D Embrapa Pecuária Sul, e Alberi Noronha; os professores da Unipampa - campus Itaqui, Eloir Missio, Ritieli Mambrim e Vinicius Piccin; e o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheiro Machado, Júlio Fernandes Moreira.
Na ocasião, a equipe esteve reunida com professores pesquisadores da Unijuí, dos cursos de Agronomia, Biologia e Farmácia, e docentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS). Além disso, participaram de um encontro com o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio.
Os encontros tiveram a proposta de incentivar a possibilidade de promover relações e parcerias para o fortalecimento de ações conjuntas, com foco especial no desenvolvimento e execução do projeto” Estratégicas tecnológicas para a construção da transição agroecológica em sistemas agroalimentares da agricultura familiar do estado do RS (FINEP/MCT)”, coordenador pela Unijuí, e no projeto “Rede de bioinsumos para agricultura familiar camponesa no Rio Grande do Sul: promoção de soberania alimentar e sustentabilidade”, coordenado pela Unipampa, aprovado junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Segundo o coordenado do projeto FINEP, da Unijuí, o professor Osório Antônio Lucchese, a parceria terá o papel de construir uma rede de apoio para a construção da transição agroecológica para a agricultura familiar no Estado do Rio Grande Sul. “Em especial, ancorada no uso de alternativas sustentáveis e de domínio dos agricultores familiares para produção de alimentos saudáveis”, ressalta.
O coordenador do PPGSAS, professor José Antônio Gonzalez, destaca a importância de ações que possam trazer grandes transformações nos sistemas agroalimentares na região e para o Estado. “O protagonismo desta ação, que envolve distintas instituições parceiras e de outras regiões do Estado, sirva de exemplo de cooperação e motivação buscando fome zero, agricultura sustentável e desenvolvimento socioambiental para as comunidades”, completa.