Mexicano conta sua experiência como estudante na Unijuí - Unijuí

Mexicano conta sua experiência como estudante na Unijuí

O Engenheiro de Computação, Arturo Dina Valente, escolheu a Unijuí para seguir seus estudos. Vindo da cidade de San Marcos, México, ele ingressou na Universidade por meio do edital de Estudantes Estrangeiros e hoje é mestrando de Modelagem Matemática e Computacional na Unijuí.

Arturo iniciou seus estudos no PPGMMC em março de 2023. “É uma experiência muito legal, já estou adquirindo muito conhecimento em minha área. A Unijuí tem a estrutura necessária para desenvolver com maior sucesso minha pesquisa, pois estou encontrando tecnologias avançadas, que ainda são pouco exploradas no México”, destacou afirmando que seu objetivo é levar novos conhecimentos e aplicá-los para o desenvolvimento da sua cidade natal, bem como País.

Para ele, ser intercambista é uma experiência única tanto pessoal como profissional. “Estou muito feliz por viver este momento, por conhecer um novo lugar e uma nova cultura. As comidas, as tradições, as pessoas. Sou grato por estar no Brasil e na Unijuí”, frisou Arturo.

A Unijuí está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro para o processo seletivo de estudantes estrangeiros para os cursos de Mestrado e Doutorado. A seleção tem o intuito de ampliar o intercâmbio de estudantes oriundos de países com os quais a Universidade mantém relações de cooperação, estimulando a formação de redes de pesquisa internacionais e apoiando a formação de recursos humanos de alto nível.

Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, Desenvolvimento Regional e Direito estão ofertando, cada um, duas vagas para o Mestrado e uma para Doutorado. Já os Programas em Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, estão disponibilizando duas vagas para o curso de Mestrado.

Para realizar a sua inscrição é necessário encaminhar a documentação solicitada no Edital VRPGPE nº 27/2023 para o e-mail eri@unijui.edu.br. A seleção dos candidatos se dará mediante entrevista e análise do projeto de pesquisa, currículo e demais documentos, e será realizada pela coordenação do Programa de Pós-Graduação, com a participação de um representante do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, considerando os interesses de cada linha de pesquisa. O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro.