Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada promove 9ª edição do Seminário de Formação Científica e Tecnológica - Unijuí

Na última sexta-feira, 27 de outubro, foi realizado o 9º Seminário de Formação Científica e Tecnológica, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) da Unijuí. O evento tem como principal objetivo criar um espaço de debate que possa contribuir com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos membros do grupo, e especialmente pelos estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí.

“O GCA, Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada, atua predominantemente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional. E dentro do programa, temos os cursos de Mestrado e Doutorado, dos quais fazem parte vários egressos do curso de Ciência da Computação. No seminário, nós conseguimos compartilhar um pouco das pesquisas que estão sendo realizadas pelo Programa, incentivando que nossos estudantes sigam o caminho da pesquisa, ingressando primeiramente em nosso mestrado e, depois, no doutorado”, destacou o coordenador do PPG em Modelagem Matemática e Computacional, professor Sandro Sawicki.

Na sexta-feira pela manhã, foi realizado o workshop “Habilitando blockchains como Hyperledger Iroha, uma introdução”, pelo mestrando Eduardo Costa de Oliveira.

À tarde, os estudantes do PPG puderam falar sobre as suas pesquisas, começando pelos doutorandos. Carla Lisiane de Oliveira Castanho falou sobre “Identidade Digital descentralizada aplicada a Cidades Inteligentes”; Regis Rodolfo Schuch a respeito das “Soluções de integração descentralizadas para cidades inteligentes e sustentáveis”; e Dhileane de Andrade Rodrigues sobre “Ambientes de execução confiáveis como alternativa aos tradicionais terceiros confiáveis centralizados”. O curso de mestrado foi representado por Marcelo Maboni Hoppen, que discorreu sobre o “Modelo computacional para transmissão e geração de documentos que descrevem experimentos com animais no formato CEUA/Unijuí”; Mailson Teles Borges, que falou a partir do tema “Jabuti CE: A Tool for Specifying Smart Contracts in the Domain of Enterprise Application Integration”; e Mateus Diel Kuhn, que fechou a tarde falando sobre “IoT aplicado ao monitoramento de dados climáticos e de solo agrícola”.

À noite, a Unijuí recebeu o professor doutor Carlos Molina-Jiménez, que integra o Computer Laboratory da Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde atua como pesquisador sênior. O convidado abordou o tema Ciudades Inteligentes y Sostenibles con Gobiernos Inteligentes, ou Cidades inteligentes e sustentáveis com governos inteligentes.

“Fico feliz em poder participar da 9ª edição deste seminário, promovido por um grupo de pesquisa consolidado, que lidera projetos importantes tanto para a nossa Instituição, quanto para a região. E todos os estudos estão, de alguma forma, vinculados ao tema abordado nesta noite. É uma satisfação, mais uma vez, receber o professor Carlos Molina-Jiménez, que desenvolve um conjunto de pesquisas com nossos professores e estudantes, e que vem compartilhar um pouco do seu conhecimento”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, que participou da abertura da palestra.