Mestrado em Atenção Integral à Saúde tem atividade conjunta com o CER III - Unir - Unijuí

Mestrado em Atenção Integral à Saúde tem atividade conjunta com o CER III - Unir

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde, fruto de uma associação entre a Unicruz e a Unijuí, realizou, na disciplina de Reabilitação Multidisciplinar em Doenças Não Transmissíveis, uma atividade integrada com a equipe de reabilitação do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual, CER III - Unir da Unijuí. 

Coordenada pelas professoras Eliane Roseli Winkelmann e Evelise Moraes Berlezi, a disciplina é uma das eletivas, onde o curso tem a oportunidade de ampliar o conhecimento e participar de discussões referentes aos processos de reabilitação nos diferentes níveis de atenção à saúde. A disciplina ocorre de forma presencial no campus da Unijuí, com possibilidade de participação remota.

Na última aula, integrou-se à disciplina o CER III - Unir, representado pela supervisora Giseli Aguiar Fin; pela terapeuta ocupacional Daniela Maicá da Silveira; pela fonoaudióloga Caroline Brigo Palmero; pela fisioterapeuta Gladis Algacir Corrêa e pela enfermeira Daiana da Silveira. Na oportunidade, os mestrandos conheceram o funcionamento de um serviço multiprofissional com foco em ações interdisciplinares para atendimento, adaptação e recuperação do paciente.

Conforme explica a supervisora Gisele, o CER III – Unir é referência SUS em reabilitação física, intelectual e visual para os 33 municípios pertencentes às Coordenadorias Regionais de Saúde de Ijuí (17ª) e Cruz Alta (9ª). O serviço conta com uma equipe multidisciplinar e especializada, e o usuário pode beneficiar-se de atendimentos médicos e de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, enfermagem e serviço social. “O encaminhamento ao CER é feito exclusivamente pela Secretaria de Saúde do município de residência do paciente, sendo que o primeiro contato com a equipe é feito no momento da triagem - que consiste em uma avaliação dos aspectos clínicos e sociais, englobando todo histórico anterior do paciente, para que ele seja encaminhado de forma efetiva às demais avaliações e início do processo de reabilitação”, explica.

As professoras Eliane e Evelise ressaltam que esta socialização da experiência da equipe do CER III - Unir enriqueceu o debate sobre o papel de uma equipe multiprofissional no processo de reabilitação e a importância da intervenção interdisciplinar, permitindo ampliar a visão do processo nas diferentes dimensões, sob a perspectiva do paciente e do profissional da saúde. Portanto, foi uma atividade integrada multiprofissional em uma discussão com foco no paciente, serviço e profissionais, dentro de uma visão integral da saúde.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.