Mestrado em Atenção Integral à Saúde abre inscrições para processo seletivo - Unijuí

Mestrado em Atenção Integral à Saúde abre inscrições para processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), ofertado pela Unijuí em associação com a Unicruz, abriu nesta segunda-feira, 12 de setembro, as inscrições para o curso de Mestrado. Ao todo, são ofertadas 22 vagas para o processo seletivo que compreende análise de currículo, análise da intenção do projeto de pesquisa e entrevista. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro, no endereço unijui.edu.br/ppgais

O mestrado possui duas linhas de pesquisa: a primeira, Processos saúde-doença-cuidado, investiga a atenção à saúde nas diferentes fases do curso da vida. Estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde. Já a segunda, Processos químicos e biológicos em saúde, desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar. Investiga e desenvolve biomarcadores por meio de estudos in vitro, com modelos animais e com seres humanos.

Criado em 2014, o PPGAIS desenvolve pesquisas de forma interdisciplinar na rede de atenção à saúde, em clínicas, hospitais públicos e privados de toda a região do Noroeste do Estado e em laboratório, pré-clínica e pesquisa clínica e epidemiológica. Neste período, o programa já se tornou referência na área, sendo uma importante ferramenta também durante a pandemia de covid-19.

“Mesmo com todas as dificuldades inerentes da pandemia, o mestrado desenvolveu neste período um conjunto de pesquisas tanto na área básica, de fisiopatologia, quanto na área epidemiológica e assistencial, estudando como os serviços se envolveram e enfrentaram este processo. Nessa rede de pesquisa, tanto local como nacional e internacional, o mestrado realizou produções científicas relevantes e que têm sido referência em diferentes países”, destacou o coordenador do programa, professor doutor Thiago Heck.

Além de ter a característica multidisciplinar, integrando diferentes áreas da saúde, a associação entre a Unijuí e a Unicruz traz ainda mais benefícios aos estudantes. “Por meio do mestrado associado o estudante tem acesso às bibliotecas, pesquisas e disciplinas nas duas instituições, potencializando o processo de formação e o percurso formativo ao longo do curso”.

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde é destinado a profissionais da área da saúde e afins. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br ou telefone 3332.0522 - Ramal: 3214.