Professor do PPG em Atenção Integral à Saúde palestra para estudantes da Fairmont State University - EUA - Unijuí

Nesta segunda-feira, 11 de julho, o professor da Unijuí, pesquisador do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, Thiago Gomes Heck, palestrou sobre “Algumas funções das proteínas de choque térmico na saúde e na doença” - tradução do título original da palestra, Some roles of heat shock proteins in health and disease - para estudantes de graduação e pós-graduação da Fairmont State University, localizada em West Virginia, EUA.

A palestra ocorreu remotamente, como parte da programação de “Immersion Program”, evento similar a uma semana de imersão na pesquisa em diferentes áreas, como ocorre anualmente no Salão do Conhecimento da Unijuí. O evento contou com outros palestrantes internacionais, que abordaram temas como doenças neurodegenarativas, saúde pública, pandemia e uso de suplementos alimentares.

A palestra do professor Thiago Heck abordou principalmente as funções das proteínas de choque térmico (HSPs, do inglês Heat Shock Proteins) e disfunções que ocorrem nestas proteínas em doenças como o diabetes. Além disso, foi abordado o papel de estratégias terapêuticas, como o exercício físico e a terapia térmica de calor, como meio de modular as HSPs, e assim promover benefícios a indivíduos com diabetes. Por fim, a palestra mostrou os avanços científicos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unijuí no estudo destas proteínas como biomarcadores e alvos terapêuticos.

O professor destacou que, embora seja bastante difícil a continuidade da pesquisa no laboratório durante os últimos anos, por conta da pandemia, o envolvimento de estudantes de mestrado, doutorado e bolsistas de iniciação científica tem sido fundamental para a continuidade desta linha de investigação. “Também avançamos nas relações internacionais de pesquisa, mesmo que remotamente, e este convite para representar o grupo na palestra é fruto deste processo todo de dedicação de professores e estudantes”.