Programa de Modelagem Matemática e Computacional realiza aula inaugural - Unijuí

Programa de Modelagem Matemática e Computacional realiza aula inaugural

Para marcar o início do semestre letivo no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), foi realizada na segunda-feira, dia 15 de março, a aula inaugural com o título "Modelagem Matemática e Computacional aplicada a Cidades Inteligentes”. A palestra foi proferida pelo professor doutor Tiago Marchesan, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Cidades inteligentes é um tema bastante debatido atualmente, e tratam de cidades que usam a tecnologia, a inovação, e otimizam a utilização de recursos para servir melhor os seus moradores. Isso vale para a mobilidade, energia, saúde, segurança ou para qualquer serviço necessário à vida das pessoas.

Essa temática também vai ao encontro de um projeto da Unijuí, realizado a partir de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que é a implantação do Espaço Mais Inovação no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), que tem como foco as Smart Cities, ou seja, Cidades Inteligentes.

O projeto abrange três etapas de execução. A primeira está sendo finalizada e conta com um conjunto de cinco ambientes: o Laboratório de Desenvolvimento de Internet das Coisas, Laboratório de Smart Grids, Espaço de Ideação, Espaço de Coworking e uma Sala de Realidade Aumentada. Essa infraestrutura tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de produtos e processos inovadores, além de incentivar a interação com os demais agentes de inovação da comunidade. A estrutura também vai servir para o desenvolvimento de pesquisas nessa temática pelos docentes e estudantes do PPGMMC.

Já no dia 16 de março, a professora doutora Airam Sausen, coordenadora do PPGMMC, apresentou aos novos estudantes as Linhas de Pesquisas e Projetos, a estrutura curricular e o percurso formativo que devem percorrer dentro do Programa, para obterem os títulos de mestre e doutor.