Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

Pós-Graduação em Educação nas Ciências participa de evento internacional sobre educação

O doutorando Alexandre José Krul, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí participou, nos dias 22 a 25 de agosto, do IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, que tratou da temática das crianças como sujeitos de direitos no Brasil e em Portugal, realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Goiânia. Durante o evento o doutorando apresentou a pesquisa: “As concepções de crianças e de infâncias, nas políticas públicas para a Educação Infantil”.

Ainda nos dias 26, 27 e 28 de setembro, Alexandre Krul participou do X SINCOL - X Simpósio Nacional de Educação e IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores e o II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação, que ocorreu na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do Departamento de Ciências Humanas.

O tema do evento foi “Pesquisa, Pós-graduação e internacionalização: Contextos, demandas e horizontes” e reuniu pesquisadores e profissionais da educação, oportunizando o debate e a reflexão sobre as políticas educacionais e o processo de formação docente. Neste evento o doutorando ministrou um minicurso, e coordenou o Grupo de Trabalho: Formação de professores da Educação Básica: perspectivas e desafios; no Eixo temático: Formação de Professores; juntamente com as egressas do Programa, Professora Doutora Rúbia Emmel e Professora Mestre Flavia Alana Winck.


Filme “Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência” foi exibido na Unijuí

Aconteceu no dia 03 de outubro, turno da tarde, no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), uma Sessão de Cinema promovida pelo GEEP- Grupo de Pesquisa de Educação Popular do PPGEC, dentro da programação do Salão do Conhecimento 2018.

Foi projetado o filme "Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência”, o qual foi premiado pelo SESC SP, como melhor documentário do último festival de cinema, que mostra, em cinco diferentes regiões do Brasil, a capacidade de resistência de atingidas por barragens, as quais encontram, no bordado, na arte e na escrita, formas de expressar o significado do impacto profundo nas suas vidas e na das pessoas envolvidas em projetos de grandes obras de barragem. A atividade contou com inúmeras pessoas interessadas em discutir o tema da Resistência e oportunizou que duas pessoas atingidas/ameaçadas por barragens do município de Alecrim, senhoras Tereza Pessoa e Cleuza Escher, pudessem participar desse importante evento acadêmico e político pedagógico para relatarem sobre as suas dificuldades diante do contexto das barragens. Os organizadores do evento, prof. Walter Frantz, profa. Noeli Weschenfelder e doutorando Milton Gerhardt agradeceram, de modo especial, às senhoras Tereza Pessoa e Cleuza Escher e demais pesquisadores que participaram do evento.

              


Professores da Unijuí participam de Simpósio Nacional

Professores pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí participaram do SINCOL – X Simpósio Nacional de Educação, IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores e II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação - “Pesquisa, Pós-graduação e internacionalização: contextos, demandas e horizontes” realizado na URI/Frederico Westphalen – RS, entre os dias 26 e 29 e setembro.

O pós-doutorando do Programa, professor Cênio Back Weyh, orientando do professor Walter Frantz, coordenou o GT "Pedagogia da Participação e Educação Popular em (diferentes) contextos e instituições", tendo como colaboradores o professor Walter Frantz e a professora Hedi Luft.

Foram apresentados e discutidos oito trabalhos resultados de pesquisa. É a terceira participação efetiva enquanto GT neste evento que se realiza de dois em dois anos. 

 

 


Integrantes do Programa em Educação nas Ciências participantes de evento nacional

O SINCOL – X SIMPOSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES e II ENCONTRO DE REDES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO- “Pesquisa, Pós graduação e internacionalização: contextos, demandas e horizontes” realizado na URI/Frederico Westphalen – RS nos dias 26 a 29 e setembro de 2018 teve a participação de mestrandos, doutorandos e bolsistas PIBIC/CNPq, adscritos ao Grupo de pesquisa coordenado pela Profª. Dra. Helena Copetti Callai, docente do DHE e PPGEC/UNIJUI. Helena Copetti Callai atuou a convite do evento, como docente do Mini Curso: PESQUISA E INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO; Prof. Dr. Martin Kuhn –egresso do PPGEC participou do Painel DESAFIOS DA BNCC E A PRÁTICA NA ESCOLA: GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM destinado para as licenciaturas e professores das redes de ensino. Cristhian Moreira Brum- doutor pelo PPGEC/UNIJUI e atualmente realizando pós-doutorado no mesmo, Tarciso Dorn de Oliveira e Elmir Schneider – doutorandos do PPGEC/UNIJUI coordenaram o GT FORMAÇÃO HUMANA: A ARQUITETURA E O URBANISMO PARA A CIDADANIA do qual participaram com apresentação de trabalho: o doutorando Rudião Rafael Wisniewski e o bolsista de Iniciação científica PIBIC/CNPq Gabriel Wildner.


Professor ministra conferência em evento nacional

              

José Pedro Boufleuer, professor do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, participou, entre os dias 19 e 21 de setembro de 2018, do III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação, realizado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em São Paulo. O tema geral do evento foi “Escola: problema filosófico”, sendo que o professor ministrou conferência com o título “O ser-fazer da docência: um esboço de compreensão a partir da condição humana”.

O professor Boufleuer é membro fundador da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação e tem participado também do Grupo de Trabalho Filosofia da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, do qual atualmente é coordenador.

 


Estudantes do Doutorado participam de trabalho de campo no Chile

               
                    

Com a finalidade de dialogar sobre as pesquisas e compreender os avanços da ciência geográfica chilena, bem como a arquitetura do país, as doutorandas em Educação nas Ciências da Unijui, Carina Copatti e Alana Rigo Deon, junto ao graduando em Arquitetura e Urbanismo, Gabriel Wildner realizaram, entre os dias 01 e 10 de setembro, atividades na Universidade Acadêmica de Humanismo Cristiano - UAHC e Universidade Católica de Valparaíso, juntamente com professores e acadêmicos do curso de Geografia.

O intercâmbio é fruto do convênio existente entre o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e a Universidade Acadêmica de Humanismo Cristiano - UAHC, mediado na Unijui pela professora Dra Helena Copetti Callai e na UAHC - Chile pelo professor Marcelo Garrido Pereira.  Além dos estudantes da Unijui, compuseram o grupo brasileiros estudantes da Universidade Federal de Goiás – UFG, e da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Chapecó.

No dia 03 de setembro, as doutorandas Alana e Carina estiveram participando de atividades na Universidade Católica de Valparaíso, junto ao professor Andoni Arenas. Na oportunidade as doutorandas trabalharam no período da manhã com os alunos da graduação em Geografia sobre as metodologias qualitativas que desenvolvem em suas teses e dissertações. À tarde, participaram de um grupo de pesquisa composto por doutorandos da matemática que discutem interdisciplinarmente as questões relativas à didática.

“As experiências com outras realidades nos permitem um olhar mais amplo sobre as pesquisas que temos desenvolvido e como isso se aproxima, se complementa ou se difere nos dois países. Certamente essa atividade, embora curta, junto ao professor Andoni na Universidade Católica de Valparaíso, possibilitou refletir sobre as pesquisas que vem sendo desenvolvidas e, pela aproximação com a realidade vivida no Chile, trazer novos elementos à pesquisa que temos construído no doutorado em educação nas ciências” – Comenta Carina Copatti.

Nos dias seguintes, as atividades se concentraram na Região Los Lagos no Sul do Chile, onde foi realizado um trabalho de campo, distante cerca de 1000 km de Santiago, capital chilena. As atividades envolveram a aplicação de diferentes metodologias de pesquisa e investigações com o objetivo de resolver problemáticas previamente levantadas pelos estudantes nessa região. Ao final a atividade de campo os alunos produziram um levantamento integrado de dados (LIV), com conceitos chaves e variáveis que ajudam a compreender a problemática de estudo. O trabalho de campo envolveu a participação sistemática dos estudantes brasileiros nos grupos de estudos que eram coordenados pelo professor Marcelo.

A doutoranda em Educação nas Ciências, Carina Copatti, relata um pouco da experiência no Chile:

“É, sem dúvida, uma experiência única! Tivemos a oportunidade de vivenciar, em um outro país, com língua, costumes, cultura diferente, o modo como realizam pesquisa, e, principalmente pesquisas a campo, tão importantes e necessárias na Geografia. Essa atividade contribuiu para ampliar nosso olhar geográfico e refletir sobre as práticas de docência e de investigação que realizamos no Brasil e aprimorá-las a partir das experiências realizadas no Chile, junto aos professores e estudantes. A oportunidade que tivemos de acompanhar o professor Marcelo Garrido nas atividades a campo tem grande relevância para ampliar os estudos geográficos e, certamente, serão utilizadas em nosso trabalho”.


Pós-Graduação em Educação nas Ciências participa de Colóquio em Portugal

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí participou do IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e XIII Colóquio sobre Questões Curriculares. O evento é um dos mais relevantes da área do currículo e teve como tema “Desafios Curriculares Contemporâneos: a necessidade de revitalizar a profissão docente”.

A programação acontecei no Instituto de Educação na Universidade de Lisboa, em Portugal, de 10 a 12 de setembro. A professor doutora Eva Teresinha de Oliveira Boff e a doutoranda Rose Aparecida Colognese Rech apresentaram trabalho no evento.

 


Inscrições abertas para o Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências

Até o dia 31 de outubro estarão abertas as inscrições para o Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí. Os candidatos deverão fazer a sua inscrição pela página do Programa, no Portal da Unijuí.

Serão 30 vagas ofertadas para o Mestrado e 15 vagas para o Doutorado. A avaliação será feita por meio da prova escrita, da análise e avaliação do Currículo Lattes, da avaliação do projeto, do memorial reflexivo e da entrevista.

O resultado com a relação dos selecionados será divulgado até o dia 17 de dezembro, na página do Programa.

Saiba mais sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí é credenciado pela Capes/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico, e desde 2009, para oferta de Doutorado. O Programa conquistou nota 5 na última avaliação quadrienal (2013-2016), o que mostra o reconhecimento da qualidade do PPGEC na formação de docentes e no desenvolvimento da pesquisa.

O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da educação, com ênfases: na educação escolar – no que se refere ao currículo da escola básica, à formação profissional e às teorias pedagógicas que dão sustentação aos processos de planejamento, gestão e desenvolvimento do ensino; e nos aspectos teórico-práticos que vinculam a educação e a sociabilidade – no que se refere aos significados éticos e políticos das organizações e dos movimentos sociais.

 


Pesquisadores participam de Encontro Nacional de Ensino de Biologia no Pará

A Unijuí participou, entre 3 e 6 de setembro, na Universidade Federal do Pará, do o VII ENEBIO e o I EREBIO Região Norte. Na oportunidade, o PPGEC esteve representado pela professora Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo, doutorando Eliane Santos e a mestranda Neide Traesel, que apresentaram trabalhos resultantes de suas pesquisas. Além disso, aconteceu o lançamento de um livro em que a professora Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo, Dra. Eva Boff e Dra. Vidica Bianchi escreveram um dos capítulos.


Para a Rússia: Unijuí envia a primeira doutoranda para a Universidade de Tomsk

                    

O destino fica na Sibéria, região da Rússia em que costuma fazer muito, muito frio. Para além do clima completamente diferente do brasileiro, Tamara da Rosa, doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação nas Ciências, o desafio será estudar em uma cultura distinta, com uma língua desafiadora. E, além disso, ela será a primeira estudante da Unijuí que terá a oportunidade de passar um período na Universidade de Tomsk.

“É uma responsabilidade muito grande, me sinto muito honrada de ter conseguido essa vaga para doutorado-sanduíche na Rússia. Serão seis meses de imersão, tenho certeza que será um período experiências importantes. É a primeira vez que eu saio para o exterior, estou apreensiva, a temperatura lá é para estar de -30 a -50 graus, mas estou bem tranquila. É uma experiência ímpar, é uma oportunidade que não poderia deixar passar”, observa.

Tamara possui formação em Letras – Português e Inglês, já cursou o Mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí e agora está cursando o Doutorado. Atualmente é professora no Instituto Federal Farroupilha, em Panambi. Ela é orientanda do professor Fernando Jaime González, que também é o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí. Na Rússia terá como co-orientador o professor Peter Michel, da Universidade de Tomsk. “Lá vou fazer minha pesquisa de campo, depois ela será aplicada no campus de Santa Rosa, com o objetivo de tentar entender um pouco as representações, práticas no uso e aprendizado da língua inglesa”, complementa. O trabalho da intercambista se intitula: “Impactos das práticas, representações e percepções sociais da língua inglesa no seu uso e a aprendizagem como língua estrangeira em comunidades universitárias do Brasil e da Rússia”.

                     

Foto do prédio dos estudantes internacionais, na Universidade de Tomsk.

O convênio

Visando ampliar as ações de internacionalização, no mês de dezembro de 2017 a Unijuí firmou uma parceria com a Universidade Estadual de Tomsk, na Rússia. As tratativas da cooperação iniciaram em agosto do mesmo ano, quando o professor Dr. Peter Mitchell, juntamente com os estudantes Stepan Orlov e Alexander Ostrovskiy, estiveram na Universidade para participar do Seminário Internacional de Ensino de Língua Inglesa. Na ocasião, o professor se reuniu com a Reitoria da Unijuí para discutir as ações do acordo de cooperação, dentre as quais destacam-se: intercâmbio de estudantes da graduação e da pós-graduação, intercâmbio docente, pesquisas e publicações, entre outros. Inicialmente a cooperação abrangerá os cursos de licenciatura e também o programa de Pós-graduação em Educação. A Universidade de Tomsk foi fundada em 1878 e é a maior universidade clássica na parte asiática da Rússia, com qualidade reconhecida por diversos rankings internacionais. 


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