O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, na data de hoje, 17/08/2020, turno da manhã, realizou reunião pelo google meet, convocada pela Chefe do DHE, Profª Elisiane Felzke Schonardie Costann, para proceder a eleição dos novos membros do Colegiado e dentre estes a eleição do Coordenador. A eleição foi necessária tendo em vista o término do mandato do Colegiado e Coordenação do Programa, que até então estava sob a responsabilidade dos professores Sidinei Pithan da Silva, Maria Cristina Pansera de Araujo, Maria Simone Vione Schwengber e Eva Teresinha de Oliveira Boff- Coordenadora.
Foram eleitos para o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, os professores Sidinei Pithan da Silva, Maria Cristina Pansera de Araujo, Maria Simone Vione Schwengber, Vânia Lisa Fischer Cossetin, juntamente com as atuais representantes discentes dos cursos do Mestrado e Doutorado, Rosana Vargas e Caterine Brachtvogel, respectivamente. Para Coordenador do Programa foi eleito o professor Sidinei Pithan da Silva. O novo Colegiado inicia o mandato de 4 anos, na data de hoje 17/08/2020.
O novo Coordenador, Prof. Sidinei Pithan da Silva, agradeceu a todos pela confiança na sua indicação para Coordenar o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, em especial ao Colegiado que findou o seu mandato, tendo a Profa. Eva Boff como Coordenadora, os quais desempenharam a função em meio a tantos desafios, com muito êxito, e se propôs a dar continuidade com todo o seu empenho e contando com a colaboração de todos.


No mês de novembro de 2020, será realizado o XXI Encontro Nacional de Educação (ENACED) e o I Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências (SIEPEC), nos dias 25 e 26 de novembro. Os eventos vão marcar os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (Jubileu de Prata), com homenagem ao professor Mario Osorio Marques, um dos fundadores da FIDENE - UNIJUÍ.
A programação desenvolverá a temática “Educação e ciência: desafios do mundo contemporâneo”, por meio da qual é pretendida a constituição de um espaço para problematizar questões sociocientíficas, informações, discursos, mídias digitais e sua relação com a educação, o conhecimento de professor, no mundo contemporâneo. O objetivo é proporcionar um debate sobre o papel da Educação e da Ciência em relação aos obscurantismos contemporâneos no cenário educativo atual, buscando apresentar pesquisas sobre ensino e extensão, que contribuam na formação integral e cidadã dos sujeitos.
Dentre os temas que serão debatidos, pode-se destacar: educação inclusiva, equitativa e de qualidade em todos os níveis de ensino, proporcionando oportunidades de aprendizagem aos sujeitos visando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que promovam a participação responsável e criativa na sociedade em que atuam. Assim, o evento como um todo objetiva contribuir com a tarefa de compreender a atual conjuntura educativa e apresentar novas alternativas e perspectivas para o âmbito da educação, oportunizando momentos de diálogo e reflexão sobre um programa que se preocupa com uma educação de qualidade que contribua com a urgência do desenvolvimento de uma formação cidadã das novas gerações.
Para se inscrever, acesse a página do evento, no Portal da Unijuí. Lá também constam as normas para submissão de trabalhos, bem como a programação completa das atividades.
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TIPO PARTICIPAÇÃO NO EVENTO |
VALOR |
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Apresentação de Trabalho: Professores Universitários |
R$ 70,00 |
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Apresentação de Trabalho: Professores da Educação Básica, graduandos e pós-graduandos |
R$ 50,00
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Participação no Evento como ouvinte |
R$ 30,00 |
Programação
O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), com a assessoria do Escritório de Relações Internacionais (ERI), ofertou, pelo terceiro semestre consecutivo, uma disciplina em Língua Inglesa para os alunos do Mestrado, Doutorado, MINTER e DINTER, em parceria com a Universidade Maria-Curie Sklodowska, de Lublin, na Polônia.
A disciplina “Interculturality and internationalization in technology-assisted higher education” foi ministrada pelo Prof.Dr. Jaroslaw Krajka, do Departamento de Humanidades da UMCS, na modalidade online e teve a monitoria da Doutoranda Jamile Tábata Balestrin Konageski.
A disciplina teve como escopo discutir a autonomia do aluno e a avaliação alternativa no ensino de adultos, com base na perspectiva intercultural. Buscou refletir acerca do processo de ensino de adultos dentro do paradigma da aprendizagem construtivista e centrada no estudante. No decorrer das aulas foram abordados os recursos específicos de uma sala de aula centrada no aluno, na promoção da autonomia e do ensino assistido por tecnologias.
A crescente busca por atividades de cooperação, envolvendo a troca de experiências nas áreas de ensino, pesquisa e extensão com Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras tem proporcionado diferentes ações em relação ao processo de internacionalização da Universidade. Segundo a Assessora de Relações Internacionais da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski, as parcerias com universidades estrangeiras possibilitam diversas ações de internacionalização, como a mobilidade de professores e estudantes, pesquisas e publicações conjuntas, coorientações e composição de bancas com docentes do exterior, disciplinas ministradas por professores estrangeiros, dentre outros. Inclusive, a partir da interação do prof. Jaroslaw com o PPGEC, a doutoranda Jamile Tábata Balestrin Konageski teve bolsa de estudos aprovada para realização de estágio sanduiche na IES da Polônia, prevista para dezembro deste ano.
Durante a pandemia, o ensino online consolida-se como uma importante ferramenta de colaboração entre as Universidades. Para o Professor Jaroslaw, o maior desafio desse contexto de ensino consiste em encontrar o equilíbrio na forma de ministrar as aulas e na quantidade e tipo de atividades propostas aos alunos. Sobre a disciplina ministrada no PPGEC, o professor destaca que a mesma proporcionou a ele uma visão interdisciplinar sobre os tópicos abordados, pois os alunos são de diferentes áreas do conhecimento. E, também, pelo fato que ele pôde conhecer sobre a realidade do ensino no Brasil.
Para o PPGEC essa disciplina demonstra a importância da Língua Inglesa na Pós-Graduação e no Ensino Superior, pois a fluência em um segundo idioma é essencial para promover a mobilidade internacional como parte da formação acadêmica, bem como, incentiva a colaboração entre pesquisas em diferentes Universidades.
Conforme a Coordenadora do Programa, Profª. Eva Boff, que também atuou junto com o Prof. Jaroslaw na disciplina, foi um aprendizado desafiador, pois, além da proposta pedagógica da mesma, com bibliografias internacionais, os alunos tiveram que aprofundar o conhecimento da língua inglesa, com leituras e interpretações. Ainda, segundo a Coordenadora, a tendência de Programa de Pós-Graduação com nota 5 (atribuída pela CAPES), como é o caso do PPGEC, é de cada vez mais promover ações em línguas estrangeiras, com vistas ao fortalecimento da internacionalização.



Aconteceu de 22 a 26 de junho de 2020, em turno integral e de modo remoto, a disciplina de Seminário de Tese das turmas de doutorado ingressantes em 2019 do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Uma das turmas é a do DINTER – Doutorado Interinstitucional entre a Unijuí e Unibalsas.
O seminário foi coordenado por representantes da linhas do Programa, Marli Dallagnol Frison (Representante da Linha 1), Sidinei Pithan da Silva (Representante da Linha 2) e Maria Simone Vione Schwengber (Representante da Linha 3), bem como pelos demais professores do PPGEC, alunos de doutorado, professor diretor da Unibalsas e em momentos especiais contou com a presença de alguns professores coorientadores dos doutorandos de outros Programas de Pós-Graduação, da Unijuí e Unibalsas.
A disciplina de Seminário de Tese acontece no terceiro semestre para os alunos do doutorado, sendo destinado à apresentação do projeto de tese, com o intuito de qualificar a pesquisa, e a mediação teórica-metodológica. Tendo em vista essa missão, foram apresentados e discutidos os projetos de tese, a partir da leitura, compreensão e elaboração de pareceres, o que enriqueceu o horizonte teórico e reflexivo dos sujeitos envolvidos, promovendo diálogos potentes acerca das problemáticas educacionais. A metodologia do seminário possibilitou um crescimento significativo se constituiu em um espaço profundamente formativo, possibilitando a todos uma experiência de imersão nos temas de pesquisa do PPGEC, num esforço coletivo e sensível para com os doutorandos e suas pesquisas.
A possibilidade de apresentar as intenções de pesquisa para um grupo de professores e colegas que estudam diferentes temas educacionais e, principalmente, que investigam essas problemáticas tendo como horizonte teórico distintas teorias, que por vezes se complementam e por vezes divergem, ampliou as possibilidades compreensivas e o alcance educacional dos temas pesquisados. Além disso, e tão importante quanto, viver esse momento de expor os entendimentos e objetivos de pesquisa a um grande grupo possibilita a identificação de sentidos comuns de estudo. Com isso, a disciplina trouxe a possibilidade de estabelecer vínculos de pesquisa e compromissos para escrita conjunta de artigos. Movimento que deu o início a amizades e fortaleceu vínculos afetivos já existentes entre colegas e professores.
Apesar da Pandemia de Covid-19 não possibilitar cursar essa disciplina presencialmente, o compromisso e dedicação de todos foram primordiais para possibilitar uma experiência formativa, reforçando o compromisso coletivo com a pesquisa em Educação nas Ciências e com a tarefa de pensar e fazer mundo comum.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado da Unijuí informa que estão abertas, até o dia 27 de julho, as inscrições para Estudantes Eventuais, graduados, para cursar componentes curriculares do nos cursos.
Para se inscrever, é preciso realiza o preenchimento da ficha de inscrição, que está disponível na Secretaria do Programa e no site https://www.unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado/educacao-nas-ciencias, na aba (processo seletivo e matrícula). Esse documento deve ser entregue na Secretaria do Programa presencialmente, no Campus Ijuí.
Documentos necessários para matrícula:
Para egressos formados na Unijuí, serão utilizados os documentos já arquivados na pasta da Graduação. Documentos faltantes serão solicitados posteriormente, via cadastro de pendências no portal do estudante.
Caso o candidato tenha alterado seu nome (após o último vínculo com a Instituição) deverá entregar os seguintes documentos atualizados:
• Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
• Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas - CPF;
• Cópia da Carteira de Identidade.
Para candidato graduado em outra IES:
• Cópia da Carteira de Identidade;
• Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas - CPF;
• Cópia Certidão de Nascimento, Casamento ou Divórcio;
• Cópia autenticada do Diploma de Graduação (na ausência, apresentação de cópia simples acompanhada do original).
Para estudantes graduados no exterior é necessário:
Cópia autenticada do Diploma de Graduação apostilado ou autenticado em representação consular brasileira no país de origem de expedição do documento;
• Original ou cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação. Para estudantes graduados no exterior: cópia autenticada do Histórico de Graduação apostilado ou autenticado em representação consular brasileira no país de origem de expedição do documento.
A divulgação dos resultados estará disponível no site do Programa, a partir do dia 29 de julho. A efetivação das matrículas devem ser realizadas no dia 31 de julho, nos turnos da manhã e tarde, na Secretaria Acadêmica da Unijuí. O início das aulas está previsto para o dia 10 de agosto.
Mais informações com a Secretaria do Programa, pelo telefone (55) 3332-0417 ou pelo email poseduca@unijui.edu.br.
O Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí e o grupo de pesquisa Paidotribas - Educação, Corpo e Cultura (PPGEC Unijuí) realizaram nesta sexta-feira, dia 13 de março de 2020, uma conversa temática intitulada “A morte de Foucault e a morte em Foucault” ministrada pelo Prof. Dr. Santiago Pich, que atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC.
O evento contou com a presença de Mestrandos, Doutorandos, Pós-Doutorandos, egressos e professores da Unijuí e da Unibalsas (Maranhão - Minter e Dinter) tendo como tema central a vida e a obra do filósofo francês Michel Foucault (1926 - 1984), dando ênfase em especial aos últimos anos de sua trajetória.
O palestrante Prof.Dr. Santiago Pich abriu sua fala, contextualizando a morte de Foucault e sua conjuntura social traçando a partir disso um paralelo entre o filósofo Francês e Sócrates, cuja influência é perceptível em suas últimas escritas dedicadas principalmente a falar dos corpos, da vida errante, da normatividade e da concepção de morte enquanto libertação e busca pela verdade, deixando grandes reflexões acerca da existência humana.



Entre os dias 06 de janeiro de 2020 e 02 de fevereiro de 2020, a doutoranda Caroline Daiane Raduns, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, realizou um estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa – Lisboa/Portugal. Caroline tem como orientadora a professora Dra. Helena Copetti Callai, da Linha de Pesquisa 3.
O grande objetivo da doutoranda foi conhecer os conceitos metodológicos e as ações do Projeto Nós Propomos!, idealizado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, IGOT, coordenado pelo Professor Doutor Sérgio Claudino Loureiro Nunes, da Universidade de Lisboa. Para isso, participou de ações, palestras, aulas, reuniões e eventos acadêmicos. Um exemplo foi a visita à Escola Secundária de Santo António da Charneca, na cidade de Barreira/Portugal, para o início das atividades projeto Nós Propomos! nessa escola.
Outro momento importante foi a participação na 2ª Plenária Nós Propomos Cascais, em Estoril. Um evento que reuniu mais de 800 estudantes, visando a apresentação de projetos por eles elaborados, com o objetivo de atender as demandas locais, e com isso melhorar a qualidade de vida.
Caroline, Prof. Sergio e Paula Policarpo (Técnica Superiora na Câmara Municipal de Loures) na 2ª Plenária Nós Propomos Cascais, em Estoril- janeiro 2020.
Caroline também realizou uma palestra com o tema: “Energia Amiga e Meninas que Engenham o Futuro: Construir a Sustentabilidade Energética através de Projetos Escolares”. Esse evento aconteceu no IGOT, e teve como principal objetivo compartilhar suas experiências na área de projetos de extensão.
O doutorado sanduíche também resultou em um artigo com o título: “A extensão universitária e a contribuição da engenharia no exercício da cidadania: uma abordagem a partir de projetos sobre energia elétrica”. Esse artigo fará parte do livro Geografia e Educação. Uma perspectiva luso-brasileira, dos autores S. Claudino, R. Coscurão e Adilson T. Silva.
Caroline traz como principal contribuição do doutorado sanduíche, o rompimento da barreira do ambiente da universidade, que se concretiza na vivência de diferentes hábitos, culturas e valores. Essa compreensão desenvolve um caráter crítico e engrandece os estudos, principalmente a tese. Também estimula um olhar respeitoso às diferentes formas de organização de sociedade.








O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, realizou, nesta segunda-feira, 02, a Aula Inaugural dos cursos Mestrado e Doutorado, Minter e Dinter Interinstitucional. A atividade contou com a participação da Coordenadora do Programa, professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, e da professora Neusa Maria John Scheid, egressa do Programa.
A palestra “A pesquisa na educação: formação, interação e atuação” foi ministrada pela professora Neusa, logo após a fala inicial da coordenadora do Programa. Eva Teresinha de Oliveira Boff desejou boas-vindas aos estudantes e lembrou da data que marcou os 25 anos do curso na Universidade, 1º de março de 1995. A recepção aos estudantes contou ainda com a participação da Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.
A atividade foi transmitida ao vivo para os estudantes do Programa Minter e Dinter da Unibalsas, no Maranhão. O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí promove ainda o Seminário Temático com a fala do professor Cênio Back Weyh sobre “A pesquisa em educação na perspectiva da educação popular”, às 8h30 desta terça-feira, 03 de março, no Centro de Eventos da Unijuí. E, à tarde, a fala do professor Sidinei Pithan da Silva sobre “A pesquisa em educação na contemporaneidade: novas questões, velhos dilemas”.








Estão abertas as inscrições para quem deseja ser Estudante Eventual no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado da Unijuí. O período para efetivação é até 24 de fevereiro, na página do Programa (na aba processo seletivo), mediante o preenchimento de ficha de inscrição e entrega de documentos. A lista dos selecionados estará disponível a partir do dia 28 de fevereiro e poderá ser encontrada no Portal da Universidade.
As matriculas estão previstas para o dia dois de março, nos turnos da manhã e tarde, na Secretaria Acadêmica da Unijuí. Para os egressos da Unijuí serão utilizados os documentos já arquivados na pasta da Graduação. Documentos faltantes serão solicitados posteriormente, caso o (a) candidato (a) tenha alterado seu nome após o último vínculo com a instituição, deverá apresentar os seguintes documentos: Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas - CPF; Cópia da Carteira de Identidade. Em casos em que o candidato tenha formação em outra Instituição de Ensino Superior, os documentos necessários para a matrícula são: Cópia da Carteira de Identidade; Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas - CPF; Cópia Certidão de Nascimento, Casamento ou Divórcio; Cópia autenticada do Diploma de Graduação (na ausência, apresentação de cópia simples acompanhada do original).
O valor de uma disciplina é de R$ 1.500,00, podendo ser parcelado em duas vezes (com cartão ou cheque). O início das aulas ocorre a partir do dia nove de março. Demais informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa, pelo telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail: poseduca@unijui.edu.br.
Em outubro e novembro deste ano (2019), foram desenvolvidas, pelo Grupo de pesquisa EMGCS, atividades acadêmicas na Europa, no contexto da internacionalização do PPGEC. A viagem teve a coordenação da professora Helena Copetti Callai e da pós-doutoranda Claudia Ilgenfritz Toso, que teve como tarefa de organização do plano e dos roteiros e contatos da viagem, fez as traduções do material que foi apresentado nos eventos e publicado em revista italiana, bem como realizou trabalhos de tradutora nos eventos da Itália.
Participaram alunos de doutorado, pós-doutorado e egressos do Programa que permanecem ligados ao Grupo, (inclusive da UFFS - Campus Chapecó e Cerro Largo). Foram realizadas atividades acadêmicas na Espanha e na Itália, com uma programação envolvendo participação em eventos, visitas técnicas, trabalhos de pesquisa, entrevistas e trabalhos de campo (estes em uma especificidade característica dos eventos de Geografia, sempre orientados por especialistas nos temas).
As ações, que se situam em grande parte no contexto de projeto de pesquisa apoiado pela FAPERGS, no edital de Pesquisador Gaúcho, foram realizadas na Itália, na Università di Bologna – UNIBÒ/It. e na Universidad de Santiago de Compostela, na Espanha, onde foram apresentados trabalhos que são resultados de pesquisa realizados pelo grupo nos anos de 2018 e 2019.
Na Universidad de Santiago de Compostela, no IX Congreso Ibérico de Didáctica de la Geografía - La reconfiguración del medio rural en la sociedad de la información - Nuevos desafíos en la educación geográfica www.ixcongresoibericodgeo.com, realizado nos campus de Santiago de Compostela e de Lugo, foram apresentados 6 trabalhos que estão no livro publicado pelo evento: La reconfiguración del médio rural en la sociedad de la información - nuevos desafios en la educación geográfica. Editora Andavira/Spaña. A professora Helena, que faz parte do comitê de avaliação do evento, participou também de atividades acadêmicas com os colegas daquela universidade, com a discussão de pesquisas, organização de material de dois livros a serem publicados ainda neste ano, um deles aqui no Brasil, no qual três professores pesquisadores da USC têm artigo e outro a ser publicado na Galícia, com dois artigos do grupo de pesquisa EMGCS da Unijuí. Também foram realizadas entrevistas com docentes pesquisadores espanhóis e portugueses acerca dos temas de pesquisa singulares dos membros do grupo.
Em Bologna, Itália na UNIBÒ, o grupo participou de um conjunto de atividades programadas na XVI edição da Festa Internazionale della Storia 2019. Destaca-se o Passamano per San Luca, atividade que envolve a população local e visitantes e se caracteriza por ser um dos eventos mais significativo e esperados, que acontece há dezesseis anos e no qual as pessoas se unem para reviver a memória e representar como o Pórtico que leva à Basílica de San Luca foi construído. Em 17 de outubro de 1677 foram passados, de mão em mão, os materiais para a referida construção. https://site.unibo.it/festadellastoria/it/passamano-per-san-luca. Outro evento significativo é a premiaçãointernazionale "il portico d'oro - Jacques Le Goff", que, neste ano, foi concedido ao Diretor da National Geographic Itália, Marco Cattaneo, o qual relatou, em seu discurso, o percurso percorrido pela revista e suas contribuições com imagens e como fonte de pesquisa histórica, https://site.unibo.it/festadellastoria/it/premi/premio-le-goff1.
O evento Viva la stória VIVA. Le scuole si raccontano. Esperienze di didattica della stória, tra conoscenza, tutela e valorizzazione, teve a participação de alunos de diferentes escolas da região e etapas da educação básica italiana apresentando atividades e projetos desenvolvidos sobre a história, o patrimônio, a memória, e a sua importância no processo de construção do conhecimento e do sentimento de identidade e de pertencimento. “Este evento significou à nós a possibilidade de conhecer ações das escolas e como elas se envolvem com o fazer cotidiano considerando a história que as constitui. Havia a presença, além dos estudantes, dos professores e equipes das escolas e de familiares das crianças e jovens”, observa a professora Helena.








No Seminário: La città e sue storie: vivere la città nella sua tradizione e memoria (https://site.unibo.it/festadellastoria/it/agenda/la-citta-e-sue-storie-vivere-la-citta-nella-sua-tradizione-e-memoria-seminario), foram apresentados, pelos membros do Grupo EMGCS/UNIJÍ, oito trabalhos, resultados de pesquisas desenvolvidas no ano de 2018 e 2019, por meio de teses, de experiências de estágio sanduíche e Pós-doutorado, material que está compondo o livro do grupo de pesquisa deste ano de 2019.
Nos dias 6 e 7 de novembro, noConvegno Internazionale Orizzonti della Didattica della Storia, a pós-doutoranda Cláudia Ilgenfritz Toso e a doutoranda Alana Rigo Deon representaram o Grupo na Tavola Rotonda: Narrare la storia com o trabalho: Didattica della Storia, costruzione della conoscenza e cittadinanza: il caso di PNLD - Piano Nazionale di Manuale Didattico in Brasile (com publicação na Rivista open access “Didattica della storia. Journal of Didactis of History”, da qual a professora Helena é membro do Conselho editorial (https://dipast.wixsite.com/orizzontididattica).
Na Espanha e na Itália também foram realizadas entrevistas com pesquisadores espanhóis, portugueses e italianos e com professores da educação básica. E, no contexto de atividades acadêmicas, foram programadas novas ações: de intercâmbios futuros, planejamento de produção de material paradidático para alunos de graduação e para a escola básica, com a organização do material dos trabalhos de campo realizados nos dois países, além de artigos a serem encaminhados para publicação.
“As experiências de internacionalização desenvolvidas pelo Grupo EMGCS faz com que sejam abertos novos olhares para o nosso fazer cotidiano, assim como permitem contatos para continuidade dos trabalhos acadêmicos e realização de estágios, de visitas técnicas, de com pesquisas conjuntas que geram produção científica. Acreditamos que isso potencia a formação e qualificação dos profissionais envolvidos no PPGEC bem como aos egressos na continuidade do seu fazer acadêmico em suas respectivas instituições”, salienta a professora Helena Copetti Callai.
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