Seminário de Tese promoveu diálogos sobre problemáticas educacionais - Unijuí

Seminário de Tese promoveu diálogos sobre problemáticas educacionais

Aconteceu de 22 a 26 de junho de 2020, em turno integral e de modo remoto, a disciplina de Seminário de Tese das turmas de doutorado ingressantes em 2019 do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Uma das turmas é a do DINTER – Doutorado Interinstitucional entre a Unijuí e Unibalsas.

O seminário foi coordenado por representantes da linhas do Programa, Marli Dallagnol Frison (Representante da Linha 1), Sidinei Pithan da Silva (Representante da Linha 2) e Maria Simone Vione Schwengber (Representante da Linha 3), bem como pelos demais professores do PPGEC, alunos de doutorado, professor diretor da Unibalsas e em momentos especiais contou com a presença de alguns professores coorientadores dos doutorandos de outros Programas de Pós-Graduação, da Unijuí e Unibalsas.

A disciplina de Seminário de Tese acontece no terceiro semestre para os alunos do doutorado, sendo destinado à apresentação do projeto de tese, com o intuito de qualificar a pesquisa, e a mediação teórica-metodológica. Tendo em vista essa missão, foram apresentados e discutidos os projetos de tese, a partir da leitura, compreensão e elaboração de pareceres, o que enriqueceu o horizonte teórico e reflexivo dos sujeitos envolvidos, promovendo diálogos potentes acerca das problemáticas educacionais. A metodologia do seminário  possibilitou um crescimento significativo se constituiu em um espaço profundamente formativo, possibilitando a todos uma experiência de imersão nos temas de pesquisa do PPGEC, num esforço coletivo e sensível para com os doutorandos e suas pesquisas.

A possibilidade de apresentar as intenções de pesquisa para um grupo de professores e colegas que estudam diferentes temas educacionais e, principalmente, que investigam essas problemáticas tendo como horizonte teórico distintas teorias, que por vezes se complementam e por vezes divergem, ampliou as possibilidades compreensivas e o alcance educacional dos temas pesquisados. Além disso, e tão importante quanto, viver esse momento de expor os entendimentos e objetivos de pesquisa a um grande grupo possibilita a identificação de sentidos comuns de estudo. Com isso, a disciplina trouxe a possibilidade de estabelecer vínculos de pesquisa e compromissos para escrita conjunta de artigos. Movimento que deu o início a amizades e fortaleceu vínculos afetivos já existentes entre colegas e professores.

Apesar da Pandemia de Covid-19 não possibilitar cursar essa disciplina presencialmente, o compromisso e dedicação de todos foram primordiais para possibilitar uma experiência formativa, reforçando o compromisso coletivo com a pesquisa em Educação nas Ciências e com a tarefa de pensar e fazer mundo comum.