Internacionalização: Mestrandos e Doutorandos cursaram disciplina com professor da Polônia - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), com a assessoria do Escritório de Relações Internacionais (ERI), ofertou, pelo terceiro semestre consecutivo, uma disciplina em Língua Inglesa para os alunos do Mestrado, Doutorado, MINTER e DINTER, em parceria com a Universidade Maria-Curie Sklodowska, de Lublin, na Polônia.

A disciplina “Interculturality and internationalization in technology-assisted higher education” foi ministrada pelo Prof.Dr. Jaroslaw Krajka, do Departamento de Humanidades da UMCS, na modalidade online e teve a monitoria da Doutoranda Jamile Tábata Balestrin Konageski.

A disciplina teve como escopo discutir a autonomia do aluno e a avaliação alternativa no ensino de adultos, com base na perspectiva intercultural. Buscou refletir acerca do processo de ensino de adultos dentro do paradigma da aprendizagem construtivista e centrada no estudante. No decorrer das aulas foram abordados os recursos específicos de uma sala de aula centrada no aluno, na promoção da autonomia e do ensino assistido por tecnologias.

A crescente busca por atividades de cooperação, envolvendo a troca de experiências nas áreas de ensino, pesquisa e extensão com Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras tem proporcionado diferentes ações em relação ao processo de internacionalização da Universidade. Segundo a Assessora de Relações Internacionais da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski, as parcerias com universidades estrangeiras possibilitam diversas ações de internacionalização, como a mobilidade de professores e estudantes, pesquisas e publicações conjuntas, coorientações e composição de bancas com docentes do exterior, disciplinas ministradas por professores estrangeiros, dentre outros. Inclusive, a partir da interação do prof. Jaroslaw com o PPGEC, a doutoranda Jamile Tábata Balestrin Konageski teve bolsa de estudos aprovada para realização de estágio sanduiche na IES da Polônia, prevista para dezembro deste ano.

Durante a pandemia, o ensino online consolida-se como uma importante ferramenta de colaboração entre as Universidades. Para o Professor Jaroslaw, o maior desafio desse contexto de ensino consiste em encontrar o equilíbrio na forma de ministrar as aulas e na quantidade e tipo de atividades propostas aos alunos. Sobre a disciplina ministrada no PPGEC, o professor destaca que a mesma proporcionou a ele uma visão interdisciplinar sobre os tópicos abordados, pois os alunos são de diferentes áreas do conhecimento. E, também, pelo fato que ele pôde conhecer sobre a realidade do ensino no Brasil.

Para o PPGEC essa disciplina demonstra a importância da Língua Inglesa na Pós-Graduação e no Ensino Superior, pois a fluência em um segundo idioma é essencial para promover a mobilidade internacional como parte da formação acadêmica, bem como, incentiva a colaboração entre pesquisas em diferentes Universidades.

Conforme a Coordenadora do Programa, Profª. Eva Boff, que também atuou junto com o Prof. Jaroslaw na disciplina, foi um aprendizado desafiador, pois, além da proposta pedagógica da mesma, com bibliografias internacionais, os alunos tiveram que aprofundar o conhecimento da língua inglesa, com leituras e interpretações. Ainda, segundo a Coordenadora, a tendência de Programa de Pós-Graduação com nota 5 (atribuída pela CAPES), como é o caso do PPGEC, é de  cada vez mais promover ações em línguas estrangeiras, com vistas ao fortalecimento da internacionalização.