Pensamento Computacional no Ensino Básico foi tema de Seminário - Unijuí

Pensamento Computacional no Ensino Básico foi tema de Seminário

No dia 17 de outubro de 2019 aconteceu o “Seminário de Pensamento Computacional no Ensino Básico”, realizado no Centro de Eventos da Unijuí. Foi ministrado por Christian Puhlmann Brackmann, professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) na área da Computação, onde ocupa atualmente a função de Diretor de Tecnologia da Informação.

No turno da manhã o professor falou sobre o assunto principal, discorrendo inicialmente sobre seus estudos a respeito do Pensamento Computacional na Educação Básica de forma “desplugada”. Em seguida, explicou a relevância do tema e falou sobre sua pesquisa de doutorado. Também enfatizou seu trabalho e apoio às redes de ensino e escolas que considerem incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares, visando práticas que ajudem a desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas à tecnologia e à computação.

Na parte da tarde, o professor desenvolveu a oficina de “Pensamento Computacional Desplugado”, através de uma série de atividades e jogos elaborados por ele. Conduziu os participantes a compreenderem sua proposta de desenvolvimento desta “forma de pensar”, sem a utilização de computadores.

Em conjunto com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o professor participou da elaboração da proposta pioneira de inclusão do Pensamento Computacional no currículo nacional junto ao Ministério da Educação (MEC), em 2015. Atualmente, é mantenedor do site www.computacional.com.br e executa projetos de pesquisa e extensão para desenvolvimento de material didático, disseminação e sensibilização do Pensamento Computacional com professores e gestores da rede de educação a nível regional, estadual, nacional e internacional no segmento público e privado. Recentemente, seu projeto foi reconhecido a nível nacional através do programa: Como Será?, da Rede Globo de Televisão (https://youtu.be/Bxg8QC93joo). Ele também é membro do CSTA (Computer Science Teacher Association).

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, sendo coordenado pelo Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Docente do PPGEC, Fernando Jaime González, bem como pela Coordenadora do PPGEC, Eva Teresinha Boff. Mestrandos, doutorandos, professores da UNIJUÍ e da Unibalsas (Maranhão - Minter e Dinter) participaram do seminário.