Unijuí participa da 39º Reunião Nacional da ANPED - Unijuí

Unijuí participa da 39º Reunião Nacional da ANPED

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí esteve representado pela Coordenação, Professores, Alunos, Egressos e Secretária na 39º Reunião Nacional da ANPEd, realizada na Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ, no período de 18 a 24 de outubro.

A abertura contou com a palestra: Educação Pública e Pesquisa: ataques, lutas e resistências, pelo Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra/de Portugal.

A Coordenadora, Profª Eva Teresinha de Oliveira Boff, participou de reunião do FORPRED (Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação), nos dias 19 e 20/10, com intensa programação acerca das políticas da pós-graduação brasileira e avaliação quadrienal, pela CAPES. Os debates foram conduzidos pelo Coordenador da área de Educação, Prof. Dr. Robert Evan Verhine e Vice-Coordenador, Prof.  Dr. Ângelo Ricardo de Souza, sob a coordenação do Prof. Dr. João Batista Carvalho Nunes, coordenador do FORPRED. Também houve a participação da Profª. Drª. Andrea Barbosa Gouveia – Presidente da ANPED.

O professor José Pedro Boufleuer participou como coordenador do Grupo de Trabalho Filosofia da Educação, tendo a seu encargo a organização das sessões de apresentação de trabalhos e demais atividades do GT durante os dias da Reunião. O professor Boufleuer é sócio e participante da ANPEd há mais de 25 anos, tendo sido um dos propositores da criação do GT Filosofia da Educação em 1993.

A professora Maria Simone Schwengber apresentou o trabalho intitulado: O uso de hashtags no Instagram como nova política de produção da posição de mulheres como esportistas, no Grupo de Trabalho: Gênero, Sexualidade e Educação, de sua autoria e da orientanda Caterine Brachtvogel.

O pós-doutorando e coordenador do Minter e Dinter, pela Unibalsas, Fábio Roberto Pillatt, apresentou o trabalho com o tema: Quinze Anos de SINAES: Conquistas e Expectativas, no Grupo de Trabalho de Políticas de educação superior. Ele também lançou dois livros de sua autoria durante o evento, que são eles: O Sinaes e seus caminhos de regulação e de emancipação: o impacto do Sistema Nacional de Avaliação no desenvolvimento da educação superior brasileira; A Pesquisa e a Iniciação Científica no Sul do Maranhão.

A doutoranda do PPGEC, Sirlei Rigodanzo, participou do GT16, Educação e Comunicação, o qual teve o trabalho encomendado: Em Tempos de Bolhas, Robôs, Algoritmos e Notícias Falsas: Como resistir e existir na interface Educação e Comunicação?   Segundo a doutoranda “ Foi uma semana intensa com diversos trabalhos apresentados e sistematizados no GT16 os quais perpassaram os eixos que englobam a educação e as tecnologias.

A professora Hedi Maria Luft e Profa. Inês Sostisso, egressa do mestrado em Educação nas Ciências, proferiram a palestra “Tempo é Vida”, dentro da Programação do III ENSEC (Encontro Nacional das(os) Secretárias(os) dos Programas de Pós-Graduação).

A Secretária do Programa, Carmen Antunes, participou do III Encontro Nacional das(os) Secretárias(os) dos Programas de Pós-Graduação – ENSEC, no período de 20 a 24/10. Dentre os palestrantes do III ENSEC, além das professoras Hedi e Inês, destacam-se: Profª. Drª. Andrea Barbosa Gouveia – Presidente da ANPED (UFPR); Prof. Dr. Lucidio Bianchetti  (UFSC); Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza – Coordenador Adjunto da Área de Educação da CAPES (UFP); Prof. Dr. Robert Evan Verhine – Coordenador da Área de Educação da CAPES (UFBA); Prof. Dr. Marcos Marques de Oliveira – Vice-Coordenador PPG em Educação da UFF; Prof. Dr. Jefferson Mainardes (UEPG); Prof. Dr. João Batista Carvalho Nunes – Coordenador Nacional do FORPREd/ANPED (UECE); Silvia Adriana da Silva Soares – Secretária da Pós-Graduação da UNILASALLE; Daniela Leandro Eufrazio – Secretária PPGE/Unisul.  Ainda, a Profª Drª Eva Boff, Coordenadora do PPGEC, palestrou para o ENSEC, com o tema: As dificuldades dos PPG's nota 3, 4 e 5 frente as mudanças de avaliação da CAPES. Para Carmen “ o evento foi enriquecedor, pois os palestrantes contribuíram com temas relevantes para a atuação das(os) secretárias(os), como:  o processo de avaliação dos PPGEs, momento atual, desafios, perspectivas; organização dos tempos na Secretaria dos PPGEs; assinatura da minuta que oficializa a participação do ENSEC nos próximos eventos da ANPED; oficina do SUCUPIRA; socialização de dissertação que trata da atuação das(os) Secretárias(os) dos PPGEs; dentre outras reflexões e aprendizados que foi possível durante o evento, sobretudo, com a socialização das práticas de cada Programa, a partir da roda de conversas, com secretárias(os) de Programas de toda a região do Brasil. Carmen também apresentou durante o evento os dois projetos de extensão criados por ela e demais secretárias do PPGEC, com apoio da Coordenação e coordenados por bolsistas CAPEs, CNPq, FAPERGS e UNIJUÍ, que dão visibilidade às produções dos discentes e egressos do Programa. A Secretária Carmen Antunes também integra a Comissão Organizadora do III ENSEC.