Mestrado (MINTER) e Doutorado (DINTER) Interinstitucional em Educação nas Ciências

Estudantes do Dinter realizam estágio no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) recepcionou os estudantes do Dinter, Doutorado Interinstitucional entre a Unijuí e Unibalsas, na segunda-feira, dia 24, com a presença de representantes da reitoria, coordenação, professores, secretárias e estudantes, com explanação sobre o Programa e a Unijuí como um todo. 

Com o tema “Tempo passado como recordação e expectativa”, o professor Paulo Rudi Schneider fez uma reflexão sobre a importância da pesquisa e, para enriquecer ainda mais o momento, fez uma apresentação de violino.

A maioria destes doutorandos são docentes da Unibalsas e irão permanecer no Programa no período de 30 dias, para a realização do estágio, que prevê muitas demandas. Será um período de muita aprendizagem, pois os estudantes serão inseridos em atividades planejadas pelo PPGEC, sobretudo, momento intenso com seus orientadores, para a elaboração da tese de cada um. 

Destaca-se que o PPGEC iniciou as atividades do Minter e Dinter (mestrado e doutorado interinstitucional) em março deste ano, com um total de 30 estudantes. É a primeira oferta do Minter e Dinter, pela Unijuí, através do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, pelo convênio firmado com a Unibalsas.

Segundo a Reitora e professora da Unijuí/PPGEC, Cátia Maria Nehring, o Minter e Dinter representa uma ousadia de uma Instituição do interior do Noroeste do Rio Grande do Sul e de uma Faculdade no interior do sul do Maranhão que possuem a missão de transformar vidas, para que possam transformar o mundo.

Para o doutorando e Professor da Unibalsas, Jefferson Carvalho Barros, o curso trará resultados positivos. “Estou muito confiante de que essa imersão no universo do conhecimento aqui na UNIJUÍ trará muitos resultados para nossa formação acadêmica. Fomos muito bem recebidos e esperamos que esse momento seja de profunda reflexão e construção do conhecimento através do programa de Doutorado em Educação nas Ciências e que as vivências aqui experimentadas sirvam para contribuirmos com o desenvolvimento da educação em nossa região”, comentou.

De acordo com os professores do Colegiado do Programa e representantes da Coordenação, Maria Simone Vione Schwengber e Sidinei Pithan da Silva, o Programa empenha-se em formar estes doutores da Unibalsas, aptos a responder pelo título, sobretudo, pelas pesquisas desenvolvidas ao longo dos seus quase 25 anos de existência, com oferta de mestrado, doutorado e pós-doutorado, e nota 5 atribuída pela CAPES na última avaliação quadrienal, 2013-2016.

Trata se de um compromisso social pelo viés da pesquisa e da formação com a construção de um País e de uma nação. Outrossim, um desafio de compreender e intervir  na educação tendo em vista o enfrentamento de realidades que nos exigem do ponto de vista do comprometimento científico, filosófico, ético e político.

 

Inscrições abertas para o Mestrado e Doutorado Interinstitucional

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos Minter, Mestrado Interinstitucional, e Dinter, Doutorado Interinstitucional, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, na Unibalsas – Faculdade de Balsas, em Balsas no Maranhão.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro pela página do Programa, no Portal da Unijuí. São 20 vagas disponíveis para o Minter e seis vagas para o Dinter. O processo seletivo é composto pela prova escrita, análise e avaliação do Currículo Lattes, avaliação do projeto, memorial reflexivo e entrevista. Os resultados serão divulgados até o dia 17 de dezembro na página do Programa

Por meio do convênio consolidado entre Unijuí/PPGEC e Unibalsas, desde 2014, houve a aproximação entre as duas instituições e seus pesquisadores, facilitando o diálogo e proposições. A Unibalsas - Faculdade de Balsas - está situada em uma região de carência de professores com formação para atuar na educação superior, sendo que o PPGEC vem contribuído na formação dos seus docentes, já tendo titulado três mestres e um doutor.