Mestrado em Desenvolvimento realiza Workshop - Unijuí

Mestrado em Desenvolvimento realiza Workshop

Os docentes e discentes do Programa de Mestrado em Desenvolvimento realizaram no último dia 31 de julho um Workshop denominado "Rumos do Desenvolvimento". Esse dia de trabalho aconteceu nas dependências do IRDeR e teve por objetivo, além de congregar professores e alunos num ambiente qualificado de retiro, fazer uma reflexão e discussão sobre a trajetória e as perspectivas do Programa de Mestrado.

Em julho de 2013 o programa completou 11 anos de funcionamento, sendo que no momento a 12ª turma está em andamento, inclusive com a presença de um aluno do exterior. No total estiveram matriculados 328 alunos no Programa, sendo que até 2012 já foram defendidas 245 dissertações de Mestrado.

A programação do Workshop foi realizada com base em três exposições que ocorreram na parte da manhã e buscaram subsidiar as discussões realizadas na parte da tarde. O Reitor da UNIJUÍ e professor do Programa, Martinho Kelm, fez algumas reflexões sobre o papel da Universidade, de um modo em geral, e da UNIJUÍ em particular, no contexto atual. O Coordenador do Mestrado, professor Dieter Siedenberg, expôs alguns dados sobre a situação da Pós-Graduação no Brasil, sobre o próprio Programa de Mestrado e sobre as novas tendências da pesquisa acadêmico-científica. Por fim, o Coordenador Adjunto do Mestrado, professor Dilson Trennepohl, apresentou algumas reflexões sobre as diferentes possibilidades de desenvolvimento socioeconômico e as implicações teóricas e operacionais que se colocam para os pesquisadores e mestrandos.

Segundo o professor Dieter Siedenberg, “a atividade foi muito importante para o Programa de Mestrado em Desenvolvimento como um todo, ou seja, para os professores e alunos, uma vez que serviu para refletir, discutir e coletar subsídios para diretrizes que irão permitir um maior alinhamento de estratégias de pesquisa e ação”.