Simpósio Internacional inicia com conferência sobre o papel da política pública e atores locais no desenvolvimento - Unijuí

Teve início na noite desta segunda-feira, dia 16, o I Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (I SLAEDR). Com a proposta de privilegiar o debate e acolher trabalhos voltados à investigação dos processos de gestão do território, o evento segue até a próxima quarta-feira, dia 18, no Campus Ijuí. O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNIJUÍ).

Com o tema central “As Possibilidades de Desenvolvimento em Territórios Periféricos”, o Simpósio vai discutir a temática a partir de uma noção de desenvolvimento territorial como processo multidimensional que articula diferentes atores e escalas em diferentes arranjos e processos institucionais. O evento organiza-se em três eixos temáticos que seguem as três Linhas de Pesquisa do PPGDR/UNIJUÍ: Políticas Públicas e Gestão Social; Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos Locais; e Gestão Empresarial.

Para a conferência de abertura, o professor Dr. Martin Coy, da Universidade de Innsbruck, na Áustria, trabalhou o tema “O papel das políticas públicas e atores locais no desenvolvimento em territórios periféricos no âmbito da União Europeia”. O conferencista é diretor do Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck, com a qual a Unijuí mantém convênio institucional. O Instituto desenvolve uma série de pesquisas sobre o Brasil, especialmente sobre o meio urbano e o meio ambiente, contribuindo para a veiculação de imagens positivas e diferenciadas sobre o país.

Segundo o professor Dr. Sérgio Allebrandt, um dos organizadores do evento, a participação significativa de estudantes e professores da Unijuí e outras universidades já é uma marca desta primeira edição do Simpósio. “Este evento será organizado a cada dois anos. Nesta primeira edição, tivemos em torno de 150 trabalhos inscritos e, desses, 112 aprovados. ”, relata.

O evento segue até quarta-feira com a seguinte programação:

17/07/2017

MANHÃ

8:00 – 9:45: Sessões de apresentação de trabalhos

10:00 – 11:45: Sessões de apresentação de trabalhos

TARDE

13:30 – 16:30: MESA2 – Transformações capitalistas e desenvolvimento da periferia: uma perspectiva multiescalar

Coordenação: Dr David Basso – PPGDR/UNIJUI

Painelistas: Dr Victor Ramiro Fernandes – Universidade do Litoral – Santa Fé, Argentina

Dr Carlos Antônio Brandão – IPPUR/UFRJ

Dr Ivo Marcos Theis – PPGDR/FURB

16:45 – 18:45: Sessões de apresentação de trabalhos