Simpósio Internacional vai debater Governança Corporativa, Cooperativa e Territorial - Unijuí

Estão abertas as inscrições para o II Simpósio Internacional de Governança Corporativa, Cooperativa e Territorial. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto na página do evento, no Portal da Unijuí.

O evento acontecerá de 22 a 23 de agosto, no Centro de Eventos da Unijuí, com a finalidade de desenvolver atividades voltadas à investigação e análise de experiências de governança corporativa, cooperativa e territorial em ambiente científico multi-institucional de âmbito internacional.

O objetivo é divulgar e debater estudos, pesquisas e experiências de governança realizados em âmbito nacional e internacional, de forma articulada com o Sistema OCB, o Instituto Brasileiro de Governança Cooperativa - IBGC e Órgãos de Fomento da Pesquisa e da Extensão Universitária.

A programação completa do evento está disponível no Portal da Unijuí. O II Simpósio Internacional de Governança Corporativa, Cooperativa e Territorial é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí.

Confira a Programação

PRIMEIRO DIA – 22/08/2018

TARDE

14h:30min - ABERTURA – Reitoria da UNIJUI- Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul;

- Dr. Dilson Trennepohl – Coordenador do Programa Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da UNIJUI

- Dr. Vergílio Frederico Perius, Presidente da Organização das Cooperativas do Estado do RS- OCERGS e Presidente do SESCOOP/RS

- Lançamento do livro “Governança Corporativa, Cooperativa e Territorial”, editado pelo SISTEMA OCERGS/SESCOOP/RS, que relata os trabalhos desenvolvidos durante a Iª edição do Simpósio realizada em maio de 2017

- Representantes das Instituições Parceiras Especiais

15h:00 - Iº - PAINEL – “Cenários e Perspectivas Futuras do Cooperativismo”

a) Coordenador e Painelista: Prof. Adelar Francisco Baggio - Resumo do Iº Simpósio e expectativas dos resultados desta Edição

b) Governança Cooperativa: Avanços e Desafios Futuros– Prof. Dr. Décio Zylbersztajn da USP/SP

17h:30min – INTERVALO COM COFFEE BREAK

18h:00 - IIº - PAINEL – Coopetição e Desafios das Organizações Relacionados com a Governança Cooperativa

a) Coordenador e Painelista: Prof. Dr. Martinho Luis Kelm – As cooperativas no desenvolvimento: um desafio de governança

b) Governança Cooperativa: Os problemas dos direitos de propriedades difusos em cooperativas agropecuárias – Doutorando da UFRGS Dieisson Pivoto

c) A coopetição como Estratégia de Fortalecimento das Capacidades Dinâmicas em Cooperativas e Associações – Dr. Wlademir Leite Correia Filho – Professor da Universidade do Estado do Amazonas.

SEGUNDO DIA – 23/08/2018

MANHÃ

08h:15min - IIIº - Painel – Panorama da Governança Cooperativa e Análise Econômica e Social em Cooperativas

a) Coordenador e Painelista: Prof. Dr. Jorge Oneide Sausen – Dimensão Social, Ação Econômica e Competitividade um equilíbrio necessário

b) Análise do Desempenho Econômico e Social em Cooperativas - Prof. Dr. Vilmar Rodrigues Moreira/ PUCPR

c) Panorama da Governança Cooperativa e Mecanismos do Sistema OCB/SESCOOP voltados para o seu desenvolvimento – Msc. Giulianna Fardini – Analista de Monitoramento da Governança Cooperativa do SISTEMA OCB (CNCOOP – OCB – SESCOOP)

10h:00min – INTERVALO COM COFFEE BREAK

10h:30min – IVº - Painel – Governança em Organizações da Área da Saúde

a) Coordenação: e Painelista: Profª. Dra. Lurdes Marlene Seide Froemming

b) Penetração do Capital Estrangeiro na Área da Saúde do Brasil e Governança em Cooperativas do Ramo Cooperativista da Saúde –Professora e Msc. Ana Regina Cruz Vlainich – Médica, Mestrado em Ciências da Saúde pela USP/SP. Conselheira de Administração Certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC e Membro das Comissões de Governança Corporativa em Saúde e Governança em Cooperativas do IBGC.

11h:30min – ALMOÇO

TARDE

13h:00min - Vº Painel – Experiência Internacional de Governança da Cooperativa Agrícola y Lechera de La UNIÓN – COLUN do Chile e Lições da Experiência de Governança do SICREDI/RS a) Coordenador e Painelista: Prof. Dr. Daniel Knebel Baggio – Sistema de Governança no Ramo do Crédito: a relação normativa versus competitiva

b) Cooperativa COLÚN da Cidade LA UNIÓN do Sul do Chile – Participação da Diretoria da Cooperativa através do Dirigente Dr. Dieter Uslar, com tradução simultânea.

16h:30min - ENCERRAMENTO

Para mais informações, entrar em contato o professor Adelar Francisco Baggio, pelo telefone 55-99963-1126 e e-mail: baggio@unijui.edu.br.