Unijuí e Faculdade Única de Ipatinga vão ofertar Mestrado em Desenvolvimento Regional - Unijuí

Unijuí e Faculdade Única de Ipatinga vão ofertar Mestrado em Desenvolvimento Regional

O PPGDR/UNIJUÍ vai ofertar uma turma de Mestrado em Desenvolvimento Regional em cooperação com a Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP), na cidade de Ipatinga, em Minas Gerais.

             

As negociações iniciaram no final de fevereiro de 2020, quando o coordenador do PPGDR recebeu a manifestação de interesse em parceria por meio da oferta de turma de mestrado interinstitucional (Minter) encaminhada pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP). Após negociações foi elaborada uma proposta e encaminhada ao CONSU, tendo sido aprovada em 14 de maio deste ano (Res. CONSU 03/2020). O Termo de Convênio de Cooperação entre a Unijuí e a Funip foi firmado em 13 de julho. Já o Projeto de Cooperação entre a Unijuí e a Funip foi homologado pela CAPES em 18 de agosto. 

Vão ser ofertadas 30 vagas e o processo seletivo será na última semana do mês de novembro de 2020. As aulas iniciam em dezembro de 2020 e se estendem até novembro de 2022 com a defesa das dissertações dos alunos. Todos os professores permanentes e colaboradores do PPGDR vão atuar na oferta desta turma. De acordo com as normas da CAPES, projetos de cooperação interinstitucional são executados por uma coordenação composta de um coordenador indicado pela instituição promotora (no caso a UNIJUÍ) e uma instituição receptora (a FUNIP). 

A instituição receptora, a Faculdade Única de Ipatinga, possui 22 anos de atuação, atualmente com mais de 30 cursos de graduação ofertados em diversas áreas do conhecimento. A FUNIP manifestou o interesse tendo em vista a necessidade de qualificação de seu corpo docente, composto por um grupo ainda significativo de professores apenas com Especialização (em torno de 60%).

A professora Dra. Nathane Silva Resende, indicada como coordenadora do curso pela FUNIP, é responsável também pelo Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Instituição parceira, setor responsável pelo desenvolvimento científico de discentes e docentes. De acordo com ela, a FUNIP está investindo em projetos de iniciação científica e incentivando a publicação de  trabalhos em congressos e revistas científicas. Reforça ainda que a Faculdade está em processo de transformação em Centro Universitário, cujo processo está em análise nos órgãos do MEC,  faz com que investimentos em pesquisa, bem como a qualificação dos professores do corpo docente sejam tratados como prioridades. 

O professor Doutor Sérgio Luís Allebrandt, indicado como coordenador do Curso pela Unijuí, também Coordenador do PPGDR, lembra que a concretização deste convênio de cooperação interinstitucional é o reconhecimento da qualidade do Programa na formação de docentes, pesquisadores e profissionais que atuam como agentes do desenvolvimento regional em diferentes áreas do conhecimento e em diferentes regiões do país. “O PPGDR possui uma longa trajetória na formação de mestres, com a defesa de 382 Dissertações até 2020. Também em 2020, com a conclusão da primeira turma do Doutorado, iniciado em 2016, será defendida a décima Teses de Doutorado no próximo dia 11 de setembro. Além disso, de acordo com o professor, projetos de cooperação interinstitucional são importantes para o fortalecimento dos Grupos de Pesquisa do Programa e para a formação de redes de pesquisa interinstitucionais”, salienta.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.