Simpósio Latino-americano reúne mais de 500 estudantes e professores - Unijuí

Simpósio Latino-americano reúne mais de 500 estudantes e professores

Segunda edição do Simpósio Latino-americano de Estudos de Desenvolvimento Regional aconteceu na última semana, entre quarta e sexta-feira, no formato on-line.

Na última semana, entre os dias 4 e 6 de novembro, foi realizado o II Simpósio Latino-americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (SLAEDR) – um evento científico bianual, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí (PPGDR/Unijuí). Esta segunda edição envolveu mais de 500 docentes pesquisadores e estudantes de pós-graduação, considerando as diversas etapas de organização e realização do evento.

O simpósio foi inicialmente programado para acontecer de forma presencial, em julho deste ano, mas, em função da pandemia de covid-19, tivemos que reprogramá-lo para a última semana, no formato on-line. Esta adaptação aconteceu com grande parte dos eventos científicos em todos os países”, explicou o coordenador geral do evento, professor Sérgio Allebrandt.

Neste ano, o SLAEDR foi realizado de forma integrada com outros dois eventos itinerantes: o Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional (Sider), que está em sua 6ª edição; e o Seminário Internacional da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Sideteg), em sua 3ª edição.

Em torno do tema central - Inovação, Cooperação e Integração Regional para Desenvolver Territórios, foram organizadas oito sessões temáticas, contemplando abordagens teóricas e metodológicas sobre planejamento e desenvolvimento regional, governança e integração regional de territórios, dinâmicas demográficas, políticas públicas, gestão social e planejamento urbano, cooperativismo e economia colaborativa, inovação, organizações, dinâmicas de mercado, educação para o desenvolvimento regional e diálogos de saberes para sociedades sustentáveis. “Estes temas se justificam pela grande interdisciplinaridade dos programas de pós-graduação em desenvolvimento regional com outros programas das áreas de gestão e planejamento urbano e regional”, explicou Allebrandt.

Por ser um evento de caráter internacional, a Comissão Organizadora foi integrada por três professores estrangeiros - representando o Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck, Áustria; a Universidade Andina Simón Bolívar, do Equador; e a Escola Politécnica Nacional do Equador; além de 14 professores brasileiros – cinco do Rio Grande do Sul, sendo que quatro foram da Unijuí e um da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A Comissão Científica, responsável pela avaliação no sistema duplo-cego dos trabalhos submetidos, foi composta por 160 pesquisadores doutores, sendo 24 estrangeiros de oito países e 136 pesquisadores de 17 estados brasileiros. A Comissão aprovou 150 trabalhos completos, submetidos por 442 autores e coautores, e apresentados nas 27 salas virtuais organizadas em torno das oito sessões temáticas.

A realização das conferências, mesas redondas e sessões de comunicação de trabalhos contou com o envolvimento de mais de 350 integrantes da comunidade acadêmica de instituições brasileiras e estrangeiras.

Pode-se avaliar que o evento, mesmo neste formato, foi de alta qualidade em relação às temáticas abordadas e aos conteúdos das conferências e mesas redondas, com importantes contribuições para a área do conhecimento. Certamente, a desvantagem deste formato é a inexistência dos espaços livres na agenda para eventos presenciais, em que os participantes conseguem fortalecer laços de amizade e de cooperação em redes de pesquisa e interinstitucionais”, observou o professor Sérgio Allebrandt. “Mesmo assim, esta integração se potencializa, especialmente entre os programas organizadores e as instituições dos palestrantes e conferencistas, com possibilidades de novos convênios interinstitucionais e o fortalecimento das redes e convênios já existentes.”

De acordo com o professor, a próxima edição do Simpósio Latino-americano está programada para 2022, ano em que o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí completa 20 anos de existência. Já o Sider, como é um evento itinerante, será provavelmente realizado no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento da UFRGS, Campus Litoral Norte de Tramandaí, em 2022. As edições anteriores aconteceram no Paraná, em Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul. Da mesma forma o Sideteg, cujas edições anteriores aconteceram em Toledo - Paraná, e em Santiago de Compostela, na Espanha.