Projetos abordam o controle social durante a pandemia de covid-19

O Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania (GPDeC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, está realizando uma pesquisa denominada “Gestão Social e Cidadania: o controle social do desenvolvimento regional no Rio Grande do Sul - 2018/2023”, que tem por objetivo mapear ações de controle social à luz da gestão social no Estado.

Em 2020, no âmbito deste projeto guarda-chuva, foram elaborados dois subprojetos com o objetivo de analisar aspectos inerentes ao controle social durante a pandemia de covid-19. O primeiro foi “Cidadania e controle social no território do Corede Noroeste Colonial durante a pandemia da covid-19: desafios e oportunidades”; e o segundo “Cidadania e controle social de territórios em tempos de pandemia nos municípios do Corede Noroeste Colonial: interfaces entre a sociedade civil e as administrações municipais”. O objetivo é analisar o processo de gestão do distanciamento social e as dinâmicas de gestão social e controle social durante a pandemia no âmbito de municípios do Corede Noroeste Colonial.

Os projetos vão ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que trata da cooperação nacional e internacional, transparência e conformidade institucional, governança e responsabilização institucional, governança global, transparência e segurança da informação, além dos desafios futuros para promover uma sociedade pacífica e inclusiva pelo acesso à justiça e instituição responsável.

Para fazer esta análise, os participantes do projeto estão aplicando um questionário para os 11 municípios do Corede Noroeste Colonial, com vistas a subsidiar os estudos que estão sendo realizados. O instrumento tem o objetivo de mapear a visão dos dirigentes e membros dos Comitês da Covid-19 sobre a sua atuação para o enfrentamento do coronavírus. Já foram realizadas sete entrevistas, na modalidade online, com os representantes dos comitês dos municípios de Augusto Pestana, Condor, Doutor Bozano, Jóia, Nova Ramada, Panambi e Pejuçara.

Estes subprojetos estão sendo conduzidos por bolsistas de Iniciação Científica com a orientação de doutorandos e mestrandos do PPGDR, sob a coordenação geral do professor e coordenador do programa, Sérgio Luís Allebrandt.

Os dados coletados nesta pesquisa serão analisados e, em conjunto com outros dados obtidos em diversas fontes, serão utilizados em relatórios de bolsistas, dissertações e/ou teses, podendo ser publicados na forma de artigos em eventos e/ou periódicos científicos ou em capítulos de livros, sendo que os resultados parciais já estão sendo utilizados para a elaboração de trabalhos científicos que serão submetidos à publicação no Salão do Conhecimento, que ocorrerá na modalidade virtual entre os dias 26 a 29 de outubro.


Compartilhe!