Coleta seletiva e desenvolvimento local são temas de tese de doutorado - Unijuí

Coleta seletiva e desenvolvimento local são temas de tese de doutorado

O acadêmico Diones Silveira Biagini qualificou sua tese de doutorado no dia 16 de julho, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí. O projeto intitulado “Coleta seletiva como movimento alternativo de desenvolvimento” foi apresentado de forma online. A banca foi integrada pelos professores doutores da Unijuí, Sandra Beatriz Vicenci Fernandes e Sérgio Luís Allebrandt, e pela professora doutora Maria Aparecida Santana Camargo, da Unicruz.

O doutorando conta que o tema está presente em sua vida desde 2013, quando estudava a temática da economia solidária no projeto Profissão Catador, em Cruz Alta, para o seu mestrado. “Por causa disso, fui coordenador do Meio Ambiente, em 2017, e criamos a coleta seletiva nos bairros, que é fomentada pelos catadores. Após sua criação, resolvi avaliar essa política pública na tese”, comenta.

Segundo Diones, o objetivo geral foi identificar o que limita e o que impulsiona a participação social na coleta seletiva em Cruz Alta. “A relação que as sociedades têm com os resíduos passa pela questão cultural. Por exemplo, as pessoas compram e querem descartar os resíduos o mais rápido possível, pois parte da sociedade ainda trata o reciclável como lixo.”

Além disso, a separação desses materiais gera renda para os catadores de materiais recicláveis, traz benefícios para o meio ambiente e ainda reduz custos para os municípios. “Apesar das vantagens, essa relação do sistema com o consumo interfere nesse processo espontaneamente. Enfim, são reflexões que estão surgindo e, por isso, a partir da qualificação no programa de doutorado, irei a campo pesquisar ainda mais”, explica o doutorando.

Para Diones, o Programa de Doutorado em Desenvolvimento Regional consegue trazer discussões e reflexões globais e locais. “No doutorado, consegui visualizar possibilidades mais abrangentes no contexto regional. Além disso, o curso tem na sua coordenação e na minha orientação, por exemplo, professores que vão além da teoria acadêmica”, afirma.

A Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional na Unijuí tem por objetivo a formação e o aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das ciências sociais aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil.

 Para mais informações sobre os cursos de Mestrado e Doutorado na Unijuí, acesse o link.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.